Autor Tópico: O filme acabou  (Lida 2814 vezes)

luizmarcelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
    • http://
Resposta #15 Online: 24 de Abril de 2005, 17:35:38
Eu achei excelente essa discussão.

Eu acho que a grande mudança está na revolução que os computadores estão trazendo para o mercado, na verdade para o nosso cotidiano. No caso da fotografia, acho que já foi bem explicado aqui. Deixa então eu citar mais um caso: sou engenheiro civil. Na área de cálculo estrutural existem diversos programas. Então muitos casos começam a surgir profissionais que conhecem do programa e passam a fazer projetos como se fossem engenheiros. Não acho errado um engenheiro utilizar o programa, muito pelo contrário. Mas acho muito errado um outro profissional fazer o papel do engenheiro utilizando o programa.

O mesmo ocorre no caso de projetos de instalações (tanto elétricas como hidráulicas). Em muitos escritórios existem os “CADistas”, que são os profissionais dos programas do tipo CAD. Pelo menos existe uma legislação que exige assinatura que um engenheiro. Em certos casos existe realmente apenas a assinatura.

Eu acho que o computador facilitou o trabalho em diversas áreas, mas não excluiu o bom profissional do mercado. Pelo contrário, apresentou a ele uma gama de ferramentas que pode tornar o seu trabalho ainda melhor.

Eu concordo que a digital veio para ficar. Acredito que não só a fotografia digital, mas sim uma era.

Fico por aqui.
Luiz Marcelo de C. Mesquita - Macaé-RJ
Iniciante, aspirante a amador.
Kodak EasyShare DX7590 + SD 512MB


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 24 de Abril de 2005, 18:40:54
Ao Charles:

Realmente as fotos com filme não são iguais às digitais. Em muitos aspectos são melhores. Mas esse melhor, Cgarles, não é produto do tipo de sensor (químicou ou eletrônico) e sim do ajuste da ótica ao sensor. Ainda temos cãmeras digitais que são adaptações de óticas para filmes, e até isso se resolver demorará.

Por exemplo: as lentes intercambiáveis são coisa necessária, mas, para que o espelho? Não seria possível uma câmera que trocasse de lentes sem ele, e com isso pudesse ter lentes com projeto parecido com os das rangefinders?

Acho que o formato digital verdadeiro ainda não chegou. Como alguém comparou em outra lista, é uma criança comparada a alguém de meia idade. Contudo a criança já é mais versátil e pratica, e no cômputo geral é preferível.

Quanto ao macaco, coloque uma EOS de filme em modo automático e dê para o macaco que ele também acerta. No fundo somos macacos, o Darwin já disse -risos.

 


Surtão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://surtao.fotopic.net
Resposta #17 Online: 25 de Abril de 2005, 02:37:04
Achei muito legal essa discussão e queria participar também !
Quanto à digital , veio pra ficar e ponto.
Mas eu vou falar um pouco de mercado, trabalho com manutenção em áudio profissional e posso dizer que curiosos e fuçadores em eletrônica não faltam, e isso já me atrapalhou um pouco.
Porém, o mercado é seletivo e o que aconteceu foi que, depois de bater cabeça, quem quer e pode pagar por um serviço de qualidade não vai abrir mão disso.
Hoje, não venço a quantidade de serviço e adoro essa concorrência dos fuçadores : Cada bom cliente que cai na mão deles será um provável cliente meu ou de outro profissional sério em breve.
Espero que entendam o que quero dizer, toda mudança gera outras e todos vamos nos adaptando, o mercado também e isso leva um tempo.
Acho que o bom profissional, que souber se adaptar às mudanças, terá sempre uma vantagem importantíssima : a confiança dos melhores clientes (e provavelmente poderá cobrar mais do que cobrava antes).
Em fotografia , eu sou só um amador apaixonado, mas acho que isso se aplica da mesma maneira.
O que vcs acham ?

Abraços,
Surtão......
Maurício Mourad
Pirassununga-SP - Brasil

Canon S-45 + CF 512 + lentes close-up + difusor p/ flash + mini tripé

http://surtao.fotopic.net
http://olhares.com/surtao