Autor Tópico: Tenho uma Nikon D3100. Faço upgrade pra qual ?  (Lida 5252 vezes)

enilsonoliveirafotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 13 de Agosto de 2019, 01:48:50
Olá pessoal,
Sou novo aqui no site e confesso que não sei onde recorrer na internet pra obter ajuda certa.
Tenho uma Nikon D3100 e como estou iniciando como fotógrafo, sinto a necessidade de fazer upgrade do equipamento.
Minha ideia é comprar um equipamento usado mesmo, em bom estado, e com a venda da minha não desembolsar tanto a principio.
Atualmente estou fotografando eventos como aniversarios e alguns ensaios externos de gestantes, casal, etc.
Tenho uma lente 35mm e consigo alguns resultados legais, mas sinto a imagem muito prejudicada quando preciso mais do ISO, e outro ponto ruim é a velocidade dos cliques num momento de cantar parabéns por exemplo.
Minha vontade é uma camera Full frame mas talvez nao tenha grana pra esse passo ainda.
O receio principal é comprar um modelo e depois ouvir: "poxa cara, podia ter pego tal modelo".
Enfim, espero muito que me deêm uma luz ai pra qual modelo escolher.
Muito grato.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2019, 01:50:48 por enilsonoliveirafotografia »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2019, 02:19:56

Nao acredito que voce vá gostar da resposta , mas o intuito é o de ajudar .
A pergunta a seguir resolve o seu problema atual ...

Voce tem certeza de que sabe usar TODOS os recursos do seu equipamento ... ?
Se SIM voce precisa de uma outra lente , ... não de outra câmera
Se NÃO voce precisa aprender , ... descobrir , tentar e criar com o que tem

Na realidade o que voce necessita é aprimorar o que tem e o que sabe , antes de fazer upgrade de equipamento , pelo simples motivo de que , se já soubesse de TUDO ( tudo que pode obter do seu conjunto ), voce saberia em qual equipamento novo investir.

Agora , se o seu caso é gastar dinheiro em um outro equipamento , a historia é outra , lembre - se de que foi voce mesmo que se definiu como iniciante .

Muito raramente seus resultados irão melhorar com um upgrade e conhecimentos mais limitados .

Um abraço
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


enilsonoliveirafotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2019, 02:33:57
Nao acredito que voce vá gostar da resposta , mas o intuito é o de ajudar .
A pergunta a seguir resolve o seu problema atual ...

Voce tem certeza de que sabe usar TODOS os recursos do seu equipamento ... ?
Se SIM voce precisa de uma outra lente , ... não de outra câmera
Se NÃO voce precisa aprender , ... descobrir , tentar e criar com o que tem

Na realidade o que voce necessita é aprimorar o que tem e o que sabe , antes de fazer upgrade de equipamento , pelo simples motivo de que , se já soubesse de TUDO ( tudo que pode obter do seu conjunto ), voce saberia em qual equipamento novo investir.

Agora , se o seu caso é gastar dinheiro em um outro equipamento , a historia é outra , lembre - se de que foi voce mesmo que se definiu como iniciante .

Muito raramente seus resultados irão melhorar com um upgrade e conhecimentos mais limitados .

Um abraço

Poxa Bjorn, como não gostar cara? rsrs
Só de vc dispor teu tempo aqui pra me ajudar já fico muito grato.

Respondendo vc, com ctz não sei tudo sobre os recursos da D3100. Como mero fuçador, já mexi nas configs dela inteirinha, testei os recursos de foco, matriz, iso, AEF, etc.
Investir em outras lentes e não na câmera é uma grande indecisão pra mim tbm. É certo que melhores resultados em qualidade/nitidez/luz vou ter através de lentes melhores, porém como a grana não é absurda nesse primeiro momento, preciso optar entre melhorar essas questões ai ou nos quesitos que disse no post inicial (ISO e Velocidade dos cliques [FPS]).

Dai to nesse dilema ai.... supondo que eu queira melhorar os quesitos ISO e FPS, lentes novas tbm resolveriam? ou isso é recurso da DSLR msm? E aproveitando, uma pergunta besta: todas cameras nikon são compativeis com suas lentes?? Posso investir em lentes agora e se trocar de camera depois, aproveito elas??? (excluindo a questao de ser AF ou AF-S)

OBS.: minha lente atual é a nikon 35mm 1.8g AF-S


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2019, 10:03:38
Se você puder trocar a D3100 por uma D7200 seria a melhor opção para você, ela tem vários recursos que vai te ajudar a aprender mais sobre fotografia e vai ter uma grande melhoria na qualidade principalmente ISO e FPS. Acredito que não vale a pena trocar a D3100 por câmeras inferiores a D7200, eu tive a D3100 só troquei ela por uma D750.


enilsonoliveirafotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2019, 10:42:42
Se você puder trocar a D3100 por uma D7200 seria a melhor opção para você, ela tem vários recursos que vai te ajudar a aprender mais sobre fotografia e vai ter uma grande melhoria na qualidade principalmente ISO e FPS. Acredito que não vale a pena trocar a D3100 por câmeras inferiores a D7200, eu tive a D3100 só troquei ela por uma D750.

Opa Gabriel... legal.. anotadíssimo sua sugestão... D7200, já to começando pesquisar sobre ela... agora D750!!! Sonho nosso ehehe.
Parabéns pelas fotos irmão! Incrível a nitidez.. qual lente vc usa?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2019, 10:43:02
Eu acredito que pra vc falte técnica, além de uma lente grande angular haha...
Não leve no mal sentido, mas técnica vc contorna qualquer percalço de equipamento, depois disso vc pode falar convicto que tal câmera está te limitando.

Naturalmente pra trabalho eu não pensaria numa D3100 e sim numa D7200 no mínimo. Esse seria o up previsto, mas antes de tudo pega uma lente grande angular...de 24mm no mínimo, ideal seria uma Tamron 17-50 2.8 que é "barata" e bem decente.

Iluminação, vc tem flash já? Aprenda a usa-lo, não pense que por ser TTL é so ligar e deixar ele fazer tudo. Domine a iluminação e vc fará fotos minimamente decente até com cameras basicas.

Quanto ao FPS da camera ela não e absurdamente tão lento. Minha 5DII faz 4fps (a sua faz 3 se não me engano) e eu trabalho com ela sem limitações quanto a isso. Estude sobre "momentos decisivos" e saiba quando clicar, não basta apenas ligar a metralhadora, vc precisa adiantar o que vai acontecer e ai sim clicar algumas vezes.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


alexmorales

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2019, 10:52:07
Eu tenho uma D3100 também, sou entusiasta da fotografia, estudei um pouco e tenho-a como hobby. Já fiz alguns aniversários, diagramei os álbuns das minhas filhas e tudo com essa câmera. Acredito que prá vc, o principal seria comprar um flash, depois estudar prá conseguir dominar sua câmera e depois decidir qual o próximo passo. Meu equipamento é bem modesto, mas prá mim está de bom tamanho. Tenho uma 55-200, um flash Yougnuo e uma Tamron 17-50 2.8. Prá te dizer a verdade, dificilmente a Tamron sai da câmera....
Nikon D3100: 18-55mm, 55-200mm, tamron 17-50mm 2.8, flash yongnuo 468II


enilsonoliveirafotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2019, 11:46:12
Eu acredito que pra vc falte técnica, além de uma lente grande angular haha...
Não leve no mal sentido, mas técnica vc contorna qualquer percalço de equipamento, depois disso vc pode falar convicto que tal câmera está te limitando.

Naturalmente pra trabalho eu não pensaria numa D3100 e sim numa D7200 no mínimo. Esse seria o up previsto, mas antes de tudo pega uma lente grande angular...de 24mm no mínimo, ideal seria uma Tamron 17-50 2.8 que é "barata" e bem decente.

Iluminação, vc tem flash já? Aprenda a usa-lo, não pense que por ser TTL é so ligar e deixar ele fazer tudo. Domine a iluminação e vc fará fotos minimamente decente até com cameras basicas.

Quanto ao FPS da camera ela não e absurdamente tão lento. Minha 5DII faz 4fps (a sua faz 3 se não me engano) e eu trabalho com ela sem limitações quanto a isso. Estude sobre "momentos decisivos" e saiba quando clicar, não basta apenas ligar a metralhadora, vc precisa adiantar o que vai acontecer e ai sim clicar algumas vezes.

Olá Pablo, jamais levaria mal cara!
Isso tudo só vem a somar na minha decisão, na vdd até agradeço tu gastar seu tempo me orientando aqui! Vlw.

Eu me considero amador ainda pra dizer que domino as técnicas kkk mas é que os trabalhos estão aumentando e essa necessidade de agora não era sentida por mim ha uns tempos atras. Talvez eu esteja vivendo esse momento de "contornar qualquer percalço de equipamento". Tenho entregue os trabalhos, mas como fotógrafo ja sinto aquele olhar de que podia tá mais legal ainda, saca??

Mesmo assim tu respondeu um caminho sugestivo...
Citar
Naturalmente pra trabalho eu não pensaria numa D3100 e sim numa D7200 no mínimo. Esse seria o up previsto, mas antes de tudo pega uma lente grande angular...de 24mm no mínimo, ideal seria uma Tamron 17-50 2.8 que é "barata" e bem decente.


Citar
Iluminação, vc tem flash já? Aprenda a usa-lo, não pense que por ser TTL é so ligar e deixar ele fazer tudo. Domine a iluminação e vc fará fotos minimamente decente até com cameras basicas.
Atualmente uso o youngnuo 568ex.



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2019, 11:58:17
Já que vc ta tendo um fluxo maior de trabalho, considere comprar outra camera e não trocar de camera. (isso pra eventos, ensaios não há tanta necessidade, vc pode repetir se for o caso, eventos não)
Sempre bom ter uma parada na mochila...isso vale pra flash e cartão.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


enilsonoliveirafotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2019, 12:27:33
Já que vc ta tendo um fluxo maior de trabalho, considere comprar outra camera e não trocar de camera. (isso pra eventos, ensaios não há tanta necessidade, vc pode repetir se for o caso, eventos não)
Sempre bom ter uma parada na mochila...isso vale pra flash e cartão.

Pois é! Ter um backup é fundamental no caso de eventos.
Em resumo, D7200 é o mínimo pra trampo. Falando de corpo somente.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2019, 14:09:42

Fico muito satisfeito em saber que nossas sugestões estão sendo recebidas por voce , da forma como gostaríamos que fossem , na melhor das intenções de te ajudar .

Sim , qualquer lente nikon servirá em qualquer DSLR nikon .
ENTRETANTO , existem lentes para cameras full frame e lentes para cameras APS C , as ditas DX . As lentes FF ( full frame ) operam normalmente em DX ... POREM , os resultados obtidos serão multiplicados pelo fator de corte . EXPLICO ... uma lente de 50mm em uma camera DX trará resultados de uma lente de 75mm . Uma 135mm trará resultados de uma 200mm , uma 24mm trará resultados de uma 36mm .

No sentido inverso , por exemplo uma DX 17-50 trará resultados de uma 28-75 em uma camera full frame , mas completamente vinhetados .

Eu particularmente não sou o mais indicado para te sugerir modelos de cameras para trocar justamente porque so trocava de camera quando nao tinha mais geito , ainda tenho a minha primeira nikon ( nikon F ) plenamente funcional , alem de outras tambem da mesma epoca . Como me aposentei da fotografia , minha ultima troca foi há 5 anos , uma nikon Df , e com ela ficarei ate o final ( meu ou dela ...  :hysterical: ) vou me abster de sugestões.  Porem , se aparecer uma boa oportunidade em uma D 7000 , não deixe passar . Minha esposa e filha trabalham comfotografia e tem tres cameras , e NÃO poupam elogios , APESAR da camera ja ter sido descontinuada .

Se voce quizer conversar fora das paginas do forum , sobre qualquer assunto dentro da fotografia , podes me mandar msg em pvt à vontade .

Espero ter ajudado .
Um abraço
Boas fotos .

Bjorn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2019, 15:10:20
Olá pessoal,
Sou novo aqui no site e confesso que não sei onde recorrer na internet pra obter ajuda certa.
Tenho uma Nikon D3100 e como ....


Cara, depois de 5 anos com minha d3100 e a lente do kit 18-55, comecei a querer também fazer um upgrade.,.. não sou nenhum profissioonal, só entusiasta de fotografia, de familia, viagem e assuntos aleatórios por aí. Aí comprei uma 55-300.

Depois acabei comprando primeiro uma lente FX, pra não ficar uma pancada financeira grande e algum tempo depois, peguei uma D610 usada.

Sei que equipamento está longe de ser o mais importante, mas em certo momento, acaba ajudando muito na motivação e no interesse do que você está fazendo, muito provavelmente eu nem precisaria de um equipamento novo, mas foi bacana pois acabei me interessando mais, lendo mais, comprando livros e estudando. Imagino que para uso profissional, sem dúvida vale.

Hoje talvez pegaria uma D750.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2019, 15:12:41 por penna_i »
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


enilsonoliveirafotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2019, 18:14:18

Cara, depois de 5 anos com minha d3100 e a lente do kit 18-55, comecei a querer também fazer um upgrade.,.. não sou nenhum profissioonal, só entusiasta de fotografia, de familia, viagem e assuntos aleatórios por aí. Aí comprei uma 55-300.

Depois acabei comprando primeiro uma lente FX, pra não ficar uma pancada financeira grande e algum tempo depois, peguei uma D610 usada.

Sei que equipamento está longe de ser o mais importante, mas em certo momento, acaba ajudando muito na motivação e no interesse do que você está fazendo, muito provavelmente eu nem precisaria de um equipamento novo, mas foi bacana pois acabei me interessando mais, lendo mais, comprando livros e estudando. Imagino que para uso profissional, sem dúvida vale.

Hoje talvez pegaria uma D750.

Show de bola penna_i,
Também sou muito tentado a investir em novas lentes ao invés do corpo.
Porém como disse aqui, minha necessidade é por mais resposta de FPS e ISO.
A D610 tá num degrau acima do meu passo kkkkk acho que vou tentar uma D7200, que pelo menos teve opiniões a favor dela.

Boa compra na sua D750. ehehehe


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2019, 21:39:09


Boa compra na sua D750. ehehehe


Kkkkk olôco! To muito satisfeito com a 610, mas quis dizer que se estivesse comprando hoje, tentaria uma 750, provavelmente usada.

Porquê não da uma vasculhada nas usadas? Deve ter uma galera migrando pra mirrorless, de repente acha uma boa!
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2019, 00:17:23
Já que o colega citou mirrorless, tenta uma fuji, o ISO delas são absurdamente bons, mesmo uma XT1, com uns 3 mil vc compra uma com lente... Minha namorada tem uma, é mais rápida que minha 5DII :shock: eu adoro fotografar com ela

Acho valido pq vc ainda não tem um sistema formado, então não há muito o que trocar, diferente do meu caso que gostaria de migrar mas são duas cameras, lentes e flashes pra vender antes :aua:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia