Autor Tópico: Ebay? Mercado Livre? BHPhotoVideo?  (Lida 3234 vezes)

senna153

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 04 de Setembro de 2019, 15:58:09
Fala pessoal! Tenho uma dúvida, na verdade, algumas.
Estou pensando em comprar algumas lentes de fora, mas estou com medo de ser taxado.
A que estou de olho é uma 35mm (AF-S) 1.8 da Nikon. Pelo Ebay ficaria mais ou menos uns 700,00 R$ mais ou menos. Os sites que pesquisei no Brasil estão cobrando mais de 1000,00 R$. E nas lojas da região que vendem a lente, pedem 950,00 R$. Então como sou iniciante, a minha dúvida é, se compensa importar lentes, ou é melhor comprar dentro do Brasil mesmo. E se eu comprasse umas 3 lentes diferentes, compensaria?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2019, 16:14:28
Eu já tive muito essa dúvida, e já me ferrei bastante sendo cobrado imposto que não esperava (foi quando a fiscalização começou a aumentar). Hoje em dia sou a favor de comprar localmente, pelo caráter social da coisa. Comprando do comércio local gera empregos, paga imposto, etc. Se tiver garantia, mais importante ainda.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2019, 16:43:58
O imposto cobrado caso seja taxado no ebay é 50% do valor declarado.
Numa lente se 700 reais vc vai pagar, em tese, 1050 reais.
Isso se eles aceitarem o preço e não majorarem o preço e sua compra mais imposto aumentar mais ainda.
Pela situação  que vc descreveu é mais vantagem comprar aqui.
Dependendo de onde vc comprar ainda leva uma garantia pra eventuais imprevistos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2019, 16:48:53
O imposto cobrado caso seja taxado no ebay é 50% do valor declarado.
Numa lente se 700 reais vc vai pagar, em tese, 1050 reais.
Isso se eles aceitarem o preço e não majorarem o preço e sua compra mais imposto aumentar mais ainda.
Pela situação  que vc descreveu é mais vantagem comprar aqui.
Dependendo de onde vc comprar ainda leva uma garantia pra eventuais imprevistos.


50% ?

A regra é clara, o imposto de importação é de 60%, some aí o ICMS do seu estado e eventuais taxas.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2019, 17:19:24
60%?
Que seja.
A última vez que comprei e fui taxado foi em 50% do valor estipulado da mercadoria.
Agora o que me surpreendeu foi que eles não aceitaram o valor declarado e estipularam um valor maior do que eu de fato paguei pela compra.
Como mesmo assim ainda ficou mais barato que se comprasse aqui, enfiei a viola no saco e deixei o dito pelo não dito.
Mas é isso então, faz as contas dos 60% a mais,  se mesmo assim valer a pena, compra no ebay.
Se não valer,  compra aqui.
A vantagem do ebay pra mim é achar mercadorias que não se acha aqui.


50% ?

A regra é clara, o imposto de importação é de 60%, some aí o ICMS do seu estado e eventuais taxas.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2019, 17:20:43 por peridapituba »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2019, 18:27:34
60%?
Que seja.
A última vez que comprei e fui taxado foi em 50% do valor estipulado da mercadoria.
Agora o que me surpreendeu foi que eles não aceitaram o valor declarado e estipularam um valor maior do que eu de fato paguei pela compra.
Como mesmo assim ainda ficou mais barato que se comprasse aqui, enfiei a viola no saco e deixei o dito pelo não dito.
Mas é isso então, faz as contas dos 60% a mais,  se mesmo assim valer a pena, compra no ebay.
Se não valer,  compra aqui.
A vantagem do ebay pra mim é achar mercadorias que não se acha aqui.


Aí que mora o perigo, a receita muitas vezes chuta o preço.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2019, 19:02:23
Só em complementação, o imposto é de 60% calculado sobre o valor da mercadoria + frete.

Também concordo que a grande vantagem de comprar no Ebay, Aliexpress, etc. é a vasta disponibilidade de produtos que não se acha aqui no Brasil.
Quantos aos valores, cada caso é um caso. Há situações em que não compensa comprar lá fora, pois a diferença final no preço será mínima. Em contrapartida, já comprei coisas que saíram menos da metade do preço praticado no mercado nacional.
Tem que calcular bem para não quebrar a cara, já que a tributação será praticamente certa na importação de lentes.

Abração a todos.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2019, 19:31:21
Claro, é verdade, mas tudo na vida tem um risco.
Se for para não correr este risco a gente nem olha pro ebay não é?


Aí que mora o perigo, a receita muitas vezes chuta o preço.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2019, 19:59:41
Eu já tive muito essa dúvida, e já me ferrei bastante sendo cobrado imposto que não esperava (foi quando a fiscalização começou a aumentar). Hoje em dia sou a favor de comprar localmente, pelo caráter social da coisa. Comprando do comércio local gera empregos, paga imposto, etc. Se tiver garantia, mais importante ainda.

 :clap: :clap: :clap:
 :ok:
X2
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2019, 07:55:28
Complementando... realmente o imposto de importação é de 60%.

A receita pode mesmo achar que o valor declarado não é o correto (e geralemente nunca é mesmo) e taxar em cima do preço que eles acham correto.

Ja aconteceu comigo de ser taxado e com um valor de produto que chegou a ser 3x maior do que realmente era.
Você pode contestar essa taxação e cabe a você provar o valor que você pagou.
Eu mandei prints do anúncio, dos emails de comprovação da compra, da fatura do cartão, enfim, tudo que em tese comprovava o valor pago. Eles aceitaram e reviram a taxação em cima do valor correto.

Sem contar que a taxação, que deveria ser somente em produtos acima de 50 dólares, foi em cima de um produto de apenas 14 dólares. Ou seja, tão pouco se lixando para as leis alfandegárias.

No entanto, de uns tempos pra cá, curiosamente pararam de me taxar em tudo, mesmo em produtos de valor acima do limite. Curiosamente também após a saída da Dilma da presidência. Não sei se tem relação, mas enfim...

O grande problema é esse... se te taxarem as vezes sai ainda mais caro que comprar aqui, fora a garantia no produto que vc não terá.

Ahhh, outra coisa... a taxação correta é os 60% do imposto de importação + o ICMS do estado.... mas nunca cobraram o ICMS nas compras em que fui taxado.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2019, 10:33:17
Ahhh, outra coisa... a taxação correta é os 60% do imposto de importação + o ICMS do estado.... mas nunca cobraram o ICMS nas compras em que fui taxado.

Bem, sempre que tributaram as minhas, foi serviço completo... 60% + 18% sobre o invoice + frete...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2019, 11:52:38
Bem, sempre que tributaram as minhas, foi serviço completo... 60% + 18% sobre o invoice + frete...

Bem, minhas taxações foram sobre produtos baratos, frete gratis, comprados da China.... não sei se tem alguma relação com isso


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2019, 15:17:12
Ou seja, tão pouco se lixando para as leis alfandegárias.

Já pesquisei este assunto também. A lei diz que preços abaixo de 50 dólares são definidos por portarias, ou seja, podem mudar muito mais rapidamente, e não precisam envolver decisões no congresso. Mas não lembro se o presidente que tem que assinar todas as portarias, ou se algum ministro ou secretário pode também.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2019, 22:13:41
Se existe a lente à venda no país, melhor comprar aqui. Geralmente câmeras e lentes dificilmente escapam da taxação. Filtros, cartões e outros acessórios pequenos costumam passar "mais facilmente".



galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2019, 21:08:49
Não vale a pena importar.
Os preços do Brasil não são tão altos assim para lentes comuns.
Só vale a pena trazer do exterior dentro da cota de uso pessoal(ou dentro da cota de importação), mas fora essa modalidade, não vale a pena.
Nikon D810