Autor Tópico: Fotografia Noturna: Canon SL2 (24mm) vs Nikon D3500 (35mm)  (Lida 2493 vezes)

juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Online: 07 de Setembro de 2019, 09:52:21
Bom dia pessoal, como estão?  :)

Vendi minha D3100 essa semana e estou pensando em pegar uma câmera pequena para substituir ela.

Estou em dúvida da D3500 com a 35mm DX f/1.8 (seria um tamanho mais ou menos igual que eu tinha porém com uma qualidade superior em fotos noturnas por ter um ISO alto mais utilizável) ou a Canon SL2 com a Pancake 24mm f/2.8 que seria um combo menor porém com uma abertura de lente mais escura, que poderia dificultar minhas fotos noturnas (hobby - não profissional).

Ambas possuem praticamente o mesmo valor (lente e corpo).

Eu realmente estou bem interessado na Canon pelo tamanho do corpo e da lente... porém por ser f/2.8 fico meio assim de perder algumas fotos a noite.

O que vocês acham?

Uma coisa que poderia "talvez" me ajudar seria que a Canon possui um campo de visão de 38mm contra 52,5mm da Nikon, oferecendo assim uma oportunidade de abaixar a velocidade do obturar um pouco na Canon (1/30s na Canon contra 1/50s na Nikon). Mas não sei se seria o suficiente para compensar esse ponto de luz da lente.

Obrigado a todos.

PS: Mirrorless não é uma opção porque o valor é muito alto e eu gosto de usar o OVF.
PS 2: Meu ângulo de visão favorito entre as duas seria da Canon.


« Última modificação: 07 de Setembro de 2019, 10:00:36 por juliomarin »
JulioMarin.com.br


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2019, 13:51:38
Se quer comparar entre essas duas ótimas cameras

Na fotografía noturna, em condições iguais, a Nikon se destacará, caso você use o ADL e se adapte com ele

O ADL lhe permitirá fazer a foto usando velocidades mais rápidas, destacará o que está nas sombras e evitará que as luzes da rua "estourem" na foto.

Se você faz RAW, terá que usar o software da Nikon para tratar RAW, ativando os vários níveis de ADL nele.

Se você faz JPG, sugiro deixar a câmera ainda assim em RAW e brincar com os vários níveis de ADL, após a foto ser feita, gerando os JPGs, pelo menu da câmera, nos vários níveis de ADL que tiver

Se quiser tudo automático em JPG, você pode ativá-lo no menu, gerando JPG em um nível padrão pre-estabelecido (que pode ser: automático (a câmera decide) ou uma condição fixa)


Esse recurso é bom para fotos noturnas de ruas

Se você usá-lo de dia, a foto ficará ruim e, se usar en pessoas, você perderá definição na pele mas, está perda de definição pode até te agradar, se você estiver fotografando pessoas idosas, pois já é meio que um Photoshop)


Se você desativar o ADL, as fotos de ambas serão praticamente iguais. Apesar que a Nikon ainda tem mais DR,
o que lhe pertimitiria, uma sutil vantagem no tratamento de RAW

Obrigado pela dica, fotografo em RAW com ADL desativado :)
JulioMarin.com.br


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2019, 21:30:12
Bom dia pessoal, como estão?  :)

Vendi minha D3100 essa semana e estou pensando em pegar uma câmera pequena para substituir ela.

Estou em dúvida da D3500 com a 35mm DX f/1.8 (seria um tamanho mais ou menos igual que eu tinha porém com uma qualidade superior em fotos noturnas por ter um ISO alto mais utilizável) ou a Canon SL2 com a Pancake 24mm f/2.8 que seria um combo menor porém com uma abertura de lente mais escura, que poderia dificultar minhas fotos noturnas (hobby - não profissional).

Ambas possuem praticamente o mesmo valor (lente e corpo).

Eu realmente estou bem interessado na Canon pelo tamanho do corpo e da lente... porém por ser f/2.8 fico meio assim de perder algumas fotos a noite.

O que vocês acham?

Uma coisa que poderia "talvez" me ajudar seria que a Canon possui um campo de visão de 38mm contra 52,5mm da Nikon, oferecendo assim uma oportunidade de abaixar a velocidade do obturar um pouco na Canon (1/30s na Canon contra 1/50s na Nikon). Mas não sei se seria o suficiente para compensar esse ponto de luz da lente.

Obrigado a todos.

PS: Mirrorless não é uma opção porque o valor é muito alto e eu gosto de usar o OVF.
PS 2: Meu ângulo de visão favorito entre as duas seria da Canon.




Cara, a 24MM 2.8 da Canon pra APSC é uma lente muito leve (parece de brinquedo) e excelente em ótica e foco. Se eu fosse você pegaria esse kit, é ótimo pra fotografia de rua, por exemplo e conheço amigos que só fazem eventos (festa infantil) com ela em 90% das fotos.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2019, 13:32:38
Oque vc chama de fotos noturnas exatamente? Quanto tempo de exposição vc costuma usar? Qual o iso máxmo que vc acredita querer usar?

Câmeras amadoras não foram feitas pensando em longas exposições, o sensor sofre muito em longas exposições.
Pode existir uma câmera maravilhosa para todas as situações e ser horrível para longas exposições.
Eu realmente não sei sobre a d3500 ou a SL2 neste aspecto, mas se vc pretende uma câmera para este fim, busque saber quais das duas são melhores especificamente.
abs
Nikon D810


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2019, 16:05:31
O sensor a D3100 é bem meia boca... Esse sensor foi antes da época em que a Nikon ultrapassou a Canon nesse quesito.
Se você realmente quer algo menor, o menor possível no ramo de DSLR é a SL2 mas ela não é tão menor assim.
A vantagem da Canon é ter a 10-18 que seria uma boa opção para fotos noturnas pelo custo benefício mas ela tem pequenas aberturas o que irá exigir de você uma técnica mais apurada e acessórios como tripé decente para trabalhar com longas exposições.

Eu estou entendendo que você vai fotografar landscape, certo?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales