Autor Tópico: Digitalização de pinturas em tela  (Lida 3586 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 12 de Agosto de 2019, 19:19:13
Galera, estou digitalizando alguns quadros do meu pai, pintados em tela.

Alguns problemas que encontrei consegui resolver com luzes a 45° de ambos os lados e filtro polarizador, o resultado final ficou bem interessante.

Agora vem a etapa de pós produção, alguém que já fez um tipo de trabalho semelhante poderia me dar alguma dica de qual caminho seguir e que ferramentas de Ps utilizar? A princípio estava fazendo apenas ajustes de cor, contraste, wb, mas devido a textura das telas fica meio evidente que é um quadro fotografado, teria como diminuir essa sensação?

Qualquer sugestão é bem vinda!


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2019, 08:49:10
Fala cara, blz?

Eu vivo disso, faço reprodução de arte.
É fundamental um arquivo original bom, consistente. Vc vai mexer o mínimo possível na pós.
O mais importante é a luz, ter as fontes de luz da mesma natureza. Não misturar temperaturas de cor.

Na pós é o básico mesmo, balanço de branco correto, corte certinho e um tapa na nitidez.
A quantidade de contraste e recuperação hight lights no Lightoroom vai depender de cada foto.
Nikon D810


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2019, 10:56:23
Opa, consegui um resultado muito bom usando dois flashes e um polarizador

Ficou uma luz bem uniforme, cores bem vivas e sem nenhum reflexo na tinta! :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2019, 13:34:00
Opa, consegui um resultado muito bom usando dois flashes e um polarizador

Ficou uma luz bem uniforme, cores bem vivas e sem nenhum reflexo na tinta! :ok:

Já experimentou softbox? Pode ser até de luz contínua, porque o assunto é estático.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2019, 11:51:20
Estou acompanhando, vou precisar fotografar e gravar a patroa pintando

Ninguém usou o colorchecker para fazer o perfil de cor?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2019, 12:10:06
Legal Lucas. Eu digitalizei e recuperei uma imagem antiga de minha avó, hoje com 93, de quando ela tinha 15.
Era uma foto antiga impressa naqueles papeis com relevo, sabe?

Existem uns softwares e plug-ins do PS que fariam isso de forma automática. Mas vou te dizer que eu não gostei. Fica estranho, altera o resultado da imagem.
Pesquisei nessa época alguns trabalhos com Layers e filtro de alta frequência invertidos pra tirar o relevo. Só que também acaba por tirar relevo de tudo. Talvez pra pinturas, isso não importe muito.

Estou acompanhando, vou precisar fotografar e gravar a patroa pintando
Ninguém usou o colorchecker para fazer o perfil de cor?
Colorchecker resolve a situação do WB, mas não os reflexos e alterações nas cores advindas disso ou da diferença de temperatura nas fontes de luz. Se tiver uma janela em um dos lados da sala, por exemplo, já altera esse lado da imagem.

Mas a sua situação é um pouco diferente. Não necessita de uma fidelidade de cores tão grande em relação à pintura. Uma vez que terá um indivíduo na imagem, o seu WB terá que priorizar a cor de pele da pessoa.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2019, 12:45:25
Então Nando, a luz vai ser o básico do básico, duas  difusas a 45º (não tinha pensado no pola)

A fidelidade de cor pra a artista aqui de casa e mais alguns que conheço é importante,  quando estava imprimindo mais em giclée tinha artista que não deixava sair a reprodução sem a sua assinatura, trocando em miúdos, avalizava. Acho que é mais conceitual que regra

Putz, estas fotos com papel relevo é phod@. Peguei um monte de foto da minha avó e bisa, inclusive umas em  lambe lambe na Itália, mas num papel liso que foi de boa, ai chegou uma com relevo....  :eek:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2019, 13:01:54
O que mais fez diferença pra mim na hora de fotografar as pinturas foi o polarizador, a tinta costuma refletir muita luz e colocando os flashes no angulo certo praticamente some! :ok:

Corrigindo essa questão de reflexo a textura ficou bem suave e não me incomodou mais, manteve a originalidade da peça


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2019, 11:54:17
Estou acompanhando, vou precisar fotografar e gravar a patroa pintando

Ninguém usou o colorchecker para fazer o perfil de cor?

Eu abandonei há muito tempo esse lance de fazer perfil de entrada. Não justifica. Só justifica se vc manter um padrão assustadoramente constante da iluminação. Oq não é realidade no dia-a-dia.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2019, 11:58:03 por galeno »
Nikon D810


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2019, 11:59:33
Opa, consegui um resultado muito bom usando dois flashes e um polarizador

Ficou uma luz bem uniforme, cores bem vivas e sem nenhum reflexo na tinta! :ok:

Eu não uso polarizador não. Eu acho q a luz e sombra e importante mesmo na reprodução. É oq faz a pintura "soltar" pra fora da foto.
Nikon D810