Autor Tópico: Profundidade de campo e movimento  (Lida 10259 vezes)

Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 28 de Julho de 2019, 23:06:14
Olá digníssimos!
É provável que a questão seja simples para a grande maioria de vcs mas entendam que sou apenas um iniciante nesta arte e realmente fiquei com muitas dúvidas sobre o tema! Vamos a ele; Fui fotografar meu sobrinho de 2 anos com uma 24-70 em abertura de 2,8, foram fotos externas com um dia nublado coloquei uma velocidade de 1/500 e compensei um pouco no ISO (800 a 1600)
Como vcs devem imaginar uma criança de 2 anos em externa movimenta-se sem parar! Eu coloquei no modo de foco continuo mas ainda assim percebi que perdi foco na grande maioria das fotos! Pergunto a vcs; Estes dois recursos podem ser conciliados?( grande aberturas e foco continuo ) ou deveria ter utilizado menores aberturas a fim de aumentar a profundidade de campo e destarte obter mais nitidez? Isso pensando na situação do movimento do assunto? Muito obrigado desde já!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2019, 23:46:22
Amigo, foco continuo funciona perfeitamente com F2.8

Seria interessante postar algumas dessas fotos para podermos te ajudar.




pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2019, 09:31:53
Dependendo da câmera o funcionamento do foco contínuo pode ser configurado e talvez o seu possa estar configurado  de uma forma ou outra.
Uma das configurações é, prioridade de disparo, a camera dispara mesmo ainda não tendo encontrado o foco correto, aí acontece pequenos erros de foco, mas nada absurdo. A outra a torna mais "lenta" em disparos contínuos, pois a câmera espera o foco contínuo "entrar" pra depois disparar.

Outra coisa que prefiro usar no foco contínuo e acabou indo pro foco normal é usar o botão traseiro, se sua camera possuir. O foco continuo exige um pouquinho de técnica e treino, nem sempre é apontar e sentar o dedo, é mas não é, depende da situação.
Ou talvez vc esteja vendo as fotos em crop 100% ai não tá cravado meeeeesmo haha
Esclareça o modelo de câmera que poderemos te ajudar melhor. Se puder posta uma foto tbm :ok:
« Última modificação: 29 de Julho de 2019, 09:34:26 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2019, 11:05:30
Amigo, foco continuo funciona perfeitamente com F2.8

Seria interessante postar algumas dessas fotos para podermos te ajudar.

Ola Eduardo, tentei colocar a foto clicando no icone inserir imagem acima e por algum motivo nao abre a opcao :/


Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2019, 11:06:35
Qual camera?

Bom dia Lucas,

Nikon d7200

abs


Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2019, 11:17:19
Dependendo da câmera o funcionamento do foco contínuo pode ser configurado e talvez o seu possa estar configurado  de uma forma ou outra.
Uma das configurações é, prioridade de disparo, a camera dispara mesmo ainda não tendo encontrado o foco correto, aí acontece pequenos erros de foco, mas nada absurdo. A outra a torna mais "lenta" em disparos contínuos, pois a câmera espera o foco contínuo "entrar" pra depois disparar.

Outra coisa que prefiro usar no foco contínuo e acabou indo pro foco normal é usar o botão traseiro, se sua camera possuir. O foco continuo exige um pouquinho de técnica e treino, nem sempre é apontar e sentar o dedo, é mas não é, depende da situação.
Ou talvez vc esteja vendo as fotos em crop 100% ai não tá cravado meeeeesmo haha
Esclareça o modelo de câmera que poderemos te ajudar melhor. Se puder posta uma foto tbm :ok:

Bom dia Pablo,

sobre o primeiro ponto Ok , me cerfitifquei de estar com pioridade de foco no disparo, so completo depois de ouvir o grilo cantar.
Agora sobre os outros dois pontos que vc mencionou nao faco ideia e fiquei curioso, vc consegue me falar um pouco mais sobre o botao traseiro e a questao do crop mencionada? Estou com uma Nikon d7200 no formato maximo do crop que neste caso e de 24x16.
Sobre postar a foto por algum motivo nao consegui, quando seleciono a opcao na barra acima nao me aparece opcao.Vou contnuar tentando aqui. Obrigado por enquanto
abs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2019, 15:23:11
Vamos terntar te ajudar apesar de usar CAnon não é muito diferente eu acho.
1) Sobre o primeiro ponto Ok , me cerfitifquei de estar com pioridade de foco no disparo, so completo depois de ouvir o grilo cantar.

Mas o foco contínuo não deveria "apitar" pois ele não crava o foco, ele ta sempre pronto pra refazer enquanto o botão de foco estiver pressionado.


2) Agora sobre os outros dois pontos que vc mencionou nao faco ideia e fiquei curioso, vc consegue me falar um pouco mais sobre o botao traseiro e a questao do crop mencionada? Estou com uma Nikon d7200 no formato maximo do crop que neste caso e de 24x16.
Não me refiro ao crop na câmera e sim olhar depois, no LR ou PS a foto com o zoom em 100%, ai aparecem vários defeitos, pode ser a câmera mais pica das galaxias, sempre vai achar um problema na foto hehe...
O botão de foco traseiro vc praticamente desabilita o obturados d função de foco, ele só dispara, o foco é feito pelo AF-On ali atras (no seu caso AE-L AF-L), pra foco contínuo prefiro ele, pois posso ficar "focando" sem precisar ficar segurando o obturador que é mais sensível, e quando vc solta pra fazer outra foto ele não para o foco. Se eu encontrar um vídeo que vi posto aqui pra vc ver como funciona e configura.

Eu acabei não encontrando o vídeo, mas veja no manual da sua camera como configurar esse botão para fazer o foco ali.
Veja esse vídeo em 3 minutos ele mostra como configurar.
https://www.youtube.com/watch?v=JxUqaT1LGfg


3) Sobre postar a foto por algum motivo nao consegui, quando seleciono a opcao na barra acima nao me aparece opcao.Vou contnuar tentando aqui. Obrigado por enquanto
abs
Vc não consegue postar fotos aqui diretamente, vc precisa "hospedar" a foto no flickr por exemplo e de lá copiar o link de compartilhamento e colar aqui...ai ela aparece.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2019, 21:16:11
Vamos terntar te ajudar apesar de usar CAnon não é muito diferente eu acho.Mas o foco contínuo não deveria "apitar" pois ele não crava o foco, ele ta sempre pronto pra refazer enquanto o botão de foco estiver pressionado.
Não me refiro ao crop na câmera e sim olhar depois, no LR ou PS a foto com o zoom em 100%, ai aparecem vários defeitos, pode ser a câmera mais pica das galaxias, sempre vai achar um problema na foto hehe...
O botão de foco traseiro vc praticamente desabilita o obturados d função de foco, ele só dispara, o foco é feito pelo AF-On ali atras (no seu caso AE-L AF-L), pra foco contínuo prefiro ele, pois posso ficar "focando" sem precisar ficar segurando o obturador que é mais sensível, e quando vc solta pra fazer outra foto ele não para o foco. Se eu encontrar um vídeo que vi posto aqui pra vc ver como funciona e configura.

Eu acabei não encontrando o vídeo, mas veja no manual da sua camera como configurar esse botão para fazer o foco ali.
Veja esse vídeo em 3 minutos ele mostra como configurar.
https://www.youtube.com/watch?v=JxUqaT1LGfg
Vc não consegue postar fotos aqui diretamente, vc precisa "hospedar" a foto no flickr por exemplo e de lá copiar o link de compartilhamento e colar aqui...ai ela aparece.

Great man! Muito obrigado por todas as dicas Pablo, vou me aprofundar no tema! Grato pelo vídeo e orientação sobre a postagem das fotos!
Forte abss


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2019, 11:20:11
Bom dia Lucas,

Nikon d7200

abs

Não sei o sistema de foco da D7200 como é, mas tinha muitos problemas com o AF-C da D7100, coisa que não tenho com a D750


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2019, 12:38:40
Não sei o sistema de foco da D7200 como é, mas tinha muitos problemas com o AF-C da D7100,...

Nem se compara, o foco da D7100 é uma lixo, só não é pior do que a 50D da Canon. O sistema de foco da D7200 é excelente.


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2019, 13:38:46
Olá digníssimos!
É provável que a questão seja simples para a grande maioria de vcs mas entendam que sou apenas um iniciante nesta arte e realmente fiquei com muitas dúvidas sobre o tema! Vamos a ele; Fui fotografar meu sobrinho de 2 anos com uma 24-70 em abertura de 2,8, foram fotos externas com um dia nublado coloquei uma velocidade de 1/500 e compensei um pouco no ISO (800 a 1600)
Como vcs devem imaginar uma criança de 2 anos em externa movimenta-se sem parar! Eu coloquei no modo de foco continuo mas ainda assim percebi que perdi foco na grande maioria das fotos! Pergunto a vcs; Estes dois recursos podem ser conciliados?( grande aberturas e foco continuo ) ou deveria ter utilizado menores aberturas a fim de aumentar a profundidade de campo e destarte obter mais nitidez? Isso pensando na situação do movimento do assunto? Muito obrigado desde já!

Não sei como funciona a divisão dos pontos de foco na Nikon e nem nesse modelo...

Você usou ponto único de foco ou utilizou algum agregado de pontos de foco?

Você estava muito próximo ao assunto ao ponto de diminuir bastante a profundidade de campo?


Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2019, 14:03:57
Não sei como funciona a divisão dos pontos de foco na Nikon e nem nesse modelo...

Você usou ponto único de foco ou utilizou algum agregado de pontos de foco?

Você estava muito próximo ao assunto ao ponto de diminuir bastante a profundidade de campo?
Olá Amigo!
Então, primeiro configurei para os 51 pontos de focos disponíveis, aí não ouvia o barulho do foco ( que segundo o Pablo, no AF-C eu não deveria ouvir mesmo) mas fiquei grilado e coloquei no ponto de foco central! Enlouquecedor tAnta coisa rsrs


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2019, 14:17:28
Olá Amigo!
Então, primeiro configurei para os 51 pontos de focos disponíveis, aí não ouvia o barulho do foco ( que segundo o Pablo, no AF-C eu não deveria ouvir mesmo) mas fiquei grilado e coloquei no ponto de foco central! Enlouquecedor tAnta coisa rsrs

Realmente jamais dará o "bip" porque a câmera neste modo não crava o foco, pois ela fica sempre focando.

O ideal não é usar os 51 pontos de foco, uma vez que a câmera irá escolher onde focar. Isso pode te causar problemas caso a câmera foque em outros assuntos em volta da imagem.

Não tem outra opção pela qual a câmera separa um setor dos pontos de foco?? Por exemplo, os dez pontos de foco centrais ou os 12 laterais etc

Quem tem nikon pode te ajudar melhor do que isso. Geralmente não é muito recomendado usar o foco continuo com somente o ponto central...

Claro que isso depende muito da câmera, da foto e da habilidade do fotografo.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2019, 14:39:14
Respondendo só pra acompanhar.