Autor Tópico: A7 III e A7R III com muitos relatos de problemas nos obturadores mecânicos  (Lida 16630 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #75 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 00:29:39
Entendimento errado, DSLRs são feitas pra durar menos que mirrorless, elas tem mais partes móveis e propensas a dar problema. Isso é puramente sorte, sua T2i é projetada pra pouquíssimos clicks.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Mesmo assim, se você trocar o obturador, ela tem mais vida útil. Se o obturador é físico, uma DSLR e uma Mirrorless empatam kkkk


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #76 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 11:30:56
Mesmo assim, se você trocar o obturador, ela tem mais vida útil. Se o obturador é físico, uma DSLR e uma Mirrorless empatam kkkk

O ciclo da DSLR é mais rigoroso que os da ML, porque envolve mais partes. Além disso, o sensor da ML estando sempre exposto o momento do click é só um fecha e abre, sem a última fechada que as DSLR dá.

Canon 5D MK III - Sony A7III


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #77 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 11:55:37
É só o inverso da DSLR a cada fechada e abertura. E sim, o obturador eletrônico conta. Creio que a cada novo número de arquivo criado conte (mas quando é RAW+JPEG conta uma vez só).

São dois ciclos a cada disparo das ML contra um ciclo das DSLR. A câmera conta somente o número de disparos, mas a atuação mecânica é diferente nos dois casos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #78 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 11:56:21
Mesmo usando modo eletrônico o obturador pode se desgastar? Eu pensava que quando ele é usado era a mesma coisa que filmar.. Eu via vantagem nele para fazer time lapse e empilhamento sem peso na consistência.  :hysterical: :hysterical:

Fora que a câmera treme menos no tripé!  :ok:


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #79 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 13:59:26
 :o
São dois ciclos a cada disparo das ML contra um ciclo das DSLR. A câmera conta somente o número de disparos, mas a atuação mecânica é diferente nos dois casos.

A minha 5dIII, 70D e 6D (essas duas não tenho mais) têm duas cortinas para o sensor a de cima e a debaixo: Sobe espelho, desce uma cortina, expondo o sensor, depois sobe outra (2ª cortina), completando a captura da imagem. Terminado isso, a primeira cortina volta para a posição inicial. Que eu saiba, todas as DSLRs operam assim.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2020, 14:00:11 por rdmello76 »
Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #80 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 14:35:09
Na dslr a cortina de baixo fica fechando o sensor, por isso ela desce e depois "cai" a cortina de cima.

Em seguida, imagino que a cortina debaixo suba novamente para deixar o sensor fechado.

Nas ML não faço ideia como é, uma vez que o sensor já está "aberto".
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2020, 14:35:31 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #81 Online: 13 de Fevereiro de 2020, 15:27:45
Nas ML não faço ideia como é, uma vez que o sensor já está "aberto".
Vá para aproximadamente 2:10 do vídeo e comece a assistir. Mostra o funcionamento do obturador da Sony A7III.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #82 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 10:24:36
Vá para aproximadamente 2:10 do vídeo e comece a assistir. Mostra o funcionamento do obturador da Sony A7III.


Bem parecido com as DSLRs, duas cortinas também. Um ciclo para cada, a diferença basicamente é o espelho.
Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #83 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 11:47:51
Bem parecido com as DSLRs, duas cortinas também. Um ciclo para cada, a diferença basicamente é o espelho.

O obturador se move o dobro de vezes nas ML, a menos que use a primeira cortina eletrônica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #84 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 13:30:36
O obturador se move o dobro de vezes nas ML, a menos que use a primeira cortina eletrônica.

Na DSLR a primeira cortina está abaixada e levante, expondo o sensor, em seguida, a segunda sobe. Depois disso, o ciclo continua, porque as cortinas voltam às posições originais depois que o espelho baixa novamente, encontrei esse artigo que trata do tema:

Citar
Once the mirror is flipped upwards a small door will move from top to bottom exposing the sensor beneath. After that another door will fall down, covering up the entire sensor. This process can vary in time depending on the length of your shutter speed. Sometimes a shutter speed can be so fast that your camera sensor won’t be entirely exposed at any one time.

After the second door closes your mirror will fall back into place. The doors will then reset to their original positions underneath. This entire process from mirror up to mirror down is known as an actuation. A typical DSLR can withstand over 100,000 actuations in its lifetime.

https://www.premiumbeat.com/blog/how-camera-shutters-work/


Pelo que vi no vídeo é a mesma coisa, nesse mesmo artigo tem uma animação mostrando como funcionam as cortinas das ML também.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #85 Online: 14 de Fevereiro de 2020, 18:50:01
Na DSLR a primeira cortina está abaixada e levante, expondo o sensor, em seguida, a segunda sobe. Depois disso, o ciclo continua, porque as cortinas voltam às posições originais depois que o espelho baixa novamente, encontrei esse artigo que trata do tema:

https://www.premiumbeat.com/blog/how-camera-shutters-work/


Pelo que vi no vídeo é a mesma coisa, nesse mesmo artigo tem uma animação mostrando como funcionam as cortinas das ML também.
Muito bacana o link... Valeu...

Para quem tem preguiça de abrir o link segue os gifs animados
DSLR


Mirrorless


fonte: https://www.premiumbeat.com/blog/how-camera-shutters-work/
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2020, 18:51:07 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #86 Online: 24 de Fevereiro de 2020, 21:33:39
Tem um colega parceiro aqui em Sampa que vez ou outra trabalha comigo, ele tem uma 5D Mark2 com 450 mil cliques e ainda o obturador original, firme e forte, mas toda vez que ele vem trabalhar comigo fico pensando, acho que a hora dessa câmera esta chegando.

Ah Lindsay, esses nuneros dos fabricantes sao contagens medias, entao pode ser antes ou depois disso. E sobre a quantidade esses dias vi o Ednaldo da Rai Tai la de Brasilia, que vende equipos usados de alguns clientes, vendendo uma 5D mk II com 1.450.000 cliques sem nunca ter trocado, uma 5D III com 1.230.000 clicks. É arriscado esperar que chegue a isso? Claro! Mas chegam! Rsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 26 de Fevereiro de 2020, 13:28:35
Ah Lindsay, esses nuneros dos fabricantes sao contagens medias, entao pode ser antes ou depois disso. E sobre a quantidade esses dias vi o Ednaldo da Rai Tai la de Brasilia, que vende equipos usados de alguns clientes, vendendo uma 5D mk II com 1.450.000 cliques sem nunca ter trocado, uma 5D III com 1.230.000 clicks. É arriscado esperar que chegue a isso? Claro! Mas chegam! Rsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tem sites que fazem a contagem estatisticamente, acho que vc já viu, o caso de seu amigo não é isolado, existem varias câmeras pelo mundo que já chegaram a isso.

Agora kkkkkkkkkkkk outras coisas vão estragar antes do obturador... imagino que visualmente essas câmeras sejam uma feiura danada...
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 26 de Fevereiro de 2020, 13:52:26
Tem sites que fazem a contagem estatisticamente, acho que vc já viu, o caso de seu amigo não é isolado, existem varias câmeras pelo mundo que já chegaram a isso.

Agora kkkkkkkkkkkk outras coisas vão estragar antes do obturador... imagino que visualmente essas câmeras sejam uma feiura danada...
Devem estar brancas/prateadas kkkk


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 26 de Fevereiro de 2020, 15:32:16
A Nikon tem pisado na bola não é novidade.
Não só aqui no Brasil.
Eu espero que haja um retorno à realidade e ela resolva abrir mais as peças para terceiros.
Se isso ocorrer nos EUA ou na China já melhora muito.
Mesmo hoje com ela fora do país vejo muita gente corrigindo as câmeras.
Como sempre ocorreu antes, há muito terceiro fazendo serviços. E qq coisa mais séria eu envio para um reparador conceituado em SP.

Quanto à Sony, eu nunca tive boas experiências.
Todas as vezes que precisei de Ass técnica em produto Sony foi um problema.
Até em coisas pequenas que qualquer outra marca teria resolvido fácil.
Mas a Sony sempre complicava.
Resultado: Nunca mais comprei nada da marca.
Se é para ter dor de cabeça, eu prefiro ter com outra empresa que me atenda melhor.
Não tenho nada da Sony mais. Nem som. TV lcd nem pensar.
Quebrou pode jogar no lixo e comprar outra porque a peça vai ser tão cara que os reparadores tem vergonha de lhe falar o orçamento.

Isto posto, eu não migraria para Sony baseado nas minhas experiências.
A Nikon fechou? Beleza, vou para Canon, Fuji, Tecpix, etc, mas Sony não.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva