Autor Tópico: ESCOLHA A SUA NOVA CAM  (Lida 1560 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:56:31
Galera,
 
Muitas pessoas do forum tem câmeras digitais, mas querem trocar por equipamentos melhores e mais eficiêntes, porém ficam em dúvida em qual equipamento investir.
 
A minha proposta é avaliar as suas próprias fotografias para saber qual o melhor equipamento a ser investido.
 
Por exemplo eu estou atrás da minha primeira DSLR e estou perdendo bastante tempo nesta escolha, pois procuro a melhor CAM para altas sensibilidades (ISO800 & ISO1600), porém avaliando as minhas próprias fotografias e fazendo uma distribuição por sensibilidade, acabei notando que as minhas fotografias em ISO800 & ISO1600 representam apenas 17% de todas as fotos que tiro, ou seja, olhando pro meu próprio histórico, o desempenho em alta sensibilidade não é tão importante quanto eu pensava, permitindo quem sabe a compra de uma CAM de melhor latitude, cores, lente do kit, no lugar de baixo ruído.
 
Olhem a minha distribuição por sensibilidade
43% - ISO 100 SEM FLASH
30% - ISO 100 À ISO 400 COM FLASH
10% - ISO 200 À ISO 400 SEM FLASH
8% - ISO 800 SEM FLASH
5% - ISO 800 COM FLASH
4% - ISO 1600 SEM FLASH
0% - ISO 1600 COM FLASH
0% - ISO 3200

BAIXA & MÉDIA SENSIBILIDADE 83%
ALTA SENSIBILIDADE 17%

Obs. Vale lembrar que quanto melhor o desempenho da CAM para alta sensibilidade a distribuição tende a migrar para o range de alta sensibilidade, mas a minha atual CAM (Fuji F30) tem um desempenho razoável em ISO 800 e algumas ISO 1600 bem expostas são até utilizáveis.
 
Eu acho que este tipo de distribuição pode ser feito para outros dados também, como distância focal, utilização de flash, estabilização de imagem, macro, etc, etc.

Valeu

 


tecate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2007, 15:24:57
lfedersoni, blz.

No seu caso entao, vc ja chegou a levar em consideracao a Sony Alpha???

Pois, analisando sua necessidade, ela esta bem parecida com a minha e eu fiquei mto interessado em comprar essa sony, principalmente pelo baixo investimento (isso se vc comprar no Py, Stand, etc)

abs

 :thmbup:  
TENTANDO SER MENOS DESINFORMADO!!! AFINAL TODO MUNDO JÁ NASCE SABENDO!!!


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2007, 20:39:04
lfedersoni,

  Achei salutar a iniciativa deste tópico, que poderá até me ser útil um dia, mas num futuro ainda distante, pois ainda estou iniciando na fotografia digital com a minha A710 IS, que chegou há uns 10 dias.
  Esse análise estatística de situações de foto que você fez é bastante interessante, porém suponho ser um pouco cansativa, pelo menos no meu caso, em 10 dias com a cam eu já bati perto de 600 fotos e, até agora, só tive tempo de eliminar as que não ficaram boas.
  Espero, em breve, arrumar um tempinho para começar a "arte", e ir aprendendo aos poucos a tratar as fotos.
  Sem dúvida, a sua idéia é muito interessante para ajudar muita gente a escolher melhor as futuras atualizações de digicams.
  Parabéns pela iniciativa.

  []'s
  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2007, 22:14:43
Eu to atrás da F30 também, como são os controles, bons?

Os controles manuais são ilimitados?

Abraços
 
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2007, 22:48:38
Leandro,

É interessante essa distribuição que vc fez das suas fotos, porém pode ser tendenciosa...

P. ex: Eu sei que o iso 800 da minha S9000 não é usável, o 1600 então nem se fala, logo eu evito usar esses isos, e tento fazer as fotos compensando por outros meios...

Agora se a minha cam fosse boa nesse quesito, então eu usaria. Assim, essa distribuição das fotos seria diferente...  heheehh... Bom, sei lá?!  :laughing:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


lindomar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • http://lindomarjunior.multiply.com
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2007, 00:39:15
Concordo contigo Davi.

Com minha compacta raramente usava iso 400. Já com minha D-SLR freqüentemente uso iso 800, principalmente em fotos noturnas.
Lindomar Oliveira
http://www.flickr.com/photos/lindomar
Brasília - DF
Canon Rebel XTi + 18-55mm + 50mm f1.8
Canon A80


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2007, 05:50:48
Davi,

Eu concordo com você, inclusive eu mencionei este problema no meu texto inicial, mas  olhando o resultado da sua pesquisa eu acho que você consegue no mínimo um  caminho a ser seguido.

Derrepente para diminuir um pouco este erro, pula um step, por exemplo o meu resultado ficaria assim:
43% - ISO 100 À ISO 400 COM FLASH
30% - ISO 200 À ISO 400 SEM FLASH
10% - ISO 800 SEM FLASH
8% - ISO 800 COM FLASH
5% - ISO 1600 SEM FLASH
4% - ISO 3200

Max,

Este levantamento que eu fiz, foi por amostragem, ou seja, eu peguei as minhas últimas duzentas fotos e avaliei...assim fica mais fácil.

Tecate,

Sobre a Alfa 100, eu tinha descartado ela, por causa do mau ISO1600 dela, mas olhando melhor as minhas necessidades, eu poderei voltar a pensar nela de novo.


Cesar,

Sobre a F30, ela tem bons controles manuais...prioridade de abertura e de velocidade.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 08:17:58 por lfedersoni »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2007, 11:28:12
Leandro, Max, peguem este programa que o Georges indicou, é só selecionar a pasta que ele analisa os dados de todas as fotos e faz o gráfico de distribuição pra vocês.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...418&hl=exposure


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2007, 13:47:49
Citar
Leandro, Max, peguem este programa que o Georges indicou, é só selecionar a pasta que ele analisa os dados de todas as fotos e faz o gráfico de distribuição pra vocês.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...418&hl=exposure
Bruno,

Muito interessante o software e funciona perfeito.

Inclusive eu fiquei impressionado da sua utilização de ISO1600, desculpe a curiosidade, mas o seu uso é profissional para esta sensibilidade?

Valeu


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2007, 14:37:03
Citar
Citar
Leandro, Max, peguem este programa que o Georges indicou, é só selecionar a pasta que ele analisa os dados de todas as fotos e faz o gráfico de distribuição pra vocês.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...418&hl=exposure
Bruno,

Muito interessante o software e funciona perfeito.

Inclusive eu fiquei impressionado da sua utilização de ISO1600, desculpe a curiosidade, mas o seu uso é profissional para esta sensibilidade?

Valeu
Na verdade eu uso até bem mais o iso 1600 do que o indicado ali, pois a maioria das fotos de show que tenho já estão em cd's... E pode ter certeza de que daqui pra frente o iso 3200 vai entrar nessa estatística também, pois já vi que na hora "H" a 30D segura legal nessa sensibilidade.

Mas é isso, em show, dança, etc, uso 1600 direto e faço muitas fotos, o que leva a média lá pra cima. Em casa também uso bastante, pois nunca uso flash, sempre trabalho com a luz disponível. Nas pouquíssimas vezes que usei o SB800, foi em eventos onde o seu uso era indispensável.

Não adianta, preocupação com iso alto só precisa ter que de fato usa. Fora disso, tem outras coisas que podem ser muito mais importantes na prática do que um pouco mais ou um pouco menos de ruído em iso 1600. ;)  


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2007, 15:52:24
Citar
Na verdade eu uso até bem mais o iso 1600 do que o indicado ali, pois a maioria das fotos de show que tenho já estão em cd's... E pode ter certeza de que daqui pra frente o iso 3200 vai entrar nessa estatística também, pois já vi que na hora "H" a 30D segura legal nessa sensibilidade.

Mas é isso, em show, dança, etc, uso 1600 direto e faço muitas fotos, o que leva a média lá pra cima. Em casa também uso bastante, pois nunca uso flash, sempre trabalho com a luz disponível. Nas pouquíssimas vezes que usei o SB800, foi em eventos onde o seu uso era indispensável.

Não adianta, preocupação com iso alto só precisa ter que de fato usa. Fora disso, tem outras coisas que podem ser muito mais importantes na prática do que um pouco mais ou um pouco menos de ruído em iso 1600. ;)
Bruno,

Vendo a sua utilização muito alta de ISO1600 & 3200, você acha que errou na compra da Nikon D80?

Pergunto isso, depois de ter conversado um pouco sobre as diferenças entre os sensores CMOS da Canon x CCD da Sony de 10Mp, vendo também o seu review (30D x D80) e o review feito pelo Tiago, da qual mostra claramente a superioridade do sensor Sony de 6Mp.

Valeu
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2007, 22:50:05
Citar
Citar
Na verdade eu uso até bem mais o iso 1600 do que o indicado ali, pois a maioria das fotos de show que tenho já estão em cd's... E pode ter certeza de que daqui pra frente o iso 3200 vai entrar nessa estatística também, pois já vi que na hora "H" a 30D segura legal nessa sensibilidade.

Mas é isso, em show, dança, etc, uso 1600 direto e faço muitas fotos, o que leva a média lá pra cima. Em casa também uso bastante, pois nunca uso flash, sempre trabalho com a luz disponível. Nas pouquíssimas vezes que usei o SB800, foi em eventos onde o seu uso era indispensável.

Não adianta, preocupação com iso alto só precisa ter que de fato usa. Fora disso, tem outras coisas que podem ser muito mais importantes na prática do que um pouco mais ou um pouco menos de ruído em iso 1600. ;)
Bruno,

Vendo a sua utilização muito alta de ISO1600 & 3200, você acha que errou na compra da Nikon D80?

Pergunto isso, depois de ter conversado um pouco sobre as diferenças entre os sensores CMOS da Canon x CCD da Sony de 10Mp, vendo também o seu review (30D x D80) e o review feito pelo Tiago, da qual mostra claramente a superioridade do sensor Sony de 6Mp.

Valeu
De forma nenhuma, a D80 é uma bela câmera, fiz show com ela e não tive qualquer problema. Só que realmente o conjunto que estou agora é ainda melhor para o que quero fazer, embora algumas vantagens da nikon eu tenha perdido também.  


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2007, 11:16:03
Citar
De forma nenhuma, a D80 é uma bela câmera, fiz show com ela e não tive qualquer problema. Só que realmente o conjunto que estou agora é ainda melhor para o que quero fazer, embora algumas vantagens da nikon eu tenha perdido também.
Valeu Bruno :thmbup:

Boa sorte e bons shows pra vc e sua 30D.