Autor Tópico: Olympus E-M5 MK III  (Lida 12243 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Julho de 2019, 13:42:14
Bem, abrindo um tópico para a câmera que deve ser o próximo lançamento da Olympus - e um dos mais cruciais para o futuro dela.

O que já existe de rumores até agora, compilados pelo 43rumors:

- Lançamento entre Setembro / Outubro;
- O mesmo sensor da E-M1 MK II, com 121 sensores PDAF cross-type (a E-M5 MK II trabalha somente com CDAF) - 60% de probabilidade;
- Novo processador (90% de probabilidade);
- Corpo ainda selado, mas mais leve e com utilização de plásticos ao invés de inteiramente de metal (60% de probabilidade);
- Mesma bateria (BLS-50) das linhas Pen e E-M10, ao invés da bateria maior (BL-N1) das E-M5 até agora (60% de probabilidade).

Tudo indica que uma tendência que se especulava vai se tornar realidade - as linhas E-M5 e E-M10 vai ser "fundidas".
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2019, 13:50:58
Essa é uma câmera que sempre fui simpático mas já manipulei na mão algumas vezes e é bem esquisito por conta do tamanho das coisas mas é muito bem construída.

Vamos ver o que a Olympus aprontará de bom.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2019, 14:39:45
Acho que essa linha da oly é a única que me faria pensar em deixar a Fuji, mas desanima saber da situação da marca e correr o risco que ficar com um elefante branco nas mãos


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2019, 15:12:50
a e-m5 mkII é foda.

não gostei dessa ideia de fundir com a linha e-m10, principalmente a troca da bateria. uso a pen-f e a e-m5 mkii e as baterias (bln1) duram bem mais do que a da e-m10 mkii, que eu tinha.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2019, 18:05:48
Eita nóis. Nem terminei de pensar se quero trocar a Pen F pela em5 II, e já vem a III... rsrs.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2019, 08:53:45
Essa "fusão" tem certa lógica pois realmente haviam certos conflitos. Quando eu tinha a E-M5 MK II fiquei puto quando saiu a E-M10 MK II - pois era quase a mesma câmera, sem weather sealing, high-res shot, a chave de modos 1-2 e alguns botões Fn (que eram muito mal posicionados na E-M5), por um preço muito menor. Era um custo benefício bem melhor, se você não precisasse desesperadamente de algumas das exclusividades da E-M5 MK II.

Isso resultou na E-M10 MK III, que foi severamente "podada" via firmware - um grande erro da Olympus, pois tenho ela agora e adoro, incrivelmente rápida, e disparadamente os melhores JPGs que já vi em câmeras m4/3, especialmente em skintones.

Isso dá certo ânimo para uma E-M5 MK III. Um TruePic engine novo seria a melhor notícia, pois significa novas linhas adiante, a princípio. Usar o sensor atual de 20mp é ok, até a Sony disponibilizar um novo (que chuto que já exista, e que deve ser usado na GH6 e na E-M1 MK III). Ter PDAF é um senhor avanço, ainda mais que os relatos do firmware 3.0 até agora são bem positivos (grande melhora pra foto e muita para vídeo, parece que funciona muito bem).

Corpo plástico sempre é um downgrade, mas...se for de boa qualidade, você pouco nota - é o caso da E-M10 MK III, você dificilmente nota. A bateria menor sim, é um erro.

Provavelmente estão fazendo isso para baixar o preço de produção e tentar manter margens. A E-M5 MK II custava 1099 dólares quando foi lançada, somente o corpo. Isso é caro demais para o mercado de hoje - imagino que devam lançar a MK III por 999 dólares.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2019, 08:56:13
Eita nóis. Nem terminei de pensar se quero trocar a Pen F pela em5 II, e já vem a III... rsrs.

Eu ficaria com a Pen-F. Fiquei por um triz de comprar uma, aliás.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2019, 11:45:51
Eita nóis. Nem terminei de pensar se quero trocar a Pen F pela em5 II, e já vem a III... rsrs.

ah, nao compensa trocar a Pen-F pela E-M5 II. Tirando a selagem, a Pen-F é mais câmera em tudo. Até mesmo a questão da ergonomia é facilmente resolvida com um grip.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2019, 22:55:49
ah, nao compensa trocar a Pen-F pela E-M5 II. Tirando a selagem, a Pen-F é mais câmera em tudo. Até mesmo a questão da ergonomia é facilmente resolvida com um grip.

Então, sabe que eu voltei a pensar na selagem exatamente depois de ter passado por uma situação em que esta seria bem útil... estive no Reino Unido em março, e UK, né... ali acho que devem rolar uns 320 dias de chuva por ano, rsrs. Fui num passeio bacaninha na Escócia, um friozinho bão que só, um céu até bonito... e aí de repente vinha uma nuvem e despejava chuva. Eu tinha que enfiar a câmera por dentro do casaco, e como eu tava com a 12-50 (grandinha), era um tormento acomodar aquela câmera e conseguir fechar o casaco. Aí vinha o sol, eu abria o casaco e libertava a câmera. Uma meia hora depois, mais uma nuvenzinha despejando uma chuvinha, e lá estava eu lutando pra acomodar a câmera por dentro do casaco de modo que pudesse fechá-lo. Isso aconteceu bem umas 4x. Aí senti muita, MUITA falta da selagem... a câmera ia ficar lá de boas na chuva. Tive coragem de pegar muita umidade com a Pen F, mas chuva, não tenho coragem não, rsrs.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2019, 22:56:31 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2019, 08:05:01
Então, sabe que eu voltei a pensar na selagem exatamente depois de ter passado por uma situação em que esta seria bem útil... estive no Reino Unido em março, e UK, né... ali acho que devem rolar uns 320 dias de chuva por ano, rsrs. Fui num passeio bacaninha na Escócia, um friozinho bão que só, um céu até bonito... e aí de repente vinha uma nuvem e despejava chuva. Eu tinha que enfiar a câmera por dentro do casaco, e como eu tava com a 12-50 (grandinha), era um tormento acomodar aquela câmera e conseguir fechar o casaco. Aí vinha o sol, eu abria o casaco e libertava a câmera. Uma meia hora depois, mais uma nuvenzinha despejando uma chuvinha, e lá estava eu lutando pra acomodar a câmera por dentro do casaco de modo que pudesse fechá-lo. Isso aconteceu bem umas 4x. Aí senti muita, MUITA falta da selagem... a câmera ia ficar lá de boas na chuva. Tive coragem de pegar muita umidade com a Pen F, mas chuva, não tenho coragem não, rsrs.

Tenho o mesmo dilema com minha Fuji, ando fazendo alguns passeios aventureiros que geralmente tem água e chuva envolvidos e já pensei se valeria a pena trocar minha câmera e todo meu set de lentes pelas versões WR. No caso da Fuji as versões WR são mais baratas ou iguais as lentes que tenho, então seria elas por elas, mas teria que pegar uma câmera maior para ter a selagem.

A solução que encontrei por enquanto foi meio caseira, fiz uma capinha WR para minha lente mais geral, a 18mm. Peguei um saco ziploc grande, fiz um furo na frente do tamanho de um filtro uv bom que possuo, usei um anel stepup por cima do filtro para prender o saco e ao redor do filtro (entre filtro e o anel) passei um pouco de cola quente para vedar.

Como a lente e a câmera são pequenas, cabem dentro do saquinho com folga. Essa capinha acaba não sendo a prova d’água para mergulhar, mas resiste muito bem a chuva. Testei varias vezes em diversas situações, as mais extremas foram nas cataratas de foz, que o respingo das quedas te deixa ensopado, e no petar, também nas cachoeiras (as cavernas tem uma umidade muito alta no ar, mas não liguei muito).

Dentro do saquinho acaba condensando um pouco da umidade, então o ideal é tentar tirar o máximo de ar possível antes de vedar. No geral achei bem eficiente e como o saquinho é mole e transparente dá pra controlar a câmera e ver a imagem sem muita dificuldade.

Talvez um dia eu pegue uma câmera selada, mas hoje não acho que valha o investimento se for considerar que perderei justamente um pouquinho da portabilidade que tenho e adoro!


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2019, 09:58:05
Então, sabe que eu voltei a pensar na selagem exatamente depois de ter passado por uma situação em que esta seria bem útil... estive no Reino Unido em março, e UK, né... ali acho que devem rolar uns 320 dias de chuva por ano, rsrs. Fui num passeio bacaninha na Escócia, um friozinho bão que só, um céu até bonito... e aí de repente vinha uma nuvem e despejava chuva. Eu tinha que enfiar a câmera por dentro do casaco, e como eu tava com a 12-50 (grandinha), era um tormento acomodar aquela câmera e conseguir fechar o casaco. Aí vinha o sol, eu abria o casaco e libertava a câmera. Uma meia hora depois, mais uma nuvenzinha despejando uma chuvinha, e lá estava eu lutando pra acomodar a câmera por dentro do casaco de modo que pudesse fechá-lo. Isso aconteceu bem umas 4x. Aí senti muita, MUITA falta da selagem... a câmera ia ficar lá de boas na chuva. Tive coragem de pegar muita umidade com a Pen F, mas chuva, não tenho coragem não, rsrs.

Então espera sair a E-M5 III, pela dois eu não trocaria - processador, sensor e estabilizador uma geração abaixo da PEN-F. Mas se tiver muito afim de uma E-M5 II, troco a minha pela sua PEN-F preta.  :D
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2019, 21:40:05
Então espera sair a E-M5 III, pela dois eu não trocaria - processador, sensor e estabilizador uma geração abaixo da PEN-F. Mas se tiver muito afim de uma E-M5 II, troco a minha pela sua PEN-F preta.  :D

Uai, quer ficar com duas pens?? rsrs


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2019, 22:29:12
Uai, quer ficar com duas pens?? rsrs

formariam um belo casal! hahaha
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot