Autor Tópico: Morreu ontem Robert Frank  (Lida 2536 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Setembro de 2019, 22:45:48
Morreu ontem Robert Frank.

https://revistazum.com.br/radar/depoimentos-robert-frank/

Você sabia que o cara que retratou como ninguém 'Os Americanos' era suíço.

Só fiquei sabendo lendo o artigo. Vale a pena.





Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2019, 20:18:52
Robert Frank, um dos fotógrafos mais importantes e influentes do séc.XX
aqui tem um trecho da entrevista do  Joel Meyerowitz falando do dia que conheceu Robert Frank

https://www.youtube.com/watch?v=jvRyXju8Fmo&fbclid=IwAR3ku5r24wYFXyN2RGtWfH84oreeftePrYH9HKfdGgPvk8tM8BTRYd0OK_w


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2019, 20:43:07
Vários outros se foram recentemente além dele, a fotografia vai perdendo grandes valores.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2019, 20:55:18
<...> trecho da entrevista do  Joel Meyerowitz falando do dia que conheceu Robert Frank
https://www.youtube.com/watch?v=jvRyXju8Fmo&fbclid=IwAR3ku5r24wYFXyN2RGtWfH84oreeftePrYH9HKfdGgPvk8tM8BTRYd0OK_w

Inspirador. Em particular para fotógrafos-de-rua. Já formados ou aspirantes.

Valeu compartilhar.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2019, 20:56:13 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2019, 23:39:25
Vários outros se foram recentemente além dele, a fotografia vai perdendo grandes valores.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Pois é. Estava pensando sobre isto também. Vários *ícones* da fotografia se indo... mas sem ninguém chegando para ocupar este espaço deixado por eles.

Não quiz dizer que não existam excelentes fotógrafos atualmente fazendo trabalhos tão bom ou melhores(!?) que aqueles elevados a categoria de *deuses* da fotografia.

No passado existia uma renovação de fotógrafos com este status, passando pelos pioneiros, pelos integrantes das agências: Magnun, Life/Time, National Geografic e alguns independentes como Amsel Adams, Sebastiao Salgado, Annie Leibovitz, etc., etc., etc.. Muitos morreram e os vivos já tem direito a assento de idoso no metro.

Como disse, excelentes fotógrafos existem e muitos, mas não *ícones* que venham a ser lembrados como deuses da fotografia. Fico me perguntando qual seria então a razão para isto?



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2019, 23:51:07
Pois é. Estava pensando sobre isto também. Vários *ícones* da fotografia se indo... mas sem ninguém chegando para ocupar este espaço deixado por eles.

Não quiz dizer que não existam excelentes fotógrafos atualmente fazendo trabalhos tão bom ou melhores(!?) que aqueles elevados a categoria de *deuses* da fotografia.

No passado existia uma renovação de fotógrafos com este status, passando pelos pioneiros, pelos integrantes das agências: Magnun, Life/Time, National Geografic e alguns independentes como Amsel Adams, Sebastiao Salgado, Annie Leibovitz, etc., etc., etc.. Muitos morreram e os vivos já tem direito a assento de idoso no metro.

Como disse, excelentes fotógrafos existem e muitos, mas não *ícones* que venham a ser lembrados como deuses da fotografia. Fico me perguntando qual seria então a razão para isto?
Tem muita gente boa, você olha o trabalho de caras como Luiz Braga, Lara de Midel, Trent Parke e tantos outros...

Só acho uma pena que hoje a gente vive mais dentro do Instagram seguindo blogueiros do que apreciando as galerias.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2019, 01:02:01
Pois é. Estava pensando sobre isto também. Vários *ícones* da fotografia se indo... mas sem ninguém chegando para ocupar este espaço deixado por eles.

Não quiz dizer que não existam excelentes fotógrafos atualmente fazendo trabalhos tão bom ou melhores(!?) que aqueles elevados a categoria de *deuses* da fotografia.

No passado existia uma renovação de fotógrafos com este status, passando pelos pioneiros, pelos integrantes das agências: Magnun, Life/Time, National Geografic e alguns independentes como Amsel Adams, Sebastiao Salgado, Annie Leibovitz, etc., etc., etc.. Muitos morreram e os vivos já tem direito a assento de idoso no metro.

Como disse, excelentes fotógrafos existem e muitos, mas não *ícones* que venham a ser lembrados como deuses da fotografia. Fico me perguntando qual seria então a razão para isto?

acredito que seja pq antigamente não se tinha tantos fotógrafos como hoje, os que eram bons se tornavam ícones pq eram poucos os que chegavam a essa categoria, hoje se têm milhares de bons fotógrafos e talvez centenas de excelentes, é claro que dificilmente teremos outros como Bresson ou Robert frank pq eles foram criadores de linguagem, talvez mais 4 ou 5 estejam no mesmo patamar, todos os outros por mais famosos ou importantes criaram um estilo em cima das linguagens criadas por esses 6 ou 7, mas o que eu quero dizer com a popularização da fotografia temos tantos excelentes fotógrafos que muitos poucos se destacariam e se tornariam ícones.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2019, 01:11:41
Inspirador. Em particular para fotógrafos-de-rua. Já formados ou aspirantes.

Valeu compartilhar.

me tocou profundamente, e de certa maneira me vi nas palavras dele, tem uma frase que gosto muito
"sempre tem alguma coisa acontecendo, nada na vida é banal"