Enquete

Qual câmera de entrada seria boa para fotojornalismo?

Nikon D3400
1 (20%)
Canon T3i
3 (60%)
Canon T6
1 (20%)

Votos Totais: 5

Autor Tópico: Qual câmera de entrada seria boa para fotojornalismo?  (Lida 4894 vezes)

Fernanda Peres Nicolini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 02 de Agosto de 2019, 03:04:43
Oi gente, pretendo comprar a minha primeira câmera agora e optei por uma usada. Visto isso encontrei três modelos que seriam acessíveis para mim no momento: Nikon D3400, Canon T3i e Canon T6. Me interesso por fotojornalismo e pretendo focar, dentro do possível, nessa linha. Qual dessas câmeras irá me atender melhor??


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2019, 05:09:01
Oi gente, pretendo comprar a minha primeira câmera agora e optei por uma usada. Visto isso encontrei três modelos que seriam acessíveis para mim no momento: Nikon D3400, Canon T3i e Canon T6. Me interesso por fotojornalismo e pretendo focar, dentro do possível, nessa linha. Qual dessas câmeras irá me atender melhor??

Qualquer uma delas te servirá. Optaria pela Canon apenas porque tem lentes mais baratas e boas. Se pegar uma 55-250 e uma 24MM 2.8 pra foto de rua terá um kit excelente. A T3i tem tela lcd rotativa e entrada para microfone.


thinascimento

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Thi Nascimento
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2019, 08:52:17
Olá! Tenho a D3400 desde 2017 como única câmera e gosto bastante dela! Faço foto de manifestações e do carnaval de São Paulo sempre com ela a tiracolo (sem bolsa) e me surpreendo como continua impecável depois de tanto confete, álcool, correria, garoa e afins, uso sem dó. Então, quanto a durabilidade para esse trampo de rua, super recomendo! Além disso, é extremamente leve para uma DSLR. Eu amo essa câmera!

Meu foco porém são fotos, não faço vídeos. Se você pretende fazer vídeos, penso que deva pegar uma opção com tela articulada e entrada para microfone externo, coisas que a D3400 não tem.

Nunca tive uma máquina Canon, então não posso avaliar as demais. Concordo com o parecer acima de que as lentes delas são mais baratas. Na Nikon D3400 ando com a 35mm f/1.8 DX que eu acho um máximo e creio ser a única lente "ótima" em questão de custo benefício da Nikon. As demais acho bem caras. Pense na(s) lente(s) que gostaria de ter no início e faça um orçamento para ver o que compensa pra você!

Boa sorte na sua escolha!   
Nikon D3400 - Nikkor 35mm 1.8g DX; Nikkor 55-200mm 4-5.6 DX; Nikkor 18-55mm 3.5-5.6 DX; Flash Godox TT685n

thinascimento.com.br


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:16:58
A T3i é ótima, a T6 também é legal, ainda mais porque tem wifi. Entre as duas acho que tanto faz, claro que como a T6 é mais nova, talvez seja mais vantagem. Mas ja usei a T3i e gostava muito. Hoje estou usando a T6i, adoro ela, mas quero partir para algo mais poderoso mais pra frente.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2019, 10:36:26
No caso das Rebels citadas, o que me preocuparia é o buffer delas, pois já fotografei com a T3i um tempo, pra ensaio em RAW 5 fotos consecutivas ela travava, com um cartão de 95mbps conseguia no máximo 7 fotos é uma limitação da camera não do cartão. Se fizer em JPG é tranquilo.

Uma 60D tem o mesmo sensor da T3i, tem um corpo mais robusto e melhor desempenho. Dependendo do valor que teria pra gastar vale a pena dar uma olhada também.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2019, 14:44:28
No caso das Rebels citadas, o que me preocuparia é o buffer delas, pois já fotografei com a T3i um tempo, pra ensaio em RAW 5 fotos consecutivas ela travava, com um cartão de 95mbps conseguia no máximo 7 fotos é uma limitação da camera não do cartão. Se fizer em JPG é tranquilo.

Uma 60D tem o mesmo sensor da T3i, tem um corpo mais robusto e melhor desempenho. Dependendo do valor que teria pra gastar vale a pena dar uma olhada também.

60D seria uma excelente escolha e pode-se encontrar usadas por um por valor no Mercadolivre. É uma T3i turbinada rsrs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2019, 14:46:51
Olá! Tenho a D3400 desde 2017 como única câmera e gosto bastante dela! Faço foto de manifestações e do carnaval de São Paulo sempre com ela a tiracolo (sem bolsa) e me surpreendo como continua impecável depois de tanto confete, álcool, correria, garoa e afins, uso sem dó. Então, quanto a durabilidade para esse trampo de rua, super recomendo! Além disso, é extremamente leve para uma DSLR. Eu amo essa câmera!

Meu foco porém são fotos, não faço vídeos. Se você pretende fazer vídeos, penso que deva pegar uma opção com tela articulada e entrada para microfone externo, coisas que a D3400 não tem.

Nunca tive uma máquina Canon, então não posso avaliar as demais. Concordo com o parecer acima de que as lentes delas são mais baratas. Na Nikon D3400 ando com a 35mm f/1.8 DX que eu acho um máximo e creio ser a única lente "ótima" em questão de custo benefício da Nikon. As demais acho bem caras. Pense na(s) lente(s) que gostaria de ter no início e faça um orçamento para ver o que compensa pra você!

Boa sorte na sua escolha!   

Cara está ai uma ótima alternativa, eu acho a 35MM 1.8 o melhor custo benefício da Nikon, eita lente top viu, nítida pra caramba já em abertura máxima, cores e bokeh muito bons. Quem tem uma Nikon APSC como a sua, essa é uma lente coringa pra fotos de rua e retratos. Uma pena que a Canon não tenha uma 35MM de baixo custo. Sou mais fã de 35MM no APSC do que 50MM , e não há opções baratas para tal, só a 24MM , mas essa não é muito interessante pra mim , apesar da qualidade gigantesca da 24MM da Canon .


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2019, 15:57:59
Oi amigo.

Nenhuma dessas são indicadas para fotojornalismo.

A câmera de entrada para esse seguimento seria uma 7d ou similar da nikon.

Se não tem como adquirir uma 7d, pode ir em qualquer câmera de enteada, pois as diferenças para fotojornalismo seriam irrisórios.

Se dinheiro for um fator limitante, então no meu caso, escolheria uma boa lente, rápida e precisa. Uma USM como a 17-55mm ou 24-105mm e pegaria qualquer corpo é quando houver dinheiro pegaria um corpo mais rápido.

Para fotojornalismo você precisa de velocidade e as lentes e câmeras são mais caras que as de entrada.

Isso não quero dizer que não dê pra fotografar, mas o equipamento pode te limitar.

Veja o seu orçamento e compre aos poucos. Como disse, começaria pela lente e qualquer corpo. Até uma 30d 50d t1i.. Qualquer um


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2019, 17:25:03
7D não é camera de entrada amigo...mesmo antiga passa longe. :D

Corpo de magnésio, selado, sistema de aufoco ainda melhor que muita camera atual, sem contar a velocidade. É um tanque tbm...

É APS-C mas é camera pra profissional de esporte e jornalismo/guerra.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2019, 20:22:21
7D não é camera de entrada amigo...mesmo antiga passa longe. :D

Corpo de magnésio, selado, sistema de aufoco ainda melhor que muita camera atual, sem contar a velocidade. É um tanque tbm...

É APS-C mas é camera pra profissional de esporte e jornalismo/guerra.

Concordo.

Quis dizer que seria a de entrada no ramo de fotojornalismo, pois existem as melhores. Mas a mais barata seria a 7d.

As dslr de entrada nenhuma é indicada pra velocidade. Porém se não tem como pegar uma 7d, da pra iniciar com Rebel ou xxD
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 20:23:21 por lindoerle »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2019, 20:42:24
Concordo.

Quis dizer que seria a de entrada no ramo de fotojornalismo, pois existem as melhores. Mas a mais barata seria a 7d.

As dslr de entrada nenhuma é indicada pra velocidade. Porém se não tem como pegar uma 7d, da pra iniciar com Rebel ou xxD

Faço fotos de corrida e esportes com T2 e T3i, são Rebels "de entrada" como dizem alguns, sempre tirei ótimas fotos e raramente erro por problemas de foco contínuo. Nunca tive problemas, existe muito mito em torno disso. A 7D é uma câmera "tanque" e boa, melhor que as Rebels? Claro que sim, isso é indiscutível. Mas dá pra trabalhar com as Rebels tranquilamente.