Enquete

Devo comprar?

Sim
4 (44.4%)
Não
5 (55.6%)

Votos Totais: 9

enquete encerrada: 15 de Setembro de 2019, 14:44:37

Autor Tópico: DÚVIDA  (Lida 3083 vezes)

Kênia Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 05 de Setembro de 2019, 14:44:37
Surgiu uma oportunidade de comprar uma câmera Canon 6D usada há 4 anos p filmagem... porem usaria ela para fotografar... possue menos de 5mil click... ao conversar com meu marido, ele me falou q câmeras usadas p filmagem tem vida útil reduzida, q não vale a pena a compra... Não acho nada na internet a respeito disso... alguém pode me ajudar???


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2019, 08:48:13
Já ouvi mtos dizerem isso no facebook... mas nunca vi qualquer prova ou indício de ser verdade.
A única preocupação que eu consegui enxergar foi sobre dead pixels, se não tiver, não vejo problemas.
Se sensor exposto e ligado for motivo pra desgaste dessa forma que dizem, as mirrorless teriam vida curta?  :ponder:
« Última modificação: 06 de Setembro de 2019, 08:48:39 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2019, 08:57:23
Não existe vida útil reduzida, ela apenas foi usada pra vídeo, só.
Assim como se estivessem usado ela pra fotografia, a diferença é que a peça mecânica do obturador está mais "nova". Ninguém até hoje provou nada que vídeo degrada o sensor, deixa as cores piores e tals, o que acontece são descuidos de apontar a camera para lasers onde acabam o danificando seriamente.
O vídeo não degrada um equipamento se for usado de maneira dentro dos padrões normais de vídeo. É só verificar o sensor se não há dead pixels, ou manchas nas imagens, sujeira é a menor das preocupações. Tem que verificar se os dials estão respondendo bem, os botões, tudo sofre desgaste numa câmera de uso profissional.

Claro que tudo parte do quanto vai pagar nela, o custo benefício, o vendedor não pode se basear que a câmera tem apenas 5k, mas sim tem 4 anos de uso profissional de vídeo.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2019, 09:00:40 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2019, 11:41:05
A principio eu não compraria.
Procuraria outra com clicagem pequena ou média e sem (ou eventual) uso para vídeo.
Embora não haja uma comprovação de que o uso constante de vídeo se relaciona com algum defeito, eu não gosto do fato do sensor usado para vídeo aquecer muito.
É só verificar quando se faz um video com mais de 8, 9 minutos.

Além disso, não tenho ideia do preço da câmera.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2019, 13:27:28
Embora não haja uma comprovação de que o uso constante de vídeo se relaciona com algum defeito, eu não gosto do fato do sensor usado para vídeo aquecer muito.
É só verificar quando se faz um video com mais de 8, 9 minutos.
Como verifica isso? Metendo o dedo no sensor?  :assobi:

O que importa nesse caso é a condição geral da câmera. Câmeras podem ter poucos cliques e estarem um caco. Como podem ter muios cliques e aparentarem novas.
Se tem baixa contagem, tem mais tempo de vida DO OBTURADOR. Só isso que muda. O restante se desgasta pelo uso excessivo/errado/falta de manutenção/mau armazenamento/etc.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2019, 17:19:50
Bom, vamos lá: na minha opinião (que fique bem claro) acredito que 1) o uso de uma camera exclusivamente para video de fato aumenta a temperatura do sensor durante o uso, o que gera um desgaste, mas se não teve problemas no sensor até agora, o uso esporádico dele na fotografia não vai danificá-lo, creio que você não teria problemas com o sensor. (por uso esporádico, digo que dificilmente você vai ficar 30 minutos, 1 hora com ele acionado direto) 2) O problema do obturador pode ser exatamente falta de uso (como todos instrumentos mecânicos, a falta de uso pode trazer tantos problemas quanto o uso excessivo), mas daria pra ver se tem algum barulho estranho, travamento, etc., mas ainda assim acredito que não teria problemas. 3) Eu focaria nos aspectos gerais (botões, tampas, display) e aparencia, se o resto estiver ok, e também na relação custo benefício.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2019, 17:22:01 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2019, 21:27:34
Faltou dizer se é apenas o corpo, se vem alguma lente, o preço, etc. Acho que as informações disponíveis são muito poucas pra dar uma opinião, principalmente, tem que postar as fotos da cãmera de vários ângulos pra gente ter uma noção.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2019, 22:11:03
O problema do obturador pode ser exatamente falta de uso (como todos instrumentos mecânicos, a falta de uso pode trazer tantos problemas quanto o uso excessivo)

Toda vez que se troca pra vídeo o espelho levanta, as cortinas se abrem, e quando desliga ou sai do vídeo elas voltam ao normal.
Falta de uso não vai ser problema.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Kênia Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2019, 13:41:45
Ele usou a câmera em um trabalho junto comigo... está vendendo pq está migrando p Sony, me falou q não tem defeito nenhum pq sempre se preocupa com as luzes em festas estava cobrando R$4.900 com uma 35mm da Yongnou... maa agora baixou p R$4.000... O q vc faria... compraria??


Kênia Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2019, 13:45:16
Ele usou a câmera em um trabalho junto comigo... aparentemente em perfeito edtado... está vendendo pq está migrando p Sony, me falou q não tem defeito nenhum pq sempre se preocupa com as lases em festas estava cobrando R$4.900 com uma 35mm da Yongnou... mas agora baixou p R$4.000... O q vc faria... compraria??


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2019, 17:25:55
Como verifica isso? Metendo o dedo no sensor?  :assobi:

O que importa nesse caso é a condição geral da câmera. Câmeras podem ter poucos cliques e estarem um caco. Como podem ter muios cliques e aparentarem novas.
Se tem baixa contagem, tem mais tempo de vida DO OBTURADOR. Só isso que muda. O restante se desgasta pelo uso excessivo/errado/falta de manutenção/mau armazenamento/etc.

Nando,
respeito totalmente sua opinião.
Como deixei claro, não tenho razão técnica que confirme que o uso longo do sensor para video cause problema.
É puro achismo.
EU não compraria, pelo aquecimento sistemático do sensor. Minha decisão pessoal.
Não estou tentando convencer ninguém a fazer o mesmo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Setembro de 2019, 18:26:45
A Canon nao oferece nenhuma Informacao?


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2019, 19:50:28
Para quem quer mais informações sobre uso de sensor em video, veja esta discussão:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132696.0.html
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2019, 18:30:57
Ele usou a câmera em um trabalho junto comigo... está vendendo pq está migrando p Sony, me falou q não tem defeito nenhum pq sempre se preocupa com as luzes em festas estava cobrando R$4.900 com uma 35mm da Yongnou... maa agora baixou p R$4.000... O q vc faria... compraria??

Acho que não compensa...
Não compraria usada neste valor, mesmo que pouco, e nem nova... Aguardando e juntando mais vc pode comprar a Mark ii, RP, etc...
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2019, 10:01:20
Não estou tentando convencer ninguém a fazer o mesmo.
Oi Ribero.. Desculpa se pareceu debochado meu comentário. Mas é que eu realmente não consigo mensurar esse aquecimento que você fala. Só podemos supor que ele aconteça. Mas a dúvida real é QUANDO ele ocorre. Quanto tempo de exposição? Qual a taxa de gravação pra ele ocorrer? Entende que essa informação passa a ser bem nebulosa?

Eu SUPONHO que, se a câmera segue gravando, não há aquecimento importante. Senão o sistema travaria, ou existiria alguma proteção térmica (não sei se já não há).