Autor Tópico: Nikon anuncia oficialmente a Nikkor Z 85mm F1.8 S!  (Lida 10839 vezes)

Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2019, 11:59:00
O que gosto na Fuji é a capacidade de escolha, mesmo assim, boa parte das lentes tem tamanho diminuto.

Existem câmeras para todos os gostos e bolsos, mantendo as mesmas lentes; Pra que complicar?

X-E3 e X-T30; pequenas.

Concordo contigo :ok:  Eu mesmo tenho duas X-T20 e já tive a X-E2 e a X-T1 (é a que aparece no meu "avatar")

As objetivas Fuji que tenho hoje são a 14mm; a 35mm (1.4), a 18-55mm e a 55-200mm. 

« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 11:59:45 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2019, 12:31:32
Problema disso tudo é "apenas" o custo!

Isto é inevitável! Acontece a mesma coisa na indústria aeronáutica sendo que lá, os operadores de aeronaves são obrigados a atualizar ou substituir equipamentos (aeronaves, motores e avionics) para cumprir com os novos requisitos regulamentares, tanto na área de segurança operacional quanto na área ambiental. E estas atualizações custam muito caro, especialmente para aeronaves antigas (o custo da atualização pode ultrapassar o valor de mercado da aeronave em alguns casos)...

Voltando à fotografia (e ao tópico, rsrs) é uma realidade com a qual teremos que aprender a conviver! Entretanto, como amador, não sou obrigado a atualizar meu equipamento, caso não queira - tenho esta liberdade! O problema é para quem fotografa por profissão, mas isto também ocorre em outras atividades, como citei acima :ok:
« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 12:32:53 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2019, 13:38:53
Se lentes afg fossem incompativeis eu entenderia.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2019, 18:59:42
Sempre que vejo essas novas lentes 50mm 85mm com preço alto, a primeira coisa que penso é como essas lentes se comparam com as Sigma art.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 05 de Agosto de 2019, 06:45:54
1.4 x 1.8 nao é muito.
Sem falar em t stop.

A otica esta mais elaborada.
A construcao é selada.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2019, 10:33:05
Não entendo o drama da lente ser 1.8, parece que algumas pessoas então associando 1.8 com lentes de baixo de custo.


"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2019, 13:13:53
Não entendo o drama da lente ser 1.8, parece que algumas pessoas então associando 1.8 com lentes de baixo de custo.

Acho que por muito tempo foi assim. Basta ver a diferença de preço 5 anos atrás entre o kit 35, 50 e 85mm f/1.8 e f/1.4. Meio ponto, o dobro do preço.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2019, 13:19:28
Acho que por muito tempo foi assim. Basta ver a diferença de preço 5 anos atrás entre o kit 35, 50 e 85mm f/1.8 e f/1.4. Meio ponto, o dobro do preço.
Essa lente é do Nível das 1.8 Zeiss, outro departamento.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 05 de Agosto de 2019, 14:40:06
Essa lente é do Nível das 1.8 Zeiss, outro departamento.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Sim, mas estou respondendo ao questionamento do Vange. Pessoas associam f/1.8 às versões mais baratas das f/1.4. Não que eu tenha nada contra as f/1.8, muito pelo contrário. E tenho certeza que esta nova lente vai ser excelente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2019, 15:37:44
Não sei... eu por ex, não acho 1.8 ruim.

Mas também não pago preço de picanha em hamburger. E isso não significa que se esteja desmerecendo hamburger. Significa que o preço está fora do seu valor real.

O que está aí é gente vendendo arroz+feijão com farofa por preço de caviar.

Isso não significa que o cara não goste de farofa. Significa apenas que cada coisa tem seu preço.

Se fosse 1.4 estaria justo o valor?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2019, 17:33:01
Olha, eu sei que tem gente que paga 200 conto, por pessoa, numa feijuca em SP, e curte  :ok:

Mas, nem todos são assim...

E sempre que alguém crítica pagar 200 conto, por pessoa, na feijuca, surge a frase: "Ah, porque você não gosta de feijuca ? Como você é metido !"

Na prática, quem é metido é quem paga 200 conto, por pessoa, na feijuca mas, a pessoa parte para apelação no argumento. Pois ninguém falou mal da feijuca, ninguém disse que não gosta de feijuca. A crítica foi ao valor cobrado.


Enfim, essa lente custa o dobro do que vale e a Nikon está com prejuízo recorde e segue culpando o planeta e as estrelas. Enfim, jamais asume que o problema não é o prato e nem o povo . O problema é que a feijuca não vale 200 conto, por pessoa.

Mas quem curte, insiste que vale.  :ok:

Enquanto isso, a Fuji e a Sony seguem sorrindo porque sabem entender o mundo...  :ok:

Pela sua resposta, entendo que sua opinião é que não vale. Mas seguindo a linha de raciocínio do Vange, não vale porque é f/1.8 ou não vale por outro motivo? Se outro motivo, qual?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2019, 17:33:58 por felipemendes »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Agosto de 2019, 09:26:26
Comparando a 50mm 1.8 Z com a Sigma 50mm 1.4 ART eu acho pagável essa lente Z. O preço esta próximo mas a nitidez da Z parece superior mesmo fechando a Sigma ART para F2,
https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=941&Camera=979&Sample=0&FLI=0&API=2&LensComp=1216&CameraComp=1212&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=0

O problema maior é usar em uma câmera que não tem bom foco.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 06 de Agosto de 2019, 10:48:04
Pela sua resposta, entendo que sua opinião é que não vale. Mas seguindo a linha de raciocínio do Vange, não vale porque é f/1.8 ou não vale por outro motivo? Se outro motivo, qual?

Só queria entender isso.
Parece ser uma lente com ótica impecável, selada e bem construída.
Eu só acho feia rsrsrs, as lentes dslr da nikon são mais bonitas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


PabloHoney

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #28 Online: 06 de Agosto de 2019, 23:24:18

Acho um golaço da nikon essa nova linha S 1.8
Construção impecável, robustez, muito melhor até que as 1.4 AF-s
Design dos elementos óticos muito superior às antigas
diafragma 9 lâminas
Gráficos MTF deixam as 1.8 antigas no chinelo
Fotos que tiro com a S 35 1.8 me comprovam isso na prática.... é outra coisa em comparação com a AFS, sem dúvida
O preço que pedem me parece justo, sim!



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 07 de Agosto de 2019, 12:21:39
Uma coisa que se observa é que, se essa lente saísse para o DSLR, ninguém daria bola.

Mesmo se tivesse saído pela metade desse preço (que é o preço da atual 85mm 1.8)

Eu não acho que gráficos de teste são a melhor maneira de se avaliar uma lente, mas isso é o que temos no momento.

A Z 50mm me pareceu bem melhor (de novo, falando somente em gráficos) que a F 50mm f/1.4 (assumindo que essa seja a melhor 50mm Nikon pra DSLR no momento). Acho que se esta lente tivesse vindo pra DSLR, talvez tivesse menos alarde, mas ainda assim, seria uma grande coisa.

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=636&Camera=614&Sample=0&FLI=0&API=1&LensComp=1216&CameraComp=1212&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=0

E, claro, a lente não custa pela configuração (f/1.8, 85mm), mas provavelmente pelo benefício que ela é capaz de trazer.