Autor Tópico: Filtro ND Greika, vale a pena?  (Lida 16566 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2019, 11:09:32
Difícil conseguir filtro quadrado por aqui... já pensou em importar uns Lee da vida?

Os meus são redondos mesmo, tudo da linha pro da Hoya, são muito bons, mas minhas lentes tem filtro 52mm ou 49mm, isso facilita minha vida!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #16 Online: 19 de Julho de 2019, 11:17:34
Os meus são redondos mesmo, tudo da linha pro da Hoya, são muito bons, mas minhas lentes tem filtro 52mm ou 49mm, isso facilita minha vida!
Nem faço distinção, Lucas, ou tenho alguma preferência. Até por que meu conhecimento em filtros é ZERO. E meu uso será pra hobby.
Só que as lojas mesmo só tem porcaria. Os filtros bons, ou estão em falta, ou são daqueles graduados e custam muito caro pros meus objetivo$.  ;)
No ML também só tem porcaria. Com exceção desse. Só que tá com cheiro de ser falsificado.  :ponder:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 19 de Julho de 2019, 11:24:21
Aqui pra mim tudo é falsificado :hysterical:

Meus dois ND são da BH, só meu polarizador que peguei aqui, mas foi em uma loja física de SP que é confiável


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Julho de 2019, 11:42:11
Bom dia, galera. Desculpem a desencavada monstro aí.
Mas vou viajar pra um lugar com muitas cachoeiras e quero comprar um(ns) filtros ND pra brincar.
Vi que a dificuldade de encontrar algo razoável e barato aqui no BR é grande.
Encontrei isso no ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733513544-kit-8-filtros-form-cokin-nd-2xsuportes-estojo-9-aneis-_JM?quantity=1

Lindsay.. Esses filtros Cokin são de resina mesmo? Ou só por que esses são falsificados? :hysterical:

Oi Nando, tem alguns Cokin que são de resina sim, porem existe uma diferença de qualidade na resina deles. Esse kit da Greika eu nunca vi de perto pra te dizer, mas já tive alguns chineses baratinhos, eles eram tipo um acrílico muito frágil, tipo se precisar limpar a poeirinha do ar já riscava o danado.
No momento eu tenho uns Cokin mesmo, originais da marca, que são dessa resina que parece um acrílico, é um material bem leve, porem são mais resistentes. É praticamente impossível numa saída ao ar livre não ficar exposta a poeira, sujeira etc e tal, só de pegar o bichinho ja bagunça tudo, de maneira que se for frágil neste sentido acaba sendo uma furada.
De qq forma não conheço esse kit da Greika ai, não posso te afirmar, mas pelo preço desconfio que não seja lá essas coisas. O ideal era encontrar alguém que conheça, pois o meu desconfiômetro pode estar errado.

Tenho tbm alguns Cokin que são de vidro, ou melhor e de uma resina mais parecida com o vidro.




Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Julho de 2019, 11:45:21
Difícil conseguir filtro quadrado por aqui... já pensou em importar uns Lee da vida?

Os meus são redondos mesmo, tudo da linha pro da Hoya, são muito bons, mas minhas lentes tem filtro 52mm ou 49mm, isso facilita minha vida!

A Cris já vendeu os filtros dela, então sigo na busca.

Essa marca ai que a Cris está vendendo é boa mesmo, Sigh Ray é coisa top, mas ja era...

Acabei comprando os meus Cokin originais tbm lá na Europa mesmo, em uma viagem, mesmo porque algumas linhas Cokin é difícil de encontrar até mesmo nos estados unidos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Julho de 2019, 11:53:20
Encontrei isso no ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733513544-kit-8-filtros-form-cokin-nd-2xsuportes-estojo-9-aneis-_JM?quantity=1

Lindsay.. Esses filtros Cokin são de resina mesmo? Ou só por que esses são falsificados? :hysterical:

Outra questão quanto ao tamanho: o kit a venda é tamanho M (médio, ou seja, equivalente à linha P da cokin), existe limitação de grande angular FF, veja:




Veja mais detalhes aqui:
https://cokinfilter.com/blogs/news/the-beginners-guide-to-mastering-cokin-filters





« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 11:57:25 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 19 de Julho de 2019, 11:56:35
Nem faço distinção, Lucas, ou tenho alguma preferência. Até por que meu conhecimento em filtros é ZERO. E meu uso será pra hobby.
Só que as lojas mesmo só tem porcaria. Os filtros bons, ou estão em falta, ou são daqueles graduados e custam muito caro pros meus objetivo$.  ;)
No ML também só tem porcaria. Com exceção desse. Só que tá com cheiro de ser falsificado.  :ponder:
Acho que vc poderia comprar especificamente alguma coisa que seja mais direcionada, pq aquele kit é imenso, e muita coisa vai acabar não usando...

Mais ou menos o que vc gostaria de fazer??? Acho que a galera pode ajudar indicando aquilo que é mais usável, pra vc não ficar com um monte de cacarecos ai!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #22 Online: 19 de Julho de 2019, 12:04:58
Acho que vc poderia comprar especificamente alguma coisa que seja mais direcionada, pq aquele kit é imenso, e muita coisa vai acabar não usando...

Mais ou menos o que vc gostaria de fazer??? Acho que a galera pode ajudar indicando aquilo que é mais usável, pra vc não ficar com um monte de cacarecos ai!!!
Passei o link errado. Esse aqui que queria mandar pra vcs:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-985537625-kit-de-8-filtros-nd-densidade-neutra-quadrados-com-suporte-_JM?quantity=1

Mas de qualquer forma, basicamente é longa exposição de cachoeiras. Vou pra Chapada dos Veadeiros agora início de agosto. Com muitas cachoeiras no programa.
Vou levar "só" a 24-70, a 24-105 e 70-200, com os corpos 5DIII e 80D. Vou fotografar um espetáculo de dança e uns works de dança lá. E já vou estender pra umas pequenas férias.
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 12:06:32 por nandoespinosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Julho de 2019, 12:21:09
Passei o link errado. Esse aqui que queria mandar pra vcs:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-985537625-kit-de-8-filtros-nd-densidade-neutra-quadrados-com-suporte-_JM?quantity=1

Mas de qualquer forma, basicamente é longa exposição de cachoeiras. Vou pra Chapada dos Veadeiros agora início de agosto. Com muitas cachoeiras no programa.
Vou levar "só" a 24-70, a 24-105 e 70-200, com os corpos 5DIII e 80D. Vou fotografar um espetáculo de dança e uns works de dança lá. E já vou estender pra umas pequenas férias.
Legal, aê galera, vamos indicar os filtros para o Nando.

Já vou adiantando logo de saída, eu acho totalmente desnecessário ND2 e ND4...



Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #24 Online: 19 de Julho de 2019, 12:44:47
Se a ideia é só Cachoeira em véu de noiva um ND de 4 stops já dá conta.

Eu tenho um ND de 3 stops e um de 10 stops, e um polarizador. De dia o 10 + pol já dá por volta de 1min, se quero mais coloco o 3 junto.
O de 3 acho interessante para fotos de começo e fim de dia

Pra usar filtros  em conjunto tem que ser de qualidade, senão perde nitidez e da colorcast


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 09 de Agosto de 2019, 09:48:11
Valeu pela ajuda, amigos.
Acabou que comprei um graduado mesmo. Era o único que tinha acesso antes da viagem. E como meu uso é pessoal e esporádico, não creio que será um problema pra mim.
Segue uma das primeiras imagens que fiz com ele...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 09 de Agosto de 2019, 10:11:55
Parece que o foco ficou muito lá atrás, vale a pena usar hiperfocal numa cena como essa!
Se você focar na mancha branca grande da pedra a esquerda com uma abertura pequena provavelmente terá quase tudo em foco :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #27 Online: 24 de Agosto de 2019, 13:09:47
Parece que o foco ficou muito lá atrás, vale a pena usar hiperfocal numa cena como essa!
Se você focar na mancha branca grande da pedra a esquerda com uma abertura pequena provavelmente terá quase tudo em foco :ok:
Eu quis dar uma desfocada nessas primeiras pedras, mas também não queria abrir mão do DoF lá atrás... Ficou um meio termo estranho...

Seguem mais algumas longas exposições das cachoeiras...

Sobre o filtro... Acho que ele se pagou. Não vi grandes problemas no uso e no resultado. Pode não ser o melhor, mas pra hobby tá louco de bom.