Autor Tópico: A injusta comparação de ISO alto entre CROP e FF  (Lida 20791 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 21 de Agosto de 2019, 11:39:19
Interessante. Achei legal o topico pela franqueza tecnica. Bem voltado para a natureza do sensor.

So nao sei porque algumas cameras nao tem iso 100.
Definição de escala, as Fujis tem ISO 100, porém o ISO Base é 200. Significa dizer que a escala de ISO é toda baseada em 200.

Fuji usa ISO SOS.

SOS = Standard Output Sensivity

Canon, Nikon é Sony usam REI.

REI = Recomended Exposure Index

A diferença entre essas duas abordagens é que uma metodologia apresenta até 1/2 stop menos luminosidade para o ISO definido quando comparado ao REI, isso não é bom ou ruim, só uma abordagem. Já no REI não há regra, o valor é arbitrário e definido pelo fabricante.





Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #31 Online: 21 de Agosto de 2019, 11:40:56
Existe uma pequena variação entre as câmeras, não sei se é algo referente ao sensor mais processador, ou oq seja, mas mesmo em estúdio eu vejo isso sempre (durante os workshop que dou o pessoal trabalha com diversos modelos de câmeras), e não é de FF pra Crop, as vezes de Crop pra Crop e FF pra FF,  da mesma marca ou marcas diferentes... na mesma fotometria todos fotografando no mesmo cenário com luz controlada algumas ficam subexpostas outras superexpostas...

Outra coisa, o certo de fazer o comparativo seria fotografar a mesma cena no mesmo corte de imagem pra ter uma ideia real, eu fotografei muitos anos palco, cenas abertas exigem exposições diferente de cenas fechadas, por mais que a "fotometria" seja a mesma... (não estou dizendo que ai sim vai ficar igual, pode ser que sim ou não, como mencionei anteriormente, mas ai seria um comparativo mais "certo")...

Talvez (e isso seja um chute meu ) o fotômetro de cada modelo de câmera - mesmo entre aquelas do mesmo fabricante - tenha alguma pequena variação do cinza médio. Por exemplo,  há modelos cujo o cinza médio é 11%, outros 23%, etc. Embora as fabricantes digam que a maioria dos fotômetros internos sejam regulados com padrão cinza médio 18%, creio que pequanas variações (algo entre 12 a 23%) tenham influência direta na fotometria, assim se uma câmera tem cinza 18% e outra cinza 22% em seu fotômetro, fotos tiradas com as mesmas lentes, as mesmas configurações de ISO, abertura e velocidade, com o mesmo enquadramento e iluminação, podem apresentar pequenas diferenças de exposição. É o que eu penso e talvez tenha alguma influência, mas é uma teoria da minha cabeça, pode ser que eu esteja enganado... rs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #32 Online: 21 de Agosto de 2019, 11:46:37
Outro detalhe que influencia na exposição (e no ruído) seria o tamanho do sensor e a relação de luz captada. O F-Stop é a abertura máxima da lente (ex: 50MM 1.8 ) e o T-Stop é a transmissão real de luz que chega até o sensor. Por exemplo, uma lente com abertura 1.8, oficialmente registrada, tem F-Stop de 2.1, que é a quantidade efetiva de luz que chega até o sensor.

Além disso, num sensor APSC existe um corte no tamanho do sensor em relação ao sensor Fullframe. O fator de corte, que é o fator de diminuição do sensor APSC em relação ao sensor Fullframe, também entra na conta da abertura da objetiva. Assim, uma lente 1.8 de abertura , teoricamente, refere-se a abertura máxima usada num sensor Fullframe. Num sensor APSC, também se usa o fator de corte. Por exemplo, numa Canon APSC o fator de corte é 1.6, então uma lente com abertura 1.8 , terá na verdade a abertura 2.8 - que é a taxa de abertura efetiva que chega até o sensor (1.8 x 1.6 )


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 21 de Agosto de 2019, 11:55:25
Definição de escala, as Fujis tem ISO 100, porém o ISO Base é 200. Significa dizer que a escala de ISO é toda baseada em 200.

Fuji usa ISO SOS.

SOS = Standard Output Sensivity

Canon, Nikon é Sony usam REI.

REI = Recomended Exposure Index

A diferença entre essas duas abordagens é que uma metodologia apresenta até 1/2 stop menos luminosidade para o ISO definido quando comparado ao REI, isso não é bom ou ruim, só uma abordagem. Já no REI não há regra, o valor é arbitrário e definido pelo fabricante.





Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

 :ok: Obrigado Cfcsosa


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 21 de Agosto de 2019, 11:56:30
Acho que li em algum lugar que seria uma questão (no caso da Fuji) das altas luzes... Não me recordo o termo exato usado, mas por exemplo, na Canon quando vc deixa ativado o Tom de Destaque (não recordo se o termo é esse mesmo) a câmera deixa de ter disponível o ISO 100, partindo apenas do ISO 200, como acontece na Fuji por padrão.
:ok: lopescardoso
« Última modificação: 21 de Agosto de 2019, 11:57:02 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 21 de Agosto de 2019, 12:11:32
Galera, tava ficando nervoso quando o pessoal começou a falar que cada fabricante define seu ISO. No caso, o ISO é "a" ISO 2720:1974. É uma norma, que serve (ou deveria servir) justamente pra definir pra toda a indústria o que é ISO.
https://www.iso.org/standard/7690.html?browse=tc

Com o advento da foto digital, apareceu também a ISO 12232, que fala de aspectos relativos a esta tecnologia.

O problema são os fabricantes não aderirem, o que permitiria melhor base de comparação.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 21 de Agosto de 2019, 12:18:58
Galera, tava ficando nervoso quando o pessoal começou a falar que cada fabricante define seu ISO. No caso, o ISO é "a" ISO 2720:1974. É uma norma, que serve (ou deveria servir) justamente pra definir pra toda a indústria o que é ISO.
https://www.iso.org/standard/7690.html?browse=tc

Com o advento da foto digital, apareceu também a ISO 12232, que fala de aspectos relativos a esta tecnologia.

O problema são os fabricantes não aderirem, o que permitiria melhor base de comparação.
No frigir dos ovos é exatamente isso, cada fabricante define o seu dentro de uma margem e de acordo com o "Standard" escolhido.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #37 Online: 22 de Agosto de 2019, 08:37:14
Outro detalhe que influencia na exposição (e no ruído) seria o tamanho do sensor e a relação de luz captada. O F-Stop é a abertura máxima da lente (ex: 50MM 1.8 ) e o T-Stop é a transmissão real de luz que chega até o sensor. Por exemplo, uma lente com abertura 1.8, oficialmente registrada, tem F-Stop de 2.1, que é a quantidade efetiva de luz que chega até o sensor.

Além disso, num sensor APSC existe um corte no tamanho do sensor em relação ao sensor Fullframe. O fator de corte, que é o fator de diminuição do sensor APSC em relação ao sensor Fullframe, também entra na conta da abertura da objetiva. Assim, uma lente 1.8 de abertura , teoricamente, refere-se a abertura máxima usada num sensor Fullframe. Num sensor APSC, também se usa o fator de corte. Por exemplo, numa Canon APSC o fator de corte é 1.6, então uma lente com abertura 1.8 , terá na verdade a abertura 2.8 - que é a taxa de abertura efetiva que chega até o sensor (1.8 x 1.6 )


Exatamente, não tem absolutamente nada a ver com o tamanho do sensor ou do filme.

Com filme, por exemplo, existem câmeras de médio formato que podem fazer fotos em multipos formatos. Tenho uma que faz 6x9, 6x6 ou 6x4.5 dependendo se usa ou não uma máscara (um crop) sobre o filme. A exposição é rigorosamente a mesma, independente da área exposta.

Já fiz uma brincadeira com uma A7 fazendo uma máscara de plastico fino preto do tamanho de um sensor 4/3 e o comportamento foi exatamente o mesmo, sem alteração.

O que acontece é justamente como o Lucas disse, O ISO 100 de uma não necessariamente é igual ao ISO 100 de outra, pode ser um 120 por exemplo. Também tem o problema que o T-stop pode ser razoavelmente diferente do F-stop. Some tudo e a charada está resolvida.

Vocês dois estão falando coisas completamente diferentes.
E aí?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 22 de Agosto de 2019, 10:20:53
Vocês dois estão falando coisas completamente diferentes.
E aí?


E ai, que eu quero que alguem  prove que a exposição muda quando se usa uma máscara, porque então estou com um fenômeno inexplicável acontecendo. O fator de crop influencia no DOF, isso sim.

Outra coisa, quando se usa uma lente full frame em uma APS a exposicao continua a mesma. Fiz uma porrada de testes com a 5D e com a 450D com a 17-40L, em modo manual.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2019, 10:37:28 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 22 de Agosto de 2019, 10:37:09

E ai, que eu quero que alguem  prove que a exposição muda quando se usa uma máscara, porque então estou com um fenômeno inexplicável acontecendo. O fator de crop influencia no DOF, isso sim.
Também não influencia no DOF.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 22 de Agosto de 2019, 10:39:20
Também não influencia no DOF.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Na percepção ?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 22 de Agosto de 2019, 10:53:54
Na percepção ?
Aí sim, mas assim como não varia a luz, não varia o DOF, apenas muda a perspectiva.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 22 de Agosto de 2019, 11:07:45
Sim, exatamente !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 22 de Agosto de 2019, 11:10:30
Aí sim, mas assim como não varia a luz, não varia o DOF, apenas muda a perspectiva.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

O DOF muda sim e é facilmente calculado.
Quem duvidar pode acessar qualquer calculadora de DOF online ou no celular e testar por conta própria.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #44 Online: 22 de Agosto de 2019, 12:15:02
Opa opa opa.... que a treta ta boa hoje.
Vamos lá... quem dá mais?