Autor Tópico: PORQUE TANTOS CURSOS?  (Lida 5383 vezes)

Sergio Ternopilski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
    • Nikos Produções
Online: 28 de Julho de 2019, 09:04:05
Trabalho em uma empresa de eventos na area de foto e video, e como sou iniciante estou atras de cursos. Ja vi todo tipo de curso que muitos fotógrafos famosos estão fazendo.
Agora pergunto-lhes, porque esses fotógrafos que sabem de tudo iriam passar todo seu nohaal, sua receita de trabalho para outras pessoas abrirem concorrencia para eles?
É o mesmo que a Coca-Cola dar sua receita pra todo mundo.
A Fotografia está tomando um rumo onde todas as pessoas serão profissionais? Onde não sera mais um mercado e sim um hobby caríssimo? Onde esses fotógrafos querem chegar?



https://prnt.sc/ol26kb


« Última modificação: 28 de Julho de 2019, 09:05:02 por Sergio Ternopilski »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2019, 09:20:13
Por que caixa alta no titulo inteiro?
Equivale a gritar, é desagradável e mal educado!



thinascimento

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Thi Nascimento
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2019, 10:58:37
Creio que o aumento exponencial de cursos nos últimos tempos se deve ao fato de que muitos desses profissionais renomados veem suas fontes de renda diminuirem cada vez mais.
É meio o que aconteceu a muitas bandas quando houve o declínio do CD e um avanço da pirataria mp3 pela internet: tiveram de colocar o pé na estrada e reativar turnês, para garantir um retorno financeiro razoável do trabalho.
Claro, um Sebastião Salgado não parece ter problemas financeiros. Mas a renomada Agência Magnum, por exemplo, vê seus projetos tomarem um pau de fotos de celulares (como no caso da cobertura sobre crise migratória, todos os fotógrafos dos caras estavam "na rua" mas a foto que impactou é a da criança morta de costas na praia, uma foto de celular). Daí a abertura de cursos por cem dólares.
Tudo isso foi um diagnóstico que chegamos num (veja só!) curso para debater fotojornalismo com a Dorrit Harazim aqui em São Paulo no ano passado.
Mas acompanharei o que os colegas aqui acham!

Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk

Nikon D3400 - Nikkor 35mm 1.8g DX; Nikkor 55-200mm 4-5.6 DX; Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 DX; Flash Godox TT685n

thinascimento.com.br


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2019, 21:35:17
Vou dar meus dois centavos, baseado na experiência que tenho: casamentos e eventos.

Hoje, basicamente, as pessoas não querem pagar para aprender. Elas querem milagres para vender e ganhar dinheiro, é basicamente isso.

Humberto Yoji e eu tínhamos um projeto muito bacana de flash, num WS onde o Teté ensinava a usar flash rebatido e moto TTL, e eu ensinava a usar flash direto, em modo manual, fora da câmera. Era um puta de um projeto, aliava teoria e muita prática, e o pessoal que fez, gostou.

Porém, o povo não quer pagar para aprender a fotografar legal, e DEPOIS vender suas fotos. Eu cansei de ouvir: "Ainn, abre um canal no YouTube, posta seu ws lá, com dicas, blablabla..." A idéia é boa, mas para mim, não pareceu compensar....

Agora, se eu  fizesse um curso "SEJA O FOTÓGRAFO MAIS COTADO DA SUA CIDADE, ENCHA SUA AGENDA!" aí, estaria rico vendendo curso.

Sei lá, parece esse negócio de coach financeiro. De repente, todos contadores e recém formados em ADM viraram coach financeiros, e da mesma forma, os fotógrafos renomados, vieram com essa de "Aprenda a encher sua agenda, nessa aula online e 100% gratuita."
Aí a aula 100% gratuita tem 40% de história de vida, 50% de propaganda de um curso que vai REVOLUCIONAR sua forma de VENDER fotografia (veja, apenas tocando no assunto dinheiro) e 10% de informação util e relevante. Vejam, que não digo que o cara tem que ensinar tudo que sabe de graça. Nem os WS que Humberto e eu fizemos eram gratuitos. Mas eu acho uma enrolação o cara dizer que  vai encher a agenda do outro em trinta dias. E acho inocência acreditar nisso.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2019, 22:21:02
Já fiz 3 workshops de fotografia como instrutor e participei de outros. Bem o que acontece é que cursos sempre foram necessários. Cursos abreviam muito do conhecimento.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2019, 10:03:19
Já fiz 3 workshops de fotografia como instrutor e participei de outros. Bem o que acontece é que cursos sempre foram necessários. Cursos abreviam muito do conhecimento.

Concordo com você que cursos, palestras e WS são sim necessários.

Mas o mercado está sendo invadido por uma onda de cursos apenas "VENDA MAIS", daqueles que o cara conta a história dele, as agruras vividas, etc. Aí sempre vem o "vocÊ também consegue!"

E o povo, como bom trouxa, cai!



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2019, 17:14:06
Concordo com você que cursos, palestras e WS são sim necessários.

Mas o mercado está sendo invadido por uma onda de cursos apenas "VENDA MAIS", daqueles que o cara conta a história dele, as agruras vividas, etc. Aí sempre vem o "vocÊ também consegue!"

E o povo, como bom trouxa, cai!

É que oferecer um curso online é um modelo de negócio escalável e tem potencial de dar muito dinheiro.
Já fotografar depende de vc estar lá presencialmente, trabalhando horas a fio. Por mais que a pessoa faça 3 casamentos por dia e viva sem dormir nem comer nem ir no banheiro, chega um momento que a coisa se limita, enquanto num curso online vc grava umas horinhas lá falando algumas baboseiras e automaticamente pode vender milhares de vezes em pouco minutos, sem precisar de esforço adicional...

 :no: :aua:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2019, 17:41:30
Cursos online são uma das coisas mais rentáveis hoje em dia, imagina só, você é uma das poucas pessoas que tem um determinado conhecimento e você percebe que existem muitas pessoas atras desse conhecimento. você pode abrir um curso presencial e alcançar as pessoas do seu bairro ou da sua cidade, mas quando você faz um curso online, para um pais tão grande como o Brasil, você consegue um publico muito grande e isso gera muito dinheiro. Por isso os Irmãos Vanassi hoje em dia são tão conhecidos, eles vendem a um bom tempo os cursos deles que falam mais do que como você deve fotografar. Claro que a maioria desses cursos nem sempre vai ser pra você, algumas técnicas provavelmente não vão funcionar com você, mas outras vão.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2019, 18:33:07
É que oferecer um curso online é um modelo de negócio escalável e tem potencial de dar muito dinheiro.
Já fotografar depende de vc estar lá presencialmente, trabalhando horas a fio. Por mais que a pessoa faça 3 casamentos por dia e viva sem dormir nem comer nem ir no banheiro, chega um momento que a coisa se limita, enquanto num curso online vc grava umas horinhas lá falando algumas baboseiras e automaticamente pode vender milhares de vezes em pouco minutos, sem precisar de esforço adicional...

 :no: :aua:

Rapaz... eu acho que não é bem assim não.
Pra vender um curso  online, o marketing que é preciso fazer é assombroso, eu montei um curso de edição e coloquei na Hotmart, ai comecei a estudar as formas de vender, juro... desisti, se você não tiver tempo, precisa ter uma equipe cuidando, as empresas como a Hotmart, Eduzz, etc, tem até seminários e academias que ensinam você não só a fazer a venda, mas também a produzir de uma forma que convença, não adianta ser técnico, tem que encantar, prometer, e deixar maravilhado!
Para vender você tem que mostrar que é uma autoridade no assunto, se fazer conhecer, se projetar, é isso precisa tempo e dedicação, quem tem um fluxo de trabalho com ensaios e eventos não consegue sozinho, precisa de uma equipe.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2019, 20:34:58
Rapaz... eu acho que não é bem assim não.
Pra vender um curso  online, o marketing que é preciso fazer é assombroso, eu montei um curso de edição e coloquei na Hotmart, ai comecei a estudar as formas de vender, juro... desisti, se você não tiver tempo, precisa ter uma equipe cuidando, as empresas como a Hotmart, Eduzz, etc, tem até seminários e academias que ensinam você não só a fazer a venda, mas também a produzir de uma forma que convença, não adianta ser técnico, tem que encantar, prometer, e deixar maravilhado!
Para vender você tem que mostrar que é uma autoridade no assunto, se fazer conhecer, se projetar, é isso precisa tempo e dedicação, quem tem um fluxo de trabalho com ensaios e eventos não consegue sozinho, precisa de uma equipe.

Alem da equipe, o ser autoridade e se projetar hoje em dia é oferecer dicas de graça por muito tempo pra só depois vender o curso.
Muito tempo e dedicação.

Acompanho um fotografo que tem nome, sempre tenta se lançar como o tutor da vez mas não tem folego para prosseguir.
Chega a ser engraçado, de 06 em 06 meses ele bate o repente rsrsrs
Uma hora tentar ser o cara do stories, no outro tenta vingar o canal no youtube, até aqui no fórum ele já abriu tópico mas não deu seguimento.
Apelou para esse lado da auto ajuda, inventou um rotina diária de sucesso mas não soube como capitalizar a ideia e parece que deixou de lado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2019, 13:59:09
Eu trabalho com cursos exclusivamente, desde 2013. Nunca fui fotógrafo profissional, ou seja, nunca tive renda fotografando em qualquer modalidade. Da minha experiência em consultoria empresarial eu aprendi a dar aula e a vender serviços. Daí eu conseguir dar um volume de cursos relativamente alto - 2 ou 3 por mês.

O meu foco é 100% ensinar fotografia, e por isso não faz nenhum sentido não passar o que eu sei.

O que eu vejo hoje é um monte de fotógrafo que perdeu o mercado e partiu para oferecer cursos. Alguns são bons, a maioria não. Muitos não tem jeito pra isso (ensinar), e muitos escondem o jogo (isso dito por muitos alunos meus que já fizeram outros cursos).

A outra modalidade de curso, o "compre uma câmera e fique rico em uma semana" é charlatanismo puro. O mercado da fotografia está cada vez mais difícil. Mas por outro lado, a maioria das pessoas vê a fotografia de maneira romântica, não como negócio. E esses cursos pelo menos mostram isso.

Falando por mim, de 2013 a 2016 estive meio sozinho nesse negócio de workshops em campo. Fazia uma postagem na minha timeline do Facebook e fechava uma turma (sem impulsionar $$) De 2017 em diante comecei a ter uma concorrência errática, de gente que aparece, dá dois cursos e some. Mas de lá para cá tenho que gastar um bom $$ em impulsionamentos para fechar uma turma.

[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Sergio Ternopilski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
    • Nikos Produções
Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2019, 19:56:46
Por que caixa alta no titulo inteiro?
Equivale a gritar, é desagradável e mal educado!

Desculpa Roberto, não me dei conta, perdão.


Sergio Ternopilski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
    • Nikos Produções
Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2019, 20:03:08
Boa as respostas de todos.
Mas vocês acham que os Irmão Vanassi, o Robison Kunz, o Cezar Augusto estão sem trabalho ou não querem trabalhar em eventos?

E novamente pergunto-lhes: Porque eles dariam a fórmula secreta pra ganhar dinheiro com foto?
Ou: Eles estão realmente vendendo a fórmula secreta pra ganhar dinheiro com foto?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2019, 20:48:28
Boa as respostas de todos.
Mas vocês acham que os Irmão Vanassi, o Robison Kunz, o Cezar Augusto estão sem trabalho ou não querem trabalhar em eventos?
Olha, o cara que chega no topo não chega atoa, se o volume de trabalho cai (talvez pela crise do país), esse cara corre atras de outros meios, e faz funcionar, investe tempo e dinheiro, escolhe os colaboradores, arregaça as mangas e vai a luta. Talvez eles fazem seus cursos por uma queda nos eventos, ou talvez por não querer mais fazer eventos, mas o caso é que eles sempre arranjam outras formas de se destacar.

E novamente pergunto-lhes: Porque eles dariam a fórmula secreta pra ganhar dinheiro com foto?
Ou: Eles estão realmente vendendo a fórmula secreta pra ganhar dinheiro com foto?
Não existe formula mágica, eles ensinam o que funcionou para eles em um determinado tempo, e isso não quer dizer que funcione para todos.
Um exemplo, uma empresa da o mesmo treinamento a todos os seus vendedores, mas sempre tem os que se destacam, e os que "arranham" as metas, por que? Pelo mesmo motivo que alguns alunos desses cursos "deslancham" e outros dizem que perderam seu dinheiro.

Tem pessoas que são determinadas, e as vezes falta uma virgula na frase para que elas compreendam a lição, e quando isso acontece ... !!!


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2019, 23:04:43
Boa as respostas de todos.
Mas vocês acham que os Irmão Vanassi, o Robison Kunz, o Cezar Augusto estão sem trabalho ou não querem trabalhar em eventos?

E novamente pergunto-lhes: Porque eles dariam a fórmula secreta pra ganhar dinheiro com foto?
Ou: Eles estão realmente vendendo a fórmula secreta pra ganhar dinheiro com foto?

Coloco de outra forma: Tem gente que vai para o You Tube para ficar conhecido no seu ramo de trabalho, mas não tem como ficar conhecido escondendo o jogo. Ou você entrega algum conteúdo, ou faz videos divertidos. Eu estou lá para ficar conhecido e vender meus cursos e expedições, mesmo que nos vídeos eu entregue parte do conteúdo que eu ensino. Não tem jeito. É um dilema.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto