"Copiar" implica em ir atrás de alguém. Ninguém nunca, em momento algum, foi melhor que alguém que copiava. Mas há inúmeros casos onde se aperfeiçoa o que está na liderança. E há casos onde se aperfeiçoa o que não está na liderança, mas tem potencial pra ser muito melhor que a tecnologia vigente. Foi assim com o motor a gasolina, em cima do diesel. Foi assim com o VHS em cima do betamax. Foi assim com o iPhone em cima do Blackberry. Está sendo assim com o ML em cima do DSLR.
Pra Sony, que fabrica 50% de todos os sensores de imagem do mundo (e 70% dos sensores de celular), o negócio de câmeras digitais é mais uma questão de R&D e presença de mercado que de lucro. Em outras palavras, eles não se importam muito em ter lucro com câmeras, porque o desenvolvimento nesta área vai representar vantagem técnica em gerações futuras do que realmente vende, que é câmera de celular e câmera embarcada (carros, sistema de segurança, etc). Fazendo um paralelo, é como as montadoras, que pesquisam solução na F1 pra depois usar em carros de passeio.