Autor Tópico: A injusta comparação de ISO alto entre CROP e FF  (Lida 20724 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #45 Online: 22 de Agosto de 2019, 12:17:44
Já discutimos essa questão do DOF umas 10 vezes e tem gente que teima ainda :doh: :aua:

Mas vou botar lenha na fogueira pra bugar a cabeça desse povo:
O DOF de uma lente 35mm f2, de uma 50mm f/2, de uma 100mm f2 é exatamente o mesmo em uma mesma magnificação (enquadramento)! :assobi:


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #46 Online: 22 de Agosto de 2019, 12:22:58
Vou dar o meu tostão de sabedoria (#SQN).

Acredito que o DOF só mude se vc mudar a distância do modelo à câmera...
To querendo dizer que, com uma camera FF pra vc fazer uma foto de rosto inteiro com uma 50mm o modelo tenha de estar a 1m do sensor da camera.... Numa crop pra ter exatamente o mesmo enquadramento o modelo terá de estar a 1,6m do sensor da camera (1,6m supondo o fator de crop da Canon). Nesse caso, pra ter exatamente o mesmo enquadramento vc vai mudar a distância do assunto ao sensor da camera, portanto a Profundidade de Campo evidentemente vai mudar porque você mudou o assunto de posição... óbvio.

Mas se vc NÃO mudar o assunto de posição e ele continuar a 1m do sensor da camera cropada, o enquadramento vai ficar muito mais cortado, mas não se mudou distância nenhuma com a mesma lente.... pq deveria mudar a profundidade de campo?


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #47 Online: 22 de Agosto de 2019, 12:25:05
Já discutimos essa questão do DOF umas 10 vezes e tem gente que teima ainda :doh: :aua:

Mas vou botar lenha na fogueira pra bugar a cabeça desse povo:
O DOF de uma lente 35mm f2, de uma 50mm f/2, de uma 100mm f2 é exatamente o mesmo em uma mesma magnificação (enquadramento)! :assobi:

Então... mas é assim que eu imagino mesmo... o exemplo que dei estaria correto então, certo?

Desculpem perguntar sobre isso, mas não vi os tantos de vezes que isso foi discutido aqui


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #48 Online: 22 de Agosto de 2019, 12:27:54
Já prevejo a pancadaria com todo mundo falando a mesma coisa de forma diferente.  :fight:


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #49 Online: 22 de Agosto de 2019, 12:28:32
Já prevejo a pancadaria com todo mundo falando a mesma coisa de forma diferente.  :fight:

Adóóóóóórooooo!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 22 de Agosto de 2019, 12:37:09
Já prevejo a pancadaria com todo mundo falando a mesma coisa de forma diferente.  :fight:
Kkkk por isso que não vou mais responder, me recuso!

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 22 de Agosto de 2019, 13:07:58
Já discutimos essa questão do DOF umas 10 vezes e tem gente que teima ainda :doh: :aua:

Mas vou botar lenha na fogueira pra bugar a cabeça desse povo:
O DOF de uma lente 35mm f2, de uma 50mm f/2, de uma 100mm f2 é exatamente o mesmo em uma mesma magnificação (enquadramento)! :assobi:


Obviamente !
Bem, divirtam-se ai.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2019, 13:09:06 por AFShalders »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #52 Online: 22 de Agosto de 2019, 13:38:19
Enquanto o troço tava no âmbito do ISO a discussão até tava civilizada.
Mas quando metem o DoF no meio... Aí neguinho sacode as tranças e "chama na xincha".


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #53 Online: 22 de Agosto de 2019, 14:41:21
Enquanto o troço tava no âmbito do ISO a discussão até tava civilizada.
Mas quando metem o DoF no meio... Aí neguinho sacode as tranças e "chama na xincha".

E eu vou continuar sem resposta só pq ja tretaram 5 milhões de vezes e não quererm deixar eu participar da 5.000.0001ª treta. rsrs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 01 de Setembro de 2019, 13:15:10
Uma curiosidade sobre o exif mostrado quando se aponta o mouse sobre uma foto RAW no Windows, raramente é um número "redondo" por exemplo foto feita em ISO 2500 é mostrado como 2435 ou 2509 etc, mas na câmera e nas propriedades da foto fica sempre igual como foi selecionado na câmera.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 01 de Setembro de 2019, 13:39:19
Uma curiosidade sobre o exif mostrado quando se aponta o mouse sobre uma foto RAW no Windows, raramente é um número "redondo" por exemplo foto feita em ISO 2500 é mostrado como 2435 ou 2509 etc, mas na câmera e nas propriedades da foto fica sempre igual como foi selecionado na câmera.
:ok: Gabriel!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 17 de Outubro de 2019, 20:49:32

Exatamente, não tem absolutamente nada a ver com o tamanho do sensor ou do filme.

Com filme, por exemplo, existem câmeras de médio formato que podem fazer fotos em multipos formatos. Tenho uma que faz 6x9, 6x6 ou 6x4.5 dependendo se usa ou não uma máscara (um crop) sobre o filme. A exposição é rigorosamente a mesma, independente da área exposta.

Já fiz uma brincadeira com uma A7 fazendo uma máscara de plastico fino preto do tamanho de um sensor 4/3 e o comportamento foi exatamente o mesmo, sem alteração.

O que acontece é justamente como o Lucas disse, O ISO 100 de uma não necessariamente é igual ao ISO 100 de outra, pode ser um 120 por exemplo. Também tem o problema que o T-stop pode ser razoavelmente diferente do F-stop. Some tudo e a charada está resolvida.

não sei se concordo...  :ponder:

Uma cena pode ter partes escuras e claras em diferentes graus de luminosidade.
Eu frequentemente percebo mudanças de exposição quando visualizo uma cena com uma zoom aberta (24mm) e depois fecho (80mm) para eliminar o que não quero.
O que equivale a cropar a imagem.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 17 de Outubro de 2019, 20:54:49
não sei se concordo...  :ponder:

Uma cena pode ter partes escuras e claras em diferentes graus de luminosidade.
Eu frequentemente percebo mudanças de exposição quando visualizo uma cena com uma zoom aberta (24mm) e depois fecho (80mm) para eliminar o que não quero.
O que equivale a cropar a imagem.

Não há diferença em exposição, mas não esqueça que ao mudar o angulo (o que ocorre quando você faz o zoom) você está deslocando o ponto de interesse o que é diferente de cortar um pedaco da imagem que é o que acontece com uma camera aps-c.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 17 de Outubro de 2019, 21:47:37
Não há diferença em exposição, mas não esqueça que ao mudar o angulo (o que ocorre quando você faz o zoom) você está deslocando o ponto de interesse o que é diferente de cortar um pedaco da imagem que é o que acontece com uma camera aps-c.

Claro que há diferença da exposição Sosa... Eu verifico no fotômetro.
Se há uma luz extensa ou forte nas bordas e eu dou zoom, ela desaparece (ou diminui de extensão) e a luz media do quadro diminui.
Seria semelhante a eu usar uma FF e mudar para modo Crop.
A área total vai diminuir em quase 60% e a parte circundante cortada não vai influir na fotometria...
Se havia mais luz nessa parte cortada o fotômetro vai pedir mais exposição.

Claro que se a iluminação de todo o quadro for bem uniforme, não fará diferença entre o quadro inteiro e o quadro depois do zoom.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 17 de Outubro de 2019, 21:50:15
Claro que há diferença da exposição Sosa... Eu verifico no fotômetro.
Se há uma luz extensa ou forte nas bordas e eu dou zoom, ela desaparece (ou diminui de extensão) e a luz media do quadro diminui.
Seria semelhante a eu usar uma FF e mudar para modo Crop.
A área total vai diminuir em quase 60% e a parte circundante cortada não vai influir na fotometria...
Se havia mais luz nessa parte cortada o fotômetro vai pedir mais exposição.

Claro que se a iluminação de todo o quadro for bem uniforme, não fará diferença entre o quadro inteiro e o quadro depois do zoom.
Se voce usar o modo crop, você mantém a mesma fotometria de não usar para uma mesma distância focal.

50mm

Se voce usar modo crop vai pra 75mm

A fotometria deve ser igual nesse caso.

Se você faz um zoom pra 75mm ao inves de usar modo crop, aí sim pode haver mudanca de fotometria.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk