Autor Tópico: Fujifilm XPro3  (Lida 7434 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 24 de Outubro de 2019, 12:59:23
Pois é sabe o que eu acho???
Existe um padrão, um jeito de fotografar que domina o mercado. A galera fica seguindo blogs e sites que analisam para determinar qual é a melhor Ferrari, Lamborghini ou Porsche. Mas fotografia em si não é tão limitada, nesta seara existem vertentes, algumas meio esquecidas pela maioria dos seguidores internéticos. É comum o indivíduo analisar um produto apenas por seus vícios e linha comum de pensamento, veja o raciocinio do cara do DPReview, é uma coisa meio que padrão, muitas vezes sem perceber com clareza em que lugar tal produto se encaixa.
A Fuji vem batendo nesta tecla meio que retrô há anos, ela não abandona a estética dos filmes que ela construiu no passado e que dominaram o mercado durante décadas. Ela tbm não abandona o jeito de fotografar desses tempos, isso é muito claro bem visivel no design dos equipamentos, e nas soluções que ela vem trazendo para o mundo digital.

E o melhor de tudo é que ela está ai, firme e forte continuando, ela tem publico comprador para esses equipamentos. Eu sinceramente espero que continue assim.
É bem o que penso.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #46 Online: 10 de Novembro de 2019, 13:26:34
Pra mim os caras conseguiram fazer uma câmera com todo o "espírito e raciocínio analógico" de uma rangefinder, assistida por um monte de coisas que só mesmo uma câmera digital moderna pode proporcionar.

Eu nunca fui apaixonado por rangefinder, mas tenho vários amigos que são loucos pelo estilo de fotografar com essas câmeras. Parabéns para a Fuji que sacou essa lacuna no mercado, e depois de algumas tentativas e formatou esse produto bem maduro, muito bacana mesmo.

É como se eu tivesse sentido o cheiro de comida da casa da vovó, voltei no tempo com essa câmera.

Uma característica da X-Pro 3, que aparentemente não foi comentada aqui no fórum, é que se trata de uma câmera construída para durar muitos anos.  O que significaria "...muitos anos..." para uma câmera digital?  Dois exemplos que presenciei em Veneza, durante o "Carnevale" talvez possam ilustrar o que estou tentado dizer. O primeiro foi em 2017; eu estava na Piazza San Marco e fui abordado por um senhor de meia idade que se mostrou muito curioso a respeito da câmera que eu estava usando naquele momento. Era a minha X-T1 e ele a confundiu com uma câmera de filme! rsrsrs. Depois que eu liguei a câmera e mostrei-lhe o monitor LCD é que ele percebeu que se tratava de uma digital. Ficamos conversando por vários minutos e ele me explicou que utilizava câmeras Fujica  (SLR 35mm) na época do filme (dai o motivo dele ter se interessado pela X-T1 - ela lembra bastante as Fujica da década de 80...).  Mas, voltando ao assunto original, percebi que ele estava usando uma Canon EOS 20D (isso mesmo; a 20D, uma câmera que foi lançada em 2004!!!) e a câmera parecia nova, de tão bem cuidada!!! A 20D foi fabricada entre 2004 e 2006, portanto estou falando que vi, em 2017, uma câmera digital fabricada há pelo menos 11 anos e que estava funcionando perfeitamente!

O segundo exemplo vi no passado - uma Nikon D2x em plena atividade.  A D2x também foi lançada em 2004 e eu tive uma, há pouco mais de uma década (comprada usada). Foi uma das poucas Nikon que me deixou saudades, não tanto pela qualidade de imagem (não era recomendável fotografar acima de ISO 800) mas, principalmente pela qualidade construtiva e pela ergonomia!

A Fujifilm lançou a linha "X" com objetivas intercambiáveis (X-Pro 1) em 2012. Se as Fuji X (e GFX) serão tão duráveis quanto às Canikon (profissionais) e Leica M a ponto de continuarem funcionando por uma década ou mais, ainda não sabemos :snack:.  Mas com a X-Pro 3, a Fujifilm declarou que quis colocar no mercado uma câmera capaz de continuar funcionando por muito tempo após ter sido fabricada / adquirida.  Transcrevo abaixo partes do artigo da Fujifilm (com destaques):

"...The first time I took an interest in the aging process for digital cameras was when I saw Charlene Winfred’s X-Pro1..."



"...Semiconductor performance doubles every two years. As Moore’s Law famously predicts, two years will see amazing advances in the performance of the main components—the sensors and processors— used in the construction of digital cameras. And now that the market for second-hand cameras has reached the general public, we not uncommonly see consumers upgrading to a new model before their current camera has had a chance to get old.

What, then, does it mean to go on using the same camera for a long time? I found the answer in Charlene’s X-Pro1 with the XF35mmF1.4 lens—a camera with truly impressive presence, a camera that seemed to say that what counts is whether you like something, love something, not whether it is old or new. I found it most persuasive
..."

...

"...Since then, I’ve come to the opinion that the best cameras are those that last the longest. From a business perspective, a long product-replacement cycle represents a loss, but I find it strange to be planning the sale of a new model the minute a customer buys the current one.

That’s how, when it came time to draft a product and promotion plan for the X-Pro2, I hit upon the idea of using an image of an old and worn X-Pro2 in the catalog. The message was, “Please keep using this product till it looks like this.” It generated a good response, but it also made me feel uneasy for reasons I couldn’t express
..."



"...This is not to say that this is the reason we chose to clad the X-Pro3 in titanium—we did it because it is tough and rugged. During development, we also learned about the Duratect™ process. Although titanium is itself quite hard, it achieves hardnesses as high as 1500 HV when coated with DURA Silver and 1200 HV when coated with DURA Black—seven to ten times harder than stainless steel and second only to materials such as diamond or sapphire, rendering it virtually impervious to damage from ordinary files and blades (“HV” = “Vickers Hardness Units”, a measure of hardness). These are the two colors I recommend to customers who intend to cherish their cameras, as these options will allow them to enjoy a beautiful finish that takes advantage of the titanium base..."



"...One cannot deny that with age comes beauty—it’s why we offer a half-matte black option. But neither can we stop progress, and that’s why the half-matte black model also features titanium cladding. Any scratches or peeling paint will reveal either gray magnesium or the metallic shine of the base titanium, each of which have their own peculiar beauty.

These are the three choices before us. You’ll have a good reason to go on using your camera for many years, whichever you choose
..."





O artigo original pode ser lido aqui: https://fujifilm-x.com/en-us/stories/x-pro3-stories-3-aged-or-damaged/

Uma curiosidade, os acabamentos "DURA" da X-Pro 3 são obtidos através do processo "Duratect™" que foi desenvolvido e patenteado pela fabricante japonesa  de relógios Citizen.  Um acordo entre a Citizen e a Fujifilm permitiu a utilização do processo Duratect™ na fabricação das X-Pro 3.

Será que veremos este acabamento nas futuras gerações "X" e "GFX"?  :snack:



A X-Pro 3, no acabamento "DURA Silver" é realmente muito liiinda :wub:




Boa leitura e boa semana a todos :ok:
 



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 10 de Novembro de 2019, 20:11:57
"... conversando por vários minutos e ele me explicou que utilizava câmeras Fujica  (SLR 35mm) na época do filme (dai o motivo dele ter se interessado pela X-T1 - ela lembra bastante as Fujica da década de 80..." 

Eu tive uma Fujica, vendi em 2012:






« Última modificação: 10 de Novembro de 2019, 20:12:20 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #48 Online: 10 de Novembro de 2019, 22:06:07
Eu tive uma Fujica, vendi em 2012:







Linda câmera!  Lembro-me desta série, que ainda usava o "mount" 42mm (de rosca):

"...The Fujica ST701 is a fully-manual single-lens reflex camera first produced by Fuji Photo Film from 1971. It uses the 42mm screw lens mount..." (http://camera-wiki.org/wiki/Fujica_ST701).

Esta série foi substituída pela "X" Mount (não devemos confundir com o atual "X" Mount) nos anos 80 (http://camera-wiki.org/wiki/Fujica_STX-1):



Ambas as séries inspiraram as atuais X-Tx / X-Txx.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #49 Online: 10 de Novembro de 2019, 22:43:13
Me surpreendi quando soube que a X-T3 é menor que a X-Pro2

Na internet, parece o inverso

Perdi o interesse na X Pro por isso...

A X-T é menor e tem mais recursos...

Dimensões / massa da X-Pro 3140.5 (L) × 82.8 (A) × 46.1 (P) mm / 497g (incluindo bateria e cartões de memória);
Dimensões / massa da X-T3:        132.5 (L) x 92.8 (A) x 58.5 (P) mm / 539g (incluindo bateria e cartões de memória);

A X-Pro 3 é maior que a X-T3 na largura (L), mas é menor na altura (A) / profundidade (P) e é um pouco mais leve.

Comparando agora com a Leica M10:

Dimensões / massa da X-Pro 3:       140.5 (L) × 82.8 (A) × 46.1 (P) mm / 497g (incluindo bateria e cartões de memória);
Dimensões / massa da Leica M10139 (L) × 80 (A) × 39 (P) mm / 660g (incluindo bateria).

A X-Pro 3 é maior que a M10 em todas as dimensões mas é bem mais leve!  Porém, a Leica possui um sensor de 36x24mm, enquanto a Fuji é APS-C :no:

Quanto aos recursos, a próxima atualização do firmware  trará para a X-T3 e também para a X-T30  todos as novas funcionalidades da X-Pro 3  :clap:  De um ponto de vista "racional", a X-T3  é mais negócio; é uma câmera muito mais versátil, especialmente no uso com as maiores lentes do sistema "X Mount".  Além de ser mais barata (ou menos cara, dependendo do contexto)...

Agora, de um ponto de vista "emocional", a X-Pro 3  tem muito mais apelo!  E, ela é "Made in Japan", rsrsrs