Autor Tópico: Proteção de imagens.  (Lida 2995 vezes)

Hilo Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 23 de Abril de 2005, 13:53:13
Olá pessoal, aproveitando este espaço gostaria de fazer uma pergunta pois sou iniciante na fotografia digital. Como posso proteger as minhas imagens contra uso não autorizado, e como fazê-lo ?
Desde já obrigado.
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2005, 14:45:09
Existem meios, como a marca d'água ou mais simples como logo na foto, particularmente acho todos ineficazes. O mais garantido é publicar a foto em um tamanho suficientemente bom para visualização porém que impeça o uso comercial (ninguém vai fazer um outdoor ou página de revista a partir de uma imagem 640x480 72dpi), caso a imagem, ainda assim, tenha seu "unauthorized use", processo neles.
« Última modificação: 23 de Abril de 2005, 14:47:12 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2005, 14:48:25
Eu ja vi caso de foto 640x480 q o cara fez outdoor sim .. oq q ele fez: impremiu a foto, revelou no caso, tamanho pequeno, depois scaneou com resolução no talo ...

claro q teve perda de qualidade .. mas pra outdoor, acho q isso não conta muito ...

o jeito eficaz de provar autoria tb é vc retirar, por exemplo, 1 cm de cada lado da foto e publica-lá ... quando vc for provar sua autoria, vc terá o restante da foto ... 1 cm de cada lado , por exemplo q completa a foto ...

não sei se valeria, mas é uma maneira de provar q a foto é sua mesmo né, mas impedir q seja usada é muito dificil .. tem artemanha pra tudo ...
« Última modificação: 23 de Abril de 2005, 14:49:08 por Matheus »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2005, 14:51:25
Sem dúvida, é um jeito interessante (e acredito eu, bem eficaz) de provar a autoria da imagem numa câmera que não provém RAW.

Já quanto ao uso, tanto melhor que seja não-autorizado, em geral ele sai bem mais caro que se tivessem os direitos comprados.

As indenizações são sempre proporcionais aos prejuízos causados e lucros auferidos, uma foto usada em site pessoal não rende nada (ou quase nada), mas um outdoor porém (especialmente se for de alguma empresa sólida) pode render muito.
« Última modificação: 23 de Abril de 2005, 14:53:20 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2005, 15:02:09
Agente tem é q torçer pra uma revista grande dessas, de venda alta, tipo Veja, Isto É, dá uma vacilada e publicar foto nossa .. heheh

aí deve render uma grana boa ...


Hilo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2005, 20:22:05
Desculpe a minha ignorância, mas como é que faço para cortar os tais centímetros na foto ?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2005, 20:28:44
Qualquer programa de edição e um cut n' paste, ou crop, na dúvida pegue o Jasc Paint Shop Pro ou Adobe Photoshop e um guia ou tutorial, não é nada complicado.
Nikon/Panasonic Gear


Gabão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
    • http://completos.orgfree.com/
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2005, 20:36:10
eu sempre uso assinatura na img mas isso é apagado facil, pra publicar na net publico no maximo 800x533 depois de dar um crop para deixar 3:2 ai a foto original sem o crop só eu tenho podendo provar que ela é minha
« Última modificação: 23 de Abril de 2005, 20:42:46 por Gabão »
Gabriel Cavedon aka P.H.OT.O.M.A.T.I.C
Bragança Paulista/SP
Casio EX-Z3
Minhas Fotos :
DeviantART|FlickR|Olhares|Fotolog


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2005, 20:47:02
Citar
Existem meios, como a marca d'água ou mais simples como logo na foto, particularmente acho todos ineficazes. O mais garantido é publicar a foto em um tamanho suficientemente bom para visualização porém que impeça o uso comercial (ninguém vai fazer um outdoor ou página de revista a partir de uma imagem 640x480 72dpi), caso a imagem, ainda assim, tenha seu "unauthorized use", processo neles.
Concordo, nenhum meio é eficiente. Mesmo naqueles sites que não permitem que vc salve a foto pro seu computador, basta apertar o print screen e colar no Photoshop.

Essa é uma das razões porque eu não coloco minhas fotos na net em tamanhos acima de 600 px.


Gabão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
    • http://completos.orgfree.com/
Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2005, 20:58:23
fly nem assim é eficiente pq a maioria desses ladrões de fotos é o pessoal do fotolog que não tem o que postar e pegam fotos dos outros e não dão creditos e como lá as fotos ficam em 500x375 mesmo a gente colocando em qualidade baixa eles roubam, eu já desativei uns 3 fotologs com fotos minhas roubadas, enquanto a gente busca um bom anguylo e momento para fazer uma bela foto eles buscam, nossas boas fotos para roubar e postar nos seus flogs :(
Gabriel Cavedon aka P.H.OT.O.M.A.T.I.C
Bragança Paulista/SP
Casio EX-Z3
Minhas Fotos :
DeviantART|FlickR|Olhares|Fotolog


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2005, 21:12:56
É uma faca de dois gumes!
Se não quiser ser "roubado", "assaltado" não saia de casa. Simples!
Agora se quiser mostrar suas fotos na net, vc corre esse risco!
Tudo tem seus prós e contras! qquer coisa ajuda, resolução menor, marca d'água, e por ai vai.

Se vc tiver um website próprio, procure utilizar um daqueles recursos que inibe clicar com o botão direto. Abre uma janela de aviso, com a informação que vc quer. Escreva seu "disclaimer" lá, informando que as fotos são suas, e que você poderá considerar um pedido para utilização mediante solicitação da pessoa via email.
Isso facilmente pode ser "contornado" selecionando EXIBIR CÓDIGO FONTE no browser, mas já é mais uma medida.

Meus .02 centavos!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2005, 21:37:10
Acho que esse é um caso típico de círculos de proteção.

Se você posta imagens pequenas, normalmente as minhas não têm mais de 600 pixels de lado, coloca marca d'água, começa a dar muito trabalho usar a foto. Com esses procedimentos simples, cerca de 99% dos aproveitadores ficam de fora. Apagar marca d'água, se ela é colocada em locais críticos da foto e a foto está em baixa resolução, não é fácil.

Ivan

 


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2005, 21:43:36
Citar
fly nem assim é eficiente pq a maioria desses ladrões de fotos é o pessoal do fotolog que não tem o que postar e pegam fotos dos outros e não dão creditos e como lá as fotos ficam em 500x375 mesmo a gente colocando em qualidade baixa eles roubam, eu já desativei uns 3 fotologs com fotos minhas roubadas, enquanto a gente busca um bom anguylo e momento para fazer uma bela foto eles buscam, nossas boas fotos para roubar e postar nos seus flogs :(
Realmente, isso pode acontecer... já tive uma vez umas fotos roubadas pra colocar num site escrito tudo em japones... não faço idéia sobre o que era o site. Eu reclamei e ele acabou tirando as fotos, mas nunca respondeu nenhum email.

Mas pelo menos com um tamanho maximo de 600 px já dificulta um uso em algum site mais "sério" ou mesmo em algum uso pra impressão.


Hilo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2005, 23:44:20
:huh: Caramba...
O negócio é complexo ! as dicas que vocês me deram já constituem informações suficientes para sanar essa minha dúvida. Tentarei juntar todas elas.
Obrigado.


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2005, 01:09:29
Depois de um caso que aconteceu comigo eu apelei, comecei a por uma assinatura como a Benetton coloca o logotipo verde dela nos seus anúncios. No mínimo vai ser mais complicado o ladrãozinho usar a ferramenta carimbo..
Quem se interessar em ver como ficou visite meu Flickr!


Essa técnica de recortar um pouco das laterias é bacana viu, nao tinha pensado nisso antes...
« Última modificação: 24 de Abril de 2005, 01:12:12 por Bruno Lourenço »