A Nikon tem pisado na bola não é novidade.
Não só aqui no Brasil.
Eu espero que haja um retorno à realidade e ela resolva abrir mais as peças para terceiros.
Se isso ocorrer nos EUA ou na China já melhora muito.
Mesmo hoje com ela fora do país vejo muita gente corrigindo as câmeras.
Como sempre ocorreu antes, há muito terceiro fazendo serviços. E qq coisa mais séria eu envio para um reparador conceituado em SP.
Quanto à Sony, eu nunca tive boas experiências.
Todas as vezes que precisei de Ass técnica em produto Sony foi um problema.
Até em coisas pequenas que qualquer outra marca teria resolvido fácil.
Mas a Sony sempre complicava.
Resultado: Nunca mais comprei nada da marca.
Se é para ter dor de cabeça, eu prefiro ter com outra empresa que me atenda melhor.
Não tenho nada da Sony mais. Nem som. TV lcd nem pensar.
Quebrou pode jogar no lixo e comprar outra porque a peça vai ser tão cara que os reparadores tem vergonha de lhe falar o orçamento.
Isto posto, eu não migraria para Sony baseado nas minhas experiências.
A Nikon fechou? Beleza, vou para Canon, Fuji, Tecpix, etc, mas Sony não.
Eu também não tive experiências boas com produtos Sony no passado, fiquei mais de 10 anos sem ter um produto da marca até comprar a a7III, em 2018.
Confesso que fiquei preocupado, justamente pela marca não ter bom histórico de assistência no Brasil. Pode ser que eu tenha dado sorte, mas a minha máquina nunca teve qualquer problema e a única vez que liguei para pedir informações para lá fui muito bem atendido.
Nunca tive problemas com a Canon também e já estou na quarta DSLR deles, além de ter 6 lentes da marca e uma impressora fotográfica.
Na sigma tive mais problemas, cheguei a ter três lentes da marca, uma 24-70mm 2.8 troquei, sem problemas com o fornecedor, depois vendi. A 18-35mm para APS-C tenho até hoje, lente impecável. Já a minha 150-600mm C teve alguns problemas mais sérios e boa parte das assistências técnicas que pesquisei (em SC, PR e SP) não mexe com a marca por não ter ferramentas e/ou peças. O resultado é que estou me desfazendo da lente e não pretendo comprar outra da marca por hora.