Autor Tópico: Fotografia Macro  (Lida 1097 vezes)

Marcele_Oliv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 18 de Setembro de 2019, 16:14:17
Olá, gostaria muito de tirar uma dúvida sobre um trabalho que preciso fazer:
Tenho que fotografar um documento antigo (jornal) e o cliente quer fazer uma impressão em grande escala (3metros).
A questão é que, para conseguir riqueza de detalhes para que fique nítido nesse tamanho, pensei em usar uma lente macro (100mm f 2.8), mas tem dois poréns:
1- o jornal tem letras muito grandes e outras muito pequenas no mesmo quadro, vou conseguir a definição necessária com essa lente?
2- infelizmente ainda não tive grana para investir em uma dslr não cropada, de modo que devo fotografar com minha canon t1i mesmo. Será que vou conseguir ângulo para enquadrar a folha do jornal? A lente deve ser alugada, então qualquer coisa posso tentar alugar outra se essa não servir...
Agradeço muito a ajuda! Sou fotografa a mais de 5 anos, mas infelizmente não conheço muitos outros fotógrafos para trocar figurinhas e nunca tive uma demanda específica assim, tudo que aprendi foi fuçando a internet mesmo.
Obrigada desde já :)


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2019, 16:49:23
Uma lente boa ajuda, mas sua câmera tem um sensor bem antigo e com poucos megapixels. Não tem como fazer uma ampliação tão grande com alta definição em uma só foto!

De qualquer forma faltou você dizer o quão alta você precisa, quantos DPIs?

O que você pode fazer é fotografar vários frames, uma pequena area de cada vez, e juntar tudo depois na pós, dependendo de quantos dpi's você precisar e do tamanho da letra duas fileiras de 5 fotos pode ser o bastante


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2019, 17:33:46
Dependendo do resultado que se quer, sempre se pode otimizar sua foto pra capturar as imagens do jornal, e digitar o texto novamente. Seria uma reconstrução do artigo de jornal.


EduCastro9

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2019, 17:41:23
Não sei se você pensou nisso mas você pode fotografar por partes e depois juntar tudo e formar uma folha...


Marcele_Oliv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2019, 04:14:09
Olá!
Obrigada pelas dicas, ajudaram muito!
A foto seria em 300 dpi
Não tinha pensado em tirar vários frames e depois juntar na pós, farei isso.
Nunca fiz esse tipo de trabalho, mas pelo que andei pesquisando a melhor forma seria através da ferramenta "photomerge" do photoshop?
Fiz uns testes em casa e na 3a tentativa ficou ok. Na primeira acabei sobrepondo pouco uma foto na outra e a imagem que formou ficou toda deformada, uma tristeza! rs
Valeu mais uma vez!
Abraços