Autor Tópico: Qual lente?? 50mm 1.4 ou 35mm 2.0 ou sigma art 1.4  (Lida 3759 vezes)

maurofsantos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Guarde o seu Melhor Momento para Sempre!!!
    • instagram: @maurofsantos_fotografia
Online: 22 de Setembro de 2019, 10:48:04
Olá,

Sou fotografo de família as vezes tenho que usar um espaço reduzido e preciso comprar uma lente mais aberta e clara, hoje tenho um 24-105mm  f4 (um tratorzinho) e 85mm 1.8. e  5d mark III.
Gosto das minhas lentes  são ótimas, mas enquanto uma perde em luminosidade e outra em abertura.

Estou estudando e vendo reviews das três opções ( canon 50mm 1.4 , canon 35mm 2.0 e sigma art 50mm 1.4 -esta a mais cara das três).

Gostaria de ouvir uma dica de vocês e suas experiencias com estas lente.  :ponder:

Obg

Canon 5d Mark III| canon 24-70mm F4| canon 88mm f1.8| Canon 75-300 mm f4-5.6 | Flash Canon 580 - Ex II
https://maurofsantos-fotografia.com.br
insta:@maurofsantos_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2019, 11:12:22
Olá!
Cara a 24-105 mesmo em f/4 uma 5DIII tira de letra em ISO alto.
Mas se vc quer uma fixa pra uso mais geral eu uso e recomendo a 35 f/2 IS USM. A lente e fantástica foco absurdamente rápido, eu trabalho só com ela em eventos praticamente. Não compraria a 35mm sigma Art pelo peso e tbm depois que conheci o USM da 35mm eu não troco ela por nada, o foco crava na hora.

Tratando-se de 50mm eu descarto sempre a Sigma, olha o tamanho daquilo, é um tijolo, sendo que tem a 50mm 1.8 STM que briga igual com a 50 1.4 da Canon. Infelizmente a Canon não tem uma 50mm excelente (tem, a 1.2, mas tem quem odeie :wub:), tá mas a 1.8 nem se compara com a Sigma Art, lógico, só que nitidez não é tudo.

Hoje eu tenho a 35mm pra 90%das fotos de eventos, uma Tamron 45mm 1.8 pra ensaios externos, e uma 100mm f/2 (xodózin) que uso pra retratos em externas, mas tenho usado pouco.
eu acho que da pra trabalhar bem com sua 24-105, se a troca for apenas por abertura, eu raramente uso as minhas abaixo de f/4, mesmo na 5DII o resultado é ótimo, numa III então quem me dera. Ah, mas tenho a 6DII que é igual e 5DIII em performance de ISO, então dá sim.

No seu set daria duas configurações, 35mm + 85mm ou 28mm + 50mm + 85mm. Eu to viciado em fotografar com 35mm, então sou suspeito pra falar, a lente é ótima e muita gente menospreza ela. Ao meu ver só pelo foco ser um raio já descarto a Art, pra mim focar rápido é mais importante que uma nitidez absurda. E tbm eu fico segurando a câmera por 3~6 horas no mínimo, cada 50g a menos conta.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2019, 11:15:53 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


maurofsantos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Guarde o seu Melhor Momento para Sempre!!!
    • instagram: @maurofsantos_fotografia
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2019, 12:09:53
Olá!
Cara a 24-105 mesmo em f/4 uma 5DIII tira de letra em ISO alto.
Mas se vc quer uma fixa pra uso mais geral eu uso e recomendo a 35 f/2 IS USM. A lente e fantástica foco absurdamente rápido, eu trabalho só com ela em eventos praticamente. Não compraria a 35mm sigma Art pelo peso e tbm depois que conheci o USM da 35mm eu não troco ela por nada, o foco crava na hora.

Tratando-se de 50mm eu descarto sempre a Sigma, olha o tamanho daquilo, é um tijolo, sendo que tem a 50mm 1.8 STM que briga igual com a 50 1.4 da Canon. Infelizmente a Canon não tem uma 50mm excelente (tem, a 1.2, mas tem quem odeie :wub:), tá mas a 1.8 nem se compara com a Sigma Art, lógico, só que nitidez não é tudo.

Hoje eu tenho a 35mm pra 90%das fotos de eventos, uma Tamron 45mm 1.8 pra ensaios externos, e uma 100mm f/2 (xodózin) que uso pra retratos em externas, mas tenho usado pouco.
eu acho que da pra trabalhar bem com sua 24-105, se a troca for apenas por abertura, eu raramente uso as minhas abaixo de f/4, mesmo na 5DII o resultado é ótimo, numa III então quem me dera. Ah, mas tenho a 6DII que é igual e 5DIII em performance de ISO, então dá sim.

No seu set daria duas configurações, 35mm + 85mm ou 28mm + 50mm + 85mm. Eu to viciado em fotografar com 35mm, então sou suspeito pra falar, a lente é ótima e muita gente menospreza ela. Ao meu ver só pelo foco ser um raio já descarto a Art, pra mim focar rápido é mais importante que uma nitidez absurda. E tbm eu fico segurando a câmera por 3~6 horas no mínimo, cada 50g a menos conta.

Olá Pablo, obrigado pela dica. A 35mm em 2.0 o desfoque fica bom? Voce comentou que usa em f4, como ela se comporta ente f2.0 e f2.8?
Canon 5d Mark III| canon 24-70mm F4| canon 88mm f1.8| Canon 75-300 mm f4-5.6 | Flash Canon 580 - Ex II
https://maurofsantos-fotografia.com.br
insta:@maurofsantos_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2019, 20:56:21
Ela é muito boa mesmo aberta em f/2, eu nunca testei ela pixel a pixel, mas o resultado me agrada demais mesmo abrindo o diafragma.
O desfoque dela é suave devido a distancia focal que já não proporciona tanto desfoque, mas se estiver próximo do objeto focado o fundo desfoca legal, o desfoque não é algo duro que me incomode. Eu curto usar ela justamente por por mais coisas em foco nos eventos. Amanhã se der tempo eu faço algumas fotos com ela e te envio os RAWs pra vc ver.
Manda seu email por MP faz favor.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


maurofsantos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Guarde o seu Melhor Momento para Sempre!!!
    • instagram: @maurofsantos_fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2019, 23:42:44
Ela é muito boa mesmo aberta em f/2, eu nunca testei ela pixel a pixel, mas o resultado me agrada demais mesmo abrindo o diafragma.
O desfoque dela é suave devido a distancia focal que já não proporciona tanto desfoque, mas se estiver próximo do objeto focado o fundo desfoca legal, o desfoque não é algo duro que me incomode. Eu curto usar ela justamente por por mais coisas em foco nos eventos. Amanhã se der tempo eu faço algumas fotos com ela e te envio os RAWs pra vc ver.
Manda seu email por MP faz favor.

Oi Pablo, envei mp.  abs
Canon 5d Mark III| canon 24-70mm F4| canon 88mm f1.8| Canon 75-300 mm f4-5.6 | Flash Canon 580 - Ex II
https://maurofsantos-fotografia.com.br
insta:@maurofsantos_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2019, 18:56:25
O nosso colega Pablo, já praticamente respondeu a questão. Mas fico numa dúvida que você não nos informou, você quer uma lente pra espaços mais fechados ou uma lente mais luminosa.

Se você tem câmera Fullframe e precisa de uma lente pra espaços mais fechados, uma 17-40 F4L, seria uma ótima ou ainda uma 16-35 F2.8 L para mais luminosidade.

Lentes acima de 50MM não são recomendadas para lugares mais fechados.

Se o assunto é luminosidade, a 35MM 2.0 da Canon é excelente e um bom custo-benefício.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2019, 19:04:55
Essa nova 35mm f2 IS da Canon é um espetáculo.
As lentes da canon da geração atual são realmente muito boas. 24-105mm geração II, a 24-70mm geração 2 e a 16-35mm geração 3 são incríeis.
A 50mm f1.4 não é das mais espetaculares.
Eu tb não acho a 35mm art tudo isso não.
Nikon D810


maurofsantos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Guarde o seu Melhor Momento para Sempre!!!
    • instagram: @maurofsantos_fotografia
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2019, 21:44:33
Oi Pablo, envei mp.  abs
Muito obrigado pelas fotos, ajudou muito assim como a sua dica.. :worship:
Canon 5d Mark III| canon 24-70mm F4| canon 88mm f1.8| Canon 75-300 mm f4-5.6 | Flash Canon 580 - Ex II
https://maurofsantos-fotografia.com.br
insta:@maurofsantos_fotografia


maurofsantos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Guarde o seu Melhor Momento para Sempre!!!
    • instagram: @maurofsantos_fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2019, 22:03:40
O nosso colega Pablo, já praticamente respondeu a questão. Mas fico numa dúvida que você não nos informou, você quer uma lente pra espaços mais fechados ou uma lente mais luminosa.

Se você tem câmera Fullframe e precisa de uma lente pra espaços mais fechados, uma 17-40 F4L, seria uma ótima ou ainda uma 16-35 F2.8 L para mais luminosidade.

Lentes acima de 50MM não são recomendadas para lugares mais fechados.

Se o assunto é luminosidade, a 35MM 2.0 da Canon é excelente e um bom custo-benefício.

Oi cheferson, 80% do tempo em local fechado e gostaria de mais luminosidade. Tenho trauma em aumentar o ISO para compensar.
Canon 5d Mark III| canon 24-70mm F4| canon 88mm f1.8| Canon 75-300 mm f4-5.6 | Flash Canon 580 - Ex II
https://maurofsantos-fotografia.com.br
insta:@maurofsantos_fotografia


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2019, 02:24:58

Certamente a 50mm 1.4 da Canon é um projeto ultrapassado... A contrapartida é comprar a bichinha pagando 120 reais por mês, receber em casa com Frete Grátis e ainda ter 2 anos de Garantia. Balança, né?  :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2019, 06:35:26
Oi cheferson, 80% do tempo em local fechado e gostaria de mais luminosidade. Tenho trauma em aumentar o ISO para compensar.

16-35 f2.8 FF ou 17-55 2.8 da Canon pro apsc


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2019, 06:37:06
Certamente a 50mm 1.4 da Canon é um projeto ultrapassado... A contrapartida é comprar a bichinha pagando 120 reais por mês, receber em casa com Frete Grátis e ainda ter 2 anos de Garantia. Balança, né?  :ok:

É antigo, não ultrapassado. Ela não é 100% nítida em 1.4, mas fechando pra 1.8 já tem uma boa nitidez. Gosto bastante da 50MM 1.4, acho o melhor custo benefício de 50MM pra Canon. A Sigma 1.4 50MM certamente é superior em qualidade ótica, já que é um projeto ótico mais novo. Todavia, o foco é sempre o problema das Sigmas.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2019, 08:48:39
...Tenho trauma em aumentar o ISO para compensar.
Se vc usando uma 5DIII tem trauma de ISO alto o que sobra pra grande maioria  :hysterical:
Acredito que isso seja noia da sua parte.
Um detalhe importante. Abertura não subistitui iluminação, ISO alto só da ruim quando vc precisa recuperar na pós, se fotometrar certinho não tem erro.

Enfim, recomendo a 35 f/2 IS USM, mas ela somente não vai ser a salvadora da pátria. Larga mão de analisar ruído no LR e seja feliz, tua camera aguenta super de boa ISO 6400. Seja feliz, capture bons momentos e não arquivos limpinhos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2019, 19:26:34
Oi cheferson, 80% do tempo em local fechado e gostaria de mais luminosidade. Tenho trauma em aumentar o ISO para compensar.

Sem querer ensinar padre nosso a vigário, lembre que aberturas grandes em câmeras FF dão baixo DOF, portanto ao fotografar grupos não se usa abertura abaixo de f4 geralmente. Já perdi foto com 3 pessoas em f4 por uma ficar embaçada! (com uma 50mm a 3,5 m de distancia)
f2.8 em diante só se for foto de uma única pessoa a ser isolada do fundo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


maurofsantos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Guarde o seu Melhor Momento para Sempre!!!
    • instagram: @maurofsantos_fotografia
Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2019, 20:19:47
Se vc usando uma 5DIII tem trauma de ISO alto o que sobra pra grande maioria  :hysterical:
Acredito que isso seja noia da sua parte.
Um detalhe importante. Abertura não subistitui iluminação, ISO alto só da ruim quando vc precisa recuperar na pós, se fotometrar certinho não tem erro.

Enfim, recomendo a 35 f/2 IS USM, mas ela somente não vai ser a salvadora da pátria. Larga mão de analisar ruído no LR e seja feliz, tua camera aguenta super de boa ISO 6400. Seja feliz, capture bons momentos e não arquivos limpinhos.

Vc tem razão...preciso mudar meu parâmetro.  :aua:.e perder o medo de ser feliz... :hysterical:
Canon 5d Mark III| canon 24-70mm F4| canon 88mm f1.8| Canon 75-300 mm f4-5.6 | Flash Canon 580 - Ex II
https://maurofsantos-fotografia.com.br
insta:@maurofsantos_fotografia