Autor Tópico: Profundidade de campo e movimento  (Lida 10255 vezes)

Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2019, 21:30:57
Realmente jamais dará o "bip" porque a câmera neste modo não crava o foco, pois ela fica sempre focando.

O ideal não é usar os 51 pontos de foco, uma vez que a câmera irá escolher onde focar. Isso pode te causar problemas caso a câmera foque em outros assuntos em volta da imagem.

Não tem outra opção pela qual a câmera separa um setor dos pontos de foco?? Por exemplo, os dez pontos de foco centrais ou os 12 laterais etc

Até agora não encontrei amigo! Mas vou continuar tentando! Valew pelas dicas! Abs

Quem tem nikon pode te ajudar melhor do que isso. Geralmente não é muito recomendado usar o foco continuo com somente o ponto central...

Claro que isso depende muito da câmera, da foto e da habilidade do fotografo.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2019, 10:05:11
Olá Amigo!
Então, primeiro configurei para os 51 pontos de focos disponíveis, aí não ouvia o barulho do foco ( que segundo o Pablo, no AF-C eu não deveria ouvir mesmo) mas fiquei grilado e coloquei no ponto de foco central! Enlouquecedor tAnta coisa rsrs

O ponto de foco único, embora seja muito preciso, é difícil de manter continuamente sobre o motivo (no caso a criança), que se movimenta aleatoriamente. O mesmo ocorre em fotografia de esportes.

Há um modo (AF Modo área) em que você coloca um ponto único com mais mais 8 pontos ao redor para minimizar os erros (que vão continuar a acontecer ainda). Há como escolher entre 9 pontos ou 21 pontos.

Pra quebrar seu galho:
Veja o lcd principal da câmera e aperte o botão "info". Vão surgir informações da câmera.
Depois prima e segure o botão de mudar o AF na frente da câmera (abaixo do botão de retirar a lente).
Vão aparecer opções no lcd.
Aí, usando o comando rotativo principal atrás da câmera ou o secundário (na frente) você pode escolher entre os diversos tipos de AF.

Tente e se aparecer dúvida, retorne.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2019, 10:14:24
Em relação à profundidade de campo, é bom sempre fazer algumas fotos em aberturas menores para garantir boas imagens.
Não sei qual é a marca de sua 24-70, mas algumas não Nikon dão problemas de dificuldade de focar, principalmente as da Sigma. Há vários relatos aqui no Fórum.
Há também a intimidade entre o usuário e a câmera. Quando nova, ainda não estamos habituados a usá-la adequadamente, coisa que vai melhorando com o tempo e o conhecimento completo do equipamento.

Continue fotografando e observando atentamente o que funciona bem, como funcionou, em que condições, etc. E o que deu errado também. Isso vai formar a base de informação que o fotografo deve ter para identificar como usar o equipamento em cada caso.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2019, 20:38:00
O ponto de foco único, embora seja muito preciso, é difícil de manter continuamente sobre o motivo (no caso a criança), que se movimenta aleatoriamente. O mesmo ocorre em fotografia de esportes.

Há um modo (AF Modo área) em que você coloca um ponto único com mais mais 8 pontos ao redor para minimizar os erros (que vão continuar a acontecer ainda). Há como escolher entre 9 pontos ou 21 pontos.

Pra quebrar seu galho:
Veja o lcd principal da câmera e aperte o botão "info". Vão surgir informações da câmera.
Depois prima e segure o botão de mudar o AF na frente da câmera (abaixo do botão de retirar a lente).
Vão aparecer opções no lcd.
Aí, usando o comando rotativo principal atrás da câmera ou o secundário (na frente) você pode s diversos tipos de AF.

Tente e se aparecer dúvida, retorne.

Otimo @hribeiro, obrigado pelas dicas, o proximo final de semana sera de testes.
Abs


Kurt41

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2019, 20:40:55
Em relação à profundidade de campo, é bom sempre fazer algumas fotos em aberturas menores para garantir boas imagens.
Não sei qual é a marca de sua 24-70, mas algumas não Nikon dão problemas de dificuldade de focar, principalmente as da Sigma. Há vários relatos aqui no Fórum.
Há também a intimidade entre o usuário e a câmera. Quando nova, ainda não estamos habituados a usá-la adequadamente, coisa que vai melhorando com o tempo e o conhecimento completo do equipamento.

Continue fotografando e observando atentamente o que funciona bem, como funcionou, em que condições, etc. E o que deu errado também. Isso vai formar a base de informação que o fotografo deve ter para identificar como usar o equipamento em cada caso.

Eu acho que no meu caso eh intimidade entre usuario e camera mesmo @hribeiro, a lente eh a Nikkor prime :/

Muito grato pelas dicas

abs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2019, 15:55:57
Eu acho que no meu caso eh intimidade entre usuario e camera mesmo @hribeiro, a lente eh a Nikkor prime :/

Muito grato pelas dicas

abs

Além da 24-70mm você tem uma prime? Qual?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


tony burgos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2019, 20:52:08
Dependendo da câmera o funcionamento do foco contínuo pode ser configurado e talvez o seu possa estar configurado  de uma forma ou outra.