Autor Tópico: Procedência dos equipamentos  (Lida 3320 vezes)

paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Online: 10 de Agosto de 2019, 07:15:06
Amigos, venho aqui p/ expor mais uma vez a importância de se saber a procedência de equipamentos usados que são oferecidos no mercado.

Um colega fotojornalista teve seu equipamento roubado em junho, por uma quadrilha de latinos especializada em roubo de equipamentos fotográficos. Alguns deles são conhecidos pelos profissionais da área, de tantos eventos que já aconteceram.

Infelizmente, não podemos fazer muita coisa, pois é difícil conseguir pegar o ladrão em flagrante para poder acionar a polícia.

Ocorre que o equipamento roubado do colega (uma lente Canon 70-200 versão III) foi oferecido para um outro fotojornalista brasileiro que está cobrindo o Pan, no Peru. Quer dizer: Roubam aqui e vendem em outro país. O colega lá no Peru, desconfiou da origem do equipamento e conseguiu passar o número de série da lente para o colega aqui no BR.

Bingo !

Era a lente roubada aqui..

À partir daí, acionada a Polícia Civil, Polícia Federal e autoridades Peruanas, prepararam o bote e conseguiram prender o sujeito, possivelmente desbaratando a quadrilha que atua no Brasil.

Por isso que sempre se recomenda, ao comprar um equipamento usado: Questione a origem, peça NF, peça número de série, para não correr o risco de entrar de gaiato e ser enquadrado como receptador.

Links p/ videos e matérias sobre o caso, que saíram ontem:

https://www.youtube.com/watch?v=KUYycFeEbio

http://www.pf.gov.br/imprensa/noticias/2019/08/pf-recupera-no-peru-equipamento-fotografico-furtado

https://larepublica.pe/sociedad/2019/08/09/capturan-a-sujeto-que-robo-camara-a-periodista-en-brasil-video/

E outra coisa importante... caso se depare com alguma situação suspeita, não tenha medo de denunciar.

Parabéns aos envolvidos (menos o ladrão, é claro)..  :clap:

CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2019, 08:05:43
E como é o modus operandi deles? Roubam enquanto está sendo feita a cobertura?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2019, 08:44:31
Exatamente..

Geralmente eles se aproveitam de um momento de distração. Por exemplo quando o pessoal está transmitindo fotos nas pautas, usando o notebook e concentrado nisso. Eles carregam mochilas vazias, normalmente na frente do corpo, para terem mais agilidade ao guardar o que conseguirem pegar.

Tem casos que um se aproxima da vítima e começa a conversar ou pedir alguma informação. Nessa hora de distração, chega outro pelo lado oposto e pega o equipamento.

Em eventos com grande quantidade de pessoas (manifestações, passeatas e etc), eles se aproveitam do tumulto para abrir mochilas das pessoas e subtrair o que conseguirem..

Ou ainda "o mais absurdo", conseguem credenciais para entrar em eventos, jogos de futebol, São Paulo Fashion Week e dentro da sala de imprensa cometem os crimes..

É revoltante.
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2019, 17:54:34
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, sai de uma cobertura que fui fazer na ExpoMusic, "furou" o pneu e quando encostei para arrumar fui "abordado" por um "chileno/Peruano(não sei ao certo)" que se ofereceu para me ajudar, mas falando de forma enrolada e muito rapido, na verdade para me distrair, nisso que eu fiquei de costas para o carro os "comparsas" dele entraram e pegaram minha bolsa com todo meu equipamento (2 5d MkII, 24-70, 70-200...)... só percebi por que do nada o cara parou de falar saiu correndo entrando no carro que tinha parado na frente do meu e saindo em disparada... mas no meu caso não consegui recuperar o equipamento, isso foi em 2012...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2019, 18:35:23
Foi exatamente assim que aconteceu com o colega.

No teu caso, eles te seguiam desde o evento.

Um bando de FDP.


Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, sai de uma cobertura que fui fazer na ExpoMusic, "furou" o pneu e quando encostei para arrumar fui "abordado" por um "chileno/Peruano(não sei ao certo)" que se ofereceu para me ajudar, mas falando de forma enrolada e muito rapido, na verdade para me distrair, nisso que eu fiquei de costas para o carro os "comparsas" dele entraram e pegaram minha bolsa com todo meu equipamento (2 5d MkII, 24-70, 70-200...)... só percebi por que do nada o cara parou de falar saiu correndo entrando no carro que tinha parado na frente do meu e saindo em disparada... mas no meu caso não consegui recuperar o equipamento, isso foi em 2012...
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2019, 18:41:04
Qualquer publicacao, qualquer concurso, print, reparo, deveria ser rastreado. Fecha a tecnologia.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2019, 18:41:48 por Leonardo Tonin »


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2019, 08:35:39
É verdade. Até existem sites que vc cadastra o equipamento roubado e eles ficam vasculhando a internet. Mas não sei se é eficiente. Fora isso, é fácil eliminar os dados do EXIF antes de utilizar alguma foto..

É uma situação complicada mesmo..

CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto