Autor Tópico: Fornecedores de Impressão de Fotolivros e Albuns (Casamento)  (Lida 4741 vezes)

Ligiakg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 17 de Setembro de 2019, 19:40:39
Pessoal, tenho tido dificuldade para encontrar fornecedores bons de álbuns e fotolivros e poucos fóruns possuem troca de informação sobre isso. Alguma indicação? Agradeço desde já.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2019, 14:33:06
Olá.

Não me leve a mal, mas dando uma procuradinha minima, bem rala mesmo aqui no fórum vai encontrar um zilhão de posts sobre fornecedores

Agora, se tiver alguma duvida técnica sobre os álbuns, responde a este post aqui, sou encadernador e dá pra separar o que é mkt, o que é comercial e as vezes o que é uma informação errônea.

Abração


Ligiakg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2019, 19:08:37
Não me leve a mal, mas dando uma procuradinha minima, bem rala mesmo aqui no fórum vai encontrar um zilhão de posts sobre fornecedores

Olá. É um pouco difícil não levar a mal uma resposta dessas. Não precisa inferir que estou sendo preguiçosa, pois meu objetivo aqui não é ter resposta fácil sem ter pesquisado. Eu já dei algumas pesquisadas mais do que "bem ralas" e não encontrei um post que fosse suficiente. Há meses procuro informações sobre fornecedores, peço recomendações, pesquiso online e tenho entrado em contato com alguns para teste. Me ocorreu que abrir uma nova discussão pudesse ser útil para mim e talvez mais meia dúzia de novos entrantes. Meu objetivo não é apenas ter o contato dos fornecedores - isso eu encontro no google, mas sim discutir um pouco sobre a qualidade, atendimento e custo-benefício.

O único forum em que achei alguma informação melhorzinha foi esse aqui, mas ainda assim a grande maioria dos posts é de 2015, 2013.. e o mercado muda. Há um post de 2018 similar ao que eu procuro, mas ainda assim, o foco é fotolivro, e eu gostaria de discutir também sobre albuns de maior qualidade. Sei que alguns fornecedores fazem ambos, mas alguns são especializados.   

Minha pergunta continua sendo não técnica. Se todos concordam que o assunto já está exaurido, basta não responder - ou talvez ser solícito em me ajudar a encontrar onde haveria um post com uma discussão mais abrangente do mercado atual.

Agradeço e desculpe o aparente incômodo.   


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2019, 00:11:54
Opa, foi mal :(

Bem, vamos tirar a capa e estojo da duvida, é uma questão de gosto e vamos para o miolo fotográfico.

Começa com a foto em si. Eu em meus álbuns trabalhava com impressão pigmentada, gamut de cor grande e 16 bits de profundidade, fugindo dos banding que pode ser comum na fotos de maquiagem. Um degrau abaixa estão as boas revelações e a de menor qualidade é a impressão no papel couche, que embora as impressoras deram um salto qualitativo o papel é phoda, tem muita variação, inclusive de acides o que pode deixar o álbum velho muito rapido

Depois da foto vem o processo de proteção do álbum, ou melhor, das fotos que é a laminação. Existem os filmes termoativado e a liquida, tipo um verniz

Das termoativas a única voltada para a fotografia é a PET, uma qualidade fora da curva, o brilho é quase um molhado e o fosca pouco quebra o contraste. Alguns clientes até duvidaram que o material estava laminado. A outra vantagem desta laminação é a resistência a rasgos o que ajuda (e muito) na conservação do álbum. Depois disto tem as laminações gráficas, como o BOPP e o verniz,fica um miolo "bunitinho".

Outra diferença é a forma de montagem. Os mkteiros ficam mudando de nome, hora panorâmico, 180º e por ai vai, mas elas se dividem em : lamina unica vincado ao meio (uma lamina são duas páginas), então um álbum 30 x 30 vai ter uma lamina no tamanho 30x60 cm. Outra forma de montagem é com lamina emendada, ou seja, duas fotos 30x30 coladas de topo.

Depois vem as montagens menos nobres, pagina a pagina, deixando uma lombada não das mais bonitas

Outra característica é o empastamento. Nos versos das laminas é colocado um material entre eles para deixar a pagina grossa, com uma cara dos álbuns antigos e este material pode ser um polímero ou papel, com o primeiro de melhor qualidade, maior resistência mecânica e a umidade.

Um álbum diferente a tudo isto é o em fine art, com papel de seda e capa de couro, mas não é um álbum diagramado, na verdade pode até ser mas ele é montado pagina a pagina e deve ser acompanhado por um par de luvas brancas em algodão para não engordurar o papel

Agora basta questionar seus fornecedores sobre estas particularidades dos álbuns


Qualquer coisa que possa ajudar, fique a vontade



Ligiakg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2019, 17:38:40
Poxa, obrigada pelas informações. Você disse que encadernava - não trabalha mais com isso?

Eu tenho algumas demandas:
- imprimir álbuns para recordação própria, desde minhas viagens a meu casamento, ou mesmo livros de fotos minhas.
- imprimir albuns para clientes que eu fotografo (família, gestante, etc)
- imprimir álbuns para clientes com as fotos deles próprios.

Para isso eu gostaria de trabalhar com 3 tipos principais de álbuns:
- Um fotolivro de capa dura em papel couchê flexível (de preferência a partir de 210 g/m2)
- Um fotolivro melhor.. talvez em papel couchê a partir de 300g/m2 ou fotográfico.. com abertura 180o vincada
- Um álbum mais robusto.. que também não decidi se necessariamente seria em papel fotográfico.. ou se um couchê 750 seria suficiente.. sempre vincada.

Eu já imprimi fotos minhas em fine arte para perdurar em quadros em casa, mas não é isso que procuro no momento.

Eu sempre imprimi albuns com a Digipix, mas só porque imprimia fotolivros mesmo antes de estudar fotografia, e fui ficando com eles. Agora que busco impressões de qualidade não estou gostando do resultado deles. Acho que as fotos deles saem extremamente amareladas... Mesmo calibrando o monitor e gerando um perfil bem quente, não chega perto do resultado das fotos que eles imprimem. Não é apenas quente, é uma cor diferente, mais amarelada do que alaranjada. Eu ainda não testei a Indimagem, mas dado que eles se juntaram, imagino que seja a mesma coisa. De qualquer forma ainda pretendo testar.

Eu imprimi meu álbum de casamento no papel HD da Digipix - que eu entendo que seja couchê (? não sei mesmo), e gostei do papel e da qualidade do álbum, mas como sempre as fotos vieram muito amareladas e com muito contraste.

Vou fazer alguns teste com o Luiz Fotografo de MG e a Albumak de SP - ambos foram indicados por fotógrafos que conheço. O Luiz Fotógrafo só utiliza papel fotográfico, abertura vincada, e para o que ele chama de "fotolivro" utiliza um cartão mais fino entre as lâminas, e para os álbuns seria um cartão mais grosso, equivalente a 700g/m2. Já a Albumak parece ter também a opção de fotolivro que procuro em couchê (falta testar a impressão) além dos albuns em papel fotográfico.

Também quero testar a Dreambooks. Esse sei que é indicado por muitas pessoas até aqui do fórum. Os fotolivros são em papel fotográfico seda (não sei a diferença entre seda e outros). O site não informa se a abertura é vincada, mas pelo gabarito entendo que sim. Preciso confirmar. Assim como o Luiz Fotografo, eles possuem duas opções de cartões entre as paginas e os preços são bem abaixo da média... Estou curiosa.

Pesquisando mais para fotolivro, encontrei a Phooto, mas ainda não sei se eles aceitam envio de albuns diagramados ou se precisa ser no software deles. E a abertura deles parece ser sempre com lâmina emendada, o que não me atrai, mas preciso confirmar. Talvez para Fotolivros em couchê não tenha muito como fugir da Indimagem.

Bom, agradeço qualquer palpite, sugestão, dica...!!

Obrigada novamente.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2019, 17:44:47 por Ligiakg »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2019, 20:53:48
Fotolivro tem Digipix....
Agora álbum de qualidade em SP tem a Premiere encadernadora. Não é a mais barata mas a qualidade é uma das melhores. Excelente acabamento e atendimento de primeira.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2019, 22:16:12
Eu trabalho com a Goimage aqui no Sul, mas eles entregam no Brasil todo. Gosto muito da qualidade e preços deles.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2019, 14:09:35
Pessoal, tenho tido dificuldade para encontrar fornecedores bons de álbuns e fotolivros e poucos fóruns possuem troca de informação sobre isso. Alguma indicação? Agradeço desde já.

Em que cidade vc está?
Nikon D810


Ligiakg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2019, 13:12:16
Fotolivro tem Digipix....
Agora álbum de qualidade em SP tem a Premiere encadernadora. Não é a mais barata mas a qualidade é uma das melhores. Excelente acabamento e atendimento de primeira.

Legal, bom saber! Obrigada. Já entrei em contato com eles.


Ligiakg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2019, 13:12:58
Eu trabalho com a Goimage aqui no Sul, mas eles entregam no Brasil todo. Gosto muito da qualidade e preços deles.

Legal, gostei muito do site deles! Obrigada pela dica! Vou testar!


Ligiakg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2019, 13:15:03
Em que cidade vc está?

Eu sou do Rio de Janeiro, capital. Até agora não encontrei nenhum fornecedor interessante por aqui. Parece que a Go Image que indicaram aqui acima possui algum escritório no Rio, mas mandei msg pra confirmar.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2019, 08:25:37
Eu tô com esse problema também. Meu fornecedor está cagando de mais nos meus serviços.
Eu ouço falar bem da Luminiere, mas é lá no RS. Tá phoda
Nikon D810


Anderson cva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2019, 13:28:14
Boa tarde amigos!!!
Apresento a BookBinder Laboratório Profissional e Encadernadora!!!
Vou deixar o link de nosso site para que possam analisar, assim como meu email para futuros questionamentos!
https://www.bookbinder.com.br/
andersoncva@yahoo.com.br


brunobelomi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2020, 13:46:01
Pessoal, tenho tido dificuldade para encontrar fornecedores bons de álbuns e fotolivros e poucos fóruns possuem troca de informação sobre isso. Alguma indicação? Agradeço desde já.
Tenho uma experiência de compra incrível com um fornecedor de São Paulo, chamado IpsisPro, eles são incríveis em atendimento, qualidade dos produtos, prazo de entrega, novidade de produtos, promoções e etc.
Vale a pena conhecê-los! Sou suspeito para falar, pois não troco por nada.
ipsispro.com.br