Autor Tópico: Pentax não terá mais produção de lentes pela Sigma  (Lida 14951 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Setembro de 2019, 12:20:54
O problema é que a Pentax não tem o apelo hipster das Fuji.
Aí ninguém compra pra fazer pose agachado com alcinha de couro combinando com a bota.
Aguardando a compra de sua Pentax.

A Pentax é aquela que todo mundo elogia mas ninguém compra, muito cômodo.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 13 de Setembro de 2019, 14:48:52
Eu encontrei uma K1 II usada por cerca de 950 dólares. Tive ímpetos de comprar mas, de novo, lembrei das contas a pagar.

Quaaaase comprei uma. Só não o fiz porque quero aproveitar umas lentes que seriam impossíveis de adaptar nela, aí acabei com uma A7-II, para esta existe todo os tipos imagináveis de adaptadores...

A K1 1a versão foi uma das câmeras mais impressionantes que já vi.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2019, 20:56:31
Eu encontrei uma K1 II usada por cerca de 950 dólares. Tive ímpetos de comprar mas, de novo, lembrei das contas a pagar.

K1 II.  >:D  Aí danou-se.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2019, 21:56:50
A Pentax já tinha IBIS antes dele chamar IBIS (época que a concorrência desdenhava)  :snack:

A Pentax já tinha Pixel-Shift na época que só Hasselblad e Oly o tinham e a concorrência desdenhava, porque não o tinha :snack:

A Pentax defendeu o APS-C profissional, enquanto a concorrência desdenhava e hoje se sustenta por ele.  :snack:

A Pentax defendeu que desenvolver  lentes específicas APS-C teriam desempenho superior a várias lentes FF em APS-C, quando a concorrência desdenhava e hoje vários apoiam  :snack:

A Pentax já tinha câmeras 360 antes do VR chegar ao Android e iOS  :snack:

A Pentax já tinha Médio Formato Digital com AF de pontos Cross, enquanto a concorrência mal fotometrava direito e quem dirá focar automaticamente ? E o ML até hoje "não sabe" o que um ponto cross  :shock: :hysterical:  :hysterical: :hysterical:

A Pentax lançou o astrotracer que ainda é desdenhando porque a concorrência, ainda, não o tem  :hysterical:

A Pentax tem o AA eletronic que ainda é desdenhando porque a concorrência, ainda, não o tem  :hysterical:

A Pentax nunca conseguiu parar o "efeito manada" da CaNikon mas, quem conseguiu ?  :ponder:

A Pentax pode até sumir mas a era digital teria sido meio-vazia se ela não tivesse participado... e na história, ela fica.

E não fica como "a copiona" que chega no fim da guerra e senta na janelinha, convencendo seus seguidores de que inventou alguma coisa e até a roda  :doh:

Sou fã da Pentax e ponto.

Voltando ainda mais no tempo...

- 1a. reflex japonesa (baixo custo) antes de Nikon e Canon que faziam caras rangefinder nos moldes da Contax e Leica.
- 1a. reflex com retorno automático do espelho
- 1a. reflex com pentaprisma. Nascia o termo Pentax que acabou ofuscando o nome do fabricante, Asahi.
- 1a. reflex com medicação TTL
- 1a. reflex eletrônica com prioridade por abertura

Quem não conhece hoje o mount M42 (acho que é da Contax) popularizado nas Spotmatic e beirando 60anos? E o mount PK das lentes SMC Pentax dos anos 70 compatíveis ainda com as DSLR Pentax atuais sem adaptadores.

Parece saudosismo e confesso, é mesmo.  Tenho xodó pela marca.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2019, 22:01:04
... antes que alquém perceba e comente, colei este texto acima de um tópico antigo em que comento a possibilidade da marca pentax ter que ser abandonada em favor da marca ricoh, por razões legais.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 14 de Setembro de 2019, 02:06:15
... antes que alquém perceba e comente, colei este texto acima de um tópico antigo em que comento a possibilidade da marca pentax ter que ser abandonada em favor da marca ricoh, por razões legais.

Cara a própria Ricoh sempre foi um fabricante peso-pesado em um monte de áreas interessantes da fotografia.
Quem inventou o pixel-shift foi a Ricoh, e lançou na RDC7 no ano 2000.
Fora uma série de câmeras compactas de filme fenomenais R1, GR1, GR21 e conceitos bem interessantes como as Ricoh GXR, as primeiras digitais modulares, e depois a excelente série Caplio.

Os outros grandes inovadores foram a Konica, a Minolta e a Olympus.

O resto, mais especificamente Canon e Nikon não criaram nada novo que fosse realmente significativo.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Setembro de 2019, 19:44:19
Ainda fotografas com filme! Caramba!
Mas ja revela o filme pedindo copia em digital? Como tem sido a experiência?

Fotografo com filme sim. Cada *um* com sua mania (no ditado popular e na cabeça de minha mulher, o *um* é um outro termo)

Filme pb revelo eu mesmo na maioria das vezes. Negativo cor levo para o lab e mando logo digitalizar em baixa resolução. Diapositivo é inviável no RJ.

Quando vale a pena capricho na digitalizacao de um ou outro fotograma.

Quando passo para papel é tamanho médio na maioria das vezes: 15x21cm para a foto em uma folha 20x25. Fica com uma moldura generosa e a área maior na parte de baixo dá para escrever alguma informação relevante.  O volume destas folhas impressas está aumentando no armário.

É uma atividade do tipo ame ou odeie, onde o *processo* slow down  tem peso maior que resultado alcançado.

Tem gente aqui no fórum com mais rodagem que eu e todos dispostos a ajudar.

Tenho câmeras de filme 35mm no armário e sei que tens lente m42. Se quiser experimentar manda uma MP.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Setembro de 2019, 19:50:22
Eu adoro, no Speedlab eles ampliam analógico, essa semana levarei 10 fotogramas para ampliação, Pentax digital é excelente, as Takumares são show!

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 14 de Setembro de 2019, 20:27:04
Eu adoro, no Speedlab eles ampliam analógico, essa semana levarei 10 fotogramas para ampliação <...>

cf., veja se convence o cara lá deixar você acompanhar pelo menos parte do processo. A imagem brotando de um folha branca sob a luz vermelha, não se esquece nunca. Magia. Transcende a química.





Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Setembro de 2019, 20:28:57
cf., veja se convence o cara lá deixar você acompanhar pelo menos parte do processo. A imagem brotando de um folha branca sob a luz vermelha, não se esquece nunca. Magia. Transcende a química.
Pretendo fazer um curso de ampliação em breve pra acompanhar tudo, para mim é inviável acompanhar com eles por causa do tempo que infelizmente anda curto pra mim.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 14 de Setembro de 2019, 22:27:09

Adicionando, tem uma coisa que pode ter pesado nisso, as lentes da Sigma nunca se deram muito bem com o sistema de foco da Pentax, as duas que tenho deram um trabalho desgraçado para ajustar até ficarem aceitáveis, muita gente reclamou disso ao longo do tempo, principalmente com as novas. Talvez isso tenha pesado.

Não é só na Pentax, as lentes da Sigma não se dão bem com sistemas DSLR, Nikon, Canon, Pentax e outras rsrsrs tudo que o foco for "phase". No caso de foco por contraste, isso não chega a ser um grave problema, mas Sigma e autofoco são coisas que não combinam rsrsrs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 15 de Setembro de 2019, 04:11:16
Fato.
São as difusorass do fantasma do Back-Focus que tanto assombra os youtubers em geral

Sempre fui meio crítico da Sigma nesse aspecto , mas reconheço a inovação que eles causaram no mercado em 2013-2014, obrigando Canon e Nikon a se mexerem. A Canon por exemplo teve ótimos lançamentos nesse período de objetivas. Mas o foco segue sendo o ponto fraco das Sigmas, mesmo na linha Art.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 15 de Setembro de 2019, 15:42:27
Aguardando a compra de sua Pentax.

A Pentax é aquela que todo mundo elogia mas ninguém compra, muito cômodo.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Não faz nem medo, bem mais fácil eu comprar uma Fuji.
Apesar de terem a mesma % de mercado, a Fuji encontrou um nicho de mercado bem lucrativo, não periga sair tão cedo do cenário.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Setembro de 2019, 18:40:42

Se a pessoa não busca ergonomia...
nem HDR,
nem Pixel-Shift,
nem IBIS desde os modelos básicos até os avançados
nem flash embutido de fato
nem fotometria de 90mil pixels RBG
nem AF CROSS
nem Astrotracer
etc..

ou seja, se a pessoa quer o padrão, atende.
Vale pesquisar um pouco antes.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Setembro de 2019, 23:41:43
<...>
A Pentax é aquela que todo mundo elogia mas ninguém compra
<...>

Pior que é verdade, mas o mercado de usadas é super disputado. Garanto. Talvez até pela oferta reduzida.

Venho acompanhando mercallivre, Olx e as que coloquei nos 'favoriros' nas últimas 2 semanas foram vendidas.

Sobram alguns bagaços. Vou esperar mais.





Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna