Autor Tópico: Tambor de Zoom Se Move Sozinho Canon 24-105mm  (Lida 4159 vezes)

leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 01 de Setembro de 2019, 12:30:17

Recentemente comprei uma lente canon 24-105mm versão I e notei que o tambor de zoom se move sozinho quando em coloco-a muito inclinada. Não chega a ser um problema quando estou com a camera na mão, mas quando uso o tripé para fotografar o céu, por exemplo, o tambor vai se movendo vagarosamente.

Isto é um problema inerente desta lente ou talvez seja um problema da minha cópia?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2019, 22:26:18
Eu nunca vi de perto uma lente desse modelo, então não sei dizer, mas isso é meio que comum em lentes zoom um pouco mais pesadas.
Minha Tamron 17-50 isso acontecia, tanto que em 17mm (toda fechada) ela tinha uma trava pra ela não "sair" enquanto transportava a camera no ombro.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2019, 00:53:17
Recentemente comprei uma lente canon 24-105mm versão I e notei que o tambor de zoom se move sozinho quando em coloco-a muito inclinada. Não chega a ser um problema quando estou com a camera na mão, mas quando uso o tripé para fotografar o céu, por exemplo, o tambor vai se movendo vagarosamente.

Isto é um problema inerente desta lente ou talvez seja um problema da minha cópia?
É problema crônico da 24-105mm f/4L I.
Existem várias sugestões para isso, variando desde o uso de um simples o'ring, passando pelo uso do "Lensband" pra segurar o zoom ou então, uma mexida mais técnica (pra quem é corajoso). Também sofro desse mal e tô esperando chegar um Lensband pra ver se resolve, pois atrapalha bastante esse zoom mole.

Dá uma olhada:
https://photo.stackexchange.com/questions/109398/how-to-fix-zoom-creep-in-canon-ef-24-105mm-f-4l-is-usm-lens



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2020, 21:41:25
Fala galera!

Então, estou com o mesmo problema. Achei que era um problema da minha cópia, mas parece que não. Quando ela está na mão, tirando fotos normalmente, nem percebo. Mas, por exemplo, pra fazer produtos de um ângulo mais de cima pra baixo fica difícil.

Já pensei em mandar pra assistência, mas não sei se tem jeito ou mesmo se vale o preço. A minha é o primeiro modelo, que veio junto com a 5D Mark 3. Eu curto demais essa lente. Em f/8 ela é absurda.

Alguém conseguiu resolver com esses elásticos?
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2020, 23:33:48
Alguém conseguiu resolver com esses elásticos?

A maioria das lentes zoom que aumenta de tamanho vai sofrer com esse problema. O elástico resolve, sim. Até um elástico comum, do mais largo, resolve. Pode ter que dar duas voltas, mas resolve.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2020, 10:27:15
Um pedaço de câmara de ar de bicicleta ou moto, largura de 1~1,5cm, deve segurar.
Colocar na região do anel de zoom, metade na parte fixa da lente, e metade no próprio anel de zoom.

Eu fazia isso com a 28-135. Fica feio que é uma desgraça, mas pra fazer foto em tripé de cima pra baixo, geralmente resolve.

61xGcZY6dtL by Mike Castro, no Flickr


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2020, 14:26:39
A maioria das lentes zoom que aumenta de tamanho vai sofrer com esse problema. O elástico resolve, sim. Até um elástico comum, do mais largo, resolve. Pode ter que dar duas voltas, mas resolve.

Valeu, Felipe!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2020, 14:29:45
Um pedaço de câmara de ar de bicicleta ou moto, largura de 1~1,5cm, deve segurar.
Colocar na região do anel de zoom, metade na parte fixa da lente, e metade no próprio anel de zoom.

Eu fazia isso com a 28-135. Fica feio que é uma desgraça, mas pra fazer foto em tripé de cima pra baixo, geralmente resolve.

61xGcZY6dtL by Mike Castro, no Flickr

Ah, vou fazer isso com certeza. Um pedaço de câmara de ar parece ideal. Mas ficou uma dúvida: dá pra colocar e deixar? Tipo, como faz na hora que precisar usar o zoom? Basta afastar um pouco o elástico?

Desde já agradeço, galera.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2020, 21:11:57
Ah, vou fazer isso com certeza. Um pedaço de câmara de ar parece ideal. Mas ficou uma dúvida: dá pra colocar e deixar? Tipo, como faz na hora que precisar usar o zoom? Basta afastar um pouco o elástico?

Desde já agradeço, galera.

Vc arrasta tudo junto. Se agarrar com um pouco de força, a borracha vai ficar fixa no anel, mas vai escorregar no corpo da lente.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2020, 22:53:30
Vc arrasta tudo junto. Se agarrar com um pouco de força, a borracha vai ficar fixa no anel, mas vai escorregar no corpo da lente.

Pode crer, Felipe, saquei! Depois vi alguns vídeos e, realmente como falado aqui, acontece em várias lentes que têm essa característica.

Valeu!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2020, 23:48:35
Pode crer, Felipe, saquei! Depois vi alguns vídeos e, realmente como falado aqui, acontece em várias lentes que têm essa característica.

Valeu!
Pode acontecer sim. Engraçado que eu já trabalhei no mínimo umas 20 vezes com essa lente na 6D mark 1 e era alugada, nunca me deu esse problema, porém já li alguns relatos do tambor de zoom "cair" digamos assim. Pode parecer estranho, mas acho que depende tem cópia que faz isso e cópia que não faz.Gosto de algumas lentes da Tamron e Sigma ter um botão de trava pra evitar essa situação.

Gosto bastante dessa 24-105 F4L, acho ela uma lente faz-tudo pra Fullframe, quando trabalhava em eventos pra outros fotógrafos e usava ela, usava 1 stop fechado - 5.6 - e as fotos saiam direto da camera com uma qualidade muito boa, ela nunca me deixou na mão em nenhuma situação. PRa mim os únicos contras dessa lente seria a questão do tambor, e uma certa distorção exagerada em 24mm nas bordas no fullframe, nesse caso pra quem fotografa arquitetura , por exemplo, há opções melhores como a 17-40 ou a 24MM 1.4L II que é uma lente cara, mas não tem essa distorção tão exagerada.

Embora essa distorção seja perfeitamente usável em fotos, na pós-produção, pra vídeos pode ser complicado arrumar essas distorções em software de edição. Mas no geral é uma lente muito honesta que entrega uma qualidade de imagem muito boa, mesmo em abertura máxima.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2020, 13:47:47
Pode acontecer sim. Engraçado que eu já trabalhei no mínimo umas 20 vezes com essa lente na 6D mark 1 e era alugada, nunca me deu esse problema, porém já li alguns relatos do tambor de zoom "cair" digamos assim. Pode parecer estranho, mas acho que depende tem cópia que faz isso e cópia que não faz.Gosto de algumas lentes da Tamron e Sigma ter um botão de trava pra evitar essa situação.

Gosto bastante dessa 24-105 F4L, acho ela uma lente faz-tudo pra Fullframe, quando trabalhava em eventos pra outros fotógrafos e usava ela, usava 1 stop fechado - 5.6 - e as fotos saiam direto da camera com uma qualidade muito boa, ela nunca me deixou na mão em nenhuma situação. PRa mim os únicos contras dessa lente seria a questão do tambor, e uma certa distorção exagerada em 24mm nas bordas no fullframe, nesse caso pra quem fotografa arquitetura , por exemplo, há opções melhores como a 17-40 ou a 24MM 1.4L II que é uma lente cara, mas não tem essa distorção tão exagerada.

Embora essa distorção seja perfeitamente usável em fotos, na pós-produção, pra vídeos pode ser complicado arrumar essas distorções em software de edição. Mas no geral é uma lente muito honesta que entrega uma qualidade de imagem muito boa, mesmo em abertura máxima.

Nossa, nem fala. Ela é de longe a lente que mais uso. É como vc falou: uma faz tudo. Basta fechar um pouco que a qualidade dela é excelente. Sim, tem esses problemas nas bordas: falta de nitidez, distorção e um pouco de aberração cromática (nossa falando assim parece que ela é terrível né kkkk). Mas como sabemos não existe equipamento parfeito.

Já fiz retratos com ela (em f/8 com flash é excelente), já fiz produtos, ambiente/arquitetura....cara eu já fiz até evento noturno com ela. Foram alguns shows em uma escola, com palco, apresentações, etc. Colocava o ISO em 3200 e pronto, tava ótimo.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2020, 14:23:28
Falando nessa 24-105mm lembrei de uma história  engraçada com Sebastião Salgado:

Sabemos que por ela ser zoom e por ser considerada "escura" (f/4.0), apesar de ser uma lente da clássica série L, ela é um tanto discriminada. Algo que nunca entendi. Arrisco dizer que é porque, quando estamos aprendendo fotografia, sempre ouvimos os mantras "lente zoom sempre tem menos qualidade do que fixa", "lente escura é pior do que lente clara", etc.

Então, passeando pelo YouTube encontrei uma pérola: um vídeo onde um fotógrafo encontra Sebastião Salgado e sua pequena equipe, se preparando com equipamento pra sair em uma sessão. Não diz o ano nem a cidade, mas parece alguma cidade do interior de Minas (não sei). Parece também que ele devia estar em algum projeto fotográfico de um de seus livros. O fato é que o cara que postou o vídeo começou a filmar estava meio nervoso (compreensível por estar frente a frente de um dos maiores fotógrafos do mundo). Sebastião, bem tímido mas extremamente humilde e solícito, atende todo mundo, mostra seu equipamento (uma Canon 1Dx entre outros), compara seu tripé com o tripé de uma outra fotógrafa e até tira fotos com os curiosos fãs.
Então, o cara do vídeo, meio nervoso, pede pra ver a 1dX que está com uma 24-105mm. Sebastião prontamente entrega pra ele. Ele examina e fala "olha ai, uma 24-105mm. COM uma 24-105mm" como quem diz "olha isso, um ícone usando uma 24-105mm." kkkkkk

Sebastião diz na hora "essa lente é fabulosa!" E o cara fica olhando pra ele e dizendo "é fabulosa...?" hahahahaha meio surpreso.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2020, 17:17:10
Nossa, nem fala. Ela é de longe a lente que mais uso. É como vc falou: uma faz tudo. Basta fechar um pouco que a qualidade dela é excelente. Sim, tem esses problemas nas bordas: falta de nitidez, distorção e um pouco de aberração cromática (nossa falando assim parece que ela é terrível né kkkk). Mas como sabemos não existe equipamento parfeito.

Já fiz retratos com ela (em f/8 com flash é excelente), já fiz produtos, ambiente/arquitetura....cara eu já fiz até evento noturno com ela. Foram alguns shows em uma escola, com palco, apresentações, etc. Colocava o ISO em 3200 e pronto, tava ótimo.

Sim , concordo totalmente com você. Já vi muito fotógrafo criticando ela , mas pra mim é uma lente faz tudo, eventos, produtos, arquitetura, casamentos, ensaios , fotografia de rua, ela serve pra quase tudo na fotografia. Eu acho que pro meu gosto em 5.6 ela já fica excelente. Mas o que eu gosto nela é a construção, acho uma lente muito honesta e bem construída. Se for analisar de fato, a qualidade dela mais fechada é bem próxima de algumas fixas. Eu acho que quem tem uma 24-105 F4L de primeira ou segunda geração, só precisa de uma segunda lente se precisar de maior luminosidade (2.8, 1.4) ou se precisar de algo muito específico. Pro uso do dia-a-dia, ter apenas uma dessas já resolve 90% dos problemas.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2020, 17:20:31
Falando nessa 24-105mm lembrei de uma história  engraçada com Sebastião Salgado:

Sabemos que por ela ser zoom e por ser considerada "escura" (f/4.0), apesar de ser uma lente da clássica série L, ela é um tanto discriminada. Algo que nunca entendi. Arrisco dizer que é porque, quando estamos aprendendo fotografia, sempre ouvimos os mantras "lente zoom sempre tem menos qualidade do que fixa", "lente escura é pior do que lente clara", etc.

Então, passeando pelo YouTube encontrei uma pérola: um vídeo onde um fotógrafo encontra Sebastião Salgado e sua pequena equipe, se preparando com equipamento pra sair em uma sessão. Não diz o ano nem a cidade, mas parece alguma cidade do interior de Minas (não sei). Parece também que ele devia estar em algum projeto fotográfico de um de seus livros. O fato é que o cara que postou o vídeo começou a filmar estava meio nervoso (compreensível por estar frente a frente de um dos maiores fotógrafos do mundo). Sebastião, bem tímido mas extremamente humilde e solícito, atende todo mundo, mostra seu equipamento (uma Canon 1Dx entre outros), compara seu tripé com o tripé de uma outra fotógrafa e até tira fotos com os curiosos fãs.
Então, o cara do vídeo, meio nervoso, pede pra ver a 1dX que está com uma 24-105mm. Sebastião prontamente entrega pra ele. Ele examina e fala "olha ai, uma 24-105mm. COM uma 24-105mm" como quem diz "olha isso, um ícone usando uma 24-105mm." kkkkkk

Sebastião diz na hora "essa lente é fabulosa!" E o cara fica olhando pra ele e dizendo "é fabulosa...?" hahahahaha meio surpreso.

kkkkkkkkkkkk se um grande mestre da fotografia disse isso quem sou eu pra discordar, não é, mas tá cheio de youtubers e até muita gente no fórum dizendo que a 24-105 F4L não presta e que a 24-120 F4 da Nikon é melhor ou que a lente é muito escura, "soft nas bordas" e mais um tanto de besteiras que o povo esquece que o essencial é tirar boas fotos, fotos de impacto. Eu considero essa 24-105 F4L um dos melhores custo-benefício da Canon, junto com a  85MM 1.8 e a 100MM 2.8 macro, lentes já antigas, mas excelentes.