Autor Tópico: Privatização dos correios.  (Lida 2811 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 28 de Setembro de 2019, 17:28:04
Pessoal, eu sempre fui a favor de privatizações, inclusive dos correios, porem tive algumas experiencias com transportadoras que me fizeram refletir sobre o assunto.

Fiz uma compra no ML (até relatei aqui), que me deu uma dor de cabeça danada, deveria ser entregue por uma transportadora, e nunca chegou. Meu vizinho, duas compras no ML, produtos e transportadoras diferentes, também não chegou. E um outro amigo esses dias tentou despachar um produto por uma transportadora e o valor era impraticável e não tinha seguro.

Pelo que percebi, os preços de transportadoras privadas, sérias, é algo fora da realidade "domestica", e as que tem preço baixo, são infinitamente piores do que os correios.

E se privatiza essa bomba e os preços explodem?

Me digam a opinião de vocês.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2019, 18:17:07
Meu calcanhar de aquiles é a viabilização dos fretes

Os Correios hoje tem a melhor malha de distribuição e por uma proteção do governo, tem preços competitivos e com um contrato (volume) fica melhor ainda.

Por ser uma administração publica ela é inapta, planejamento medonho e outras melecas e quem paga esta ineficiência é a união, ou seja os imbecis aqui que pagam impostos. Privatizando obrigatoriamente vai ter uma maior eficiência, mas não dá pra saber se esta economia vai cobrir os subsídios

Capitulo Mercado Livre: os caras tem alguns pontos de parametrização bem confusos e com as transportadoras não deve ser diferente,  devem colocar uma loggi da vida acharcando pra caramba o cara que tá atrás do volante, facinho pra tocar um fod@-se e sumir com a carga

Custos de transporte: se não tiver volume, esquece, vai ser caro mesmo. Eu compro fretes através do melhor envios, que me dá um bom desconto e tem um valor melhor que os Correios com as novas regras (não tão novas assim)

Já meu fornecedor de matéria prima, transportou do sul pra sp (Cotia) 200 kg de material por R$280 e eu paguei R$110 pra transportar 20 kg pro RJ

Com a atual economia cocô não acredito numa explosão nos valores não controlados pelo governo mesmo atrelado nos combustíveis, a regra é : melhor pingar do que secar



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2019, 21:08:47
Serviço de transportadora está ou é horrível.
Agora é tipo uber, eles não tem funcionários e o motoristas que pegam as encomendas para entregar quando querem.

A unica vantagem é que eles entregam a noite, mas só fazem isso quando querem.

Comprei geladeira e fogão esse ano, ambos com dia e horario programado, paguei mais caro nesse frete.
Para nas duas vezes a transportadora entregar na hora que ela quis e em outro dia, me ligando em cima da hora para ir receber.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2019, 21:53:53
Obviamente depende da transportadora, tem boas e ruins.
Nunca tive um produto extraviado ou danificado por transportadora. Já pelos correios....


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2019, 08:50:33
Transportadoras não têm o investimento e o "parceiro" chamado governo, então a qualidade de seus serviços vão variar muito conforme época, localização, demanda, etc.

Eu moro em SP e aqui o Sedex (Correios) e os serviços de courier (transportadoras) funcionam muito bem dentro da Grande São Paulo. Muitos vendedores do ML que residem na região nem usam mais os Correios: compro de manhã antes do meio-dia e recebo o produto 3 a 4 horas depois. A preocupação começa quando preciso enviar/receber algo de outro estado.
Não acho que privatizar seria o ideal, pois acredito que o frete iria subir para regiões mais afastadas (por outro lado poderia diminuir se o destinatário residisse no mesmo município).

Poderiam retirar os impostos das transportadoras, como ocorre com os Correios. Já seria um início mais interessante.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2019, 10:20:17

Poderiam retirar os impostos das transportadoras, como ocorre com os Correios. Já seria um início mais interessante.

Não ia mudar nada, eles iam embolsa o imposto como lucro.
A historia recente está com exemplos gritantes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2019, 11:39:31
Não ia mudar nada, eles iam embolsa o imposto como lucro.
A historia recente está com exemplos gritantes.

Se fosse assim, nem iriam entrar neste ramo. Isso é pensamento de empresa amadora ou que está presa aos conceitos do século passado.
A Amazon divulgou que iria oferecer frete grátis (para determinadas regiões) + Prime TV + benefícios por R$ 9,99 mensais, e isso já derrubou as ações das concorrentes (Magazine Luiza, Via Varejo) e vai afetar o Mercado Livre (pelo menos nos produtos novos). A Huawei, Xiaomi e Oppo já ocupam a lista das 5 maiores fabricantes de celulares do mundo, com o lucro por unidade vendida pequena, mas ganhando no custo-benefício. No Brasil, o celular mais vendido nos últimos meses foi a Redmi Note 7.

O problema nem são essas transportadoras, e sim os Correios: como pode um Sedex de SP para Salvador custar mais de R$ 100? Como um monopólio conseguiu uma dívida de 15 bilhões de reais só de plano de saúde e fundo de pensão? Pq um monopólio vai fechar 161 agências este ano? Como uma empresa isenta de impostos* tem um déficit tão alto? Isso sim é extremamente preocupante.

* Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/02/correios-sao-isentos-de-impostos-em-todos-os-servicos-decide-stf.html



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2019, 11:43:56
Se fosse assim, nem iriam entrar neste ramo. Isso é pensamento de empresa amadora ou que está presa aos conceitos do século passado.
A Amazon divulgou que iria oferecer frete grátis (para determinadas regiões) + Prime TV + benefícios por R$ 9,99 mensais, e isso já derrubou as ações das concorrentes (Magazine Luiza, Via Varejo) e vai afetar o Mercado Livre (pelo menos nos produtos novos). A Huawei, Xiaomi e Oppo já ocupam a lista das 5 maiores fabricantes de celulares do mundo, com o lucro por unidade vendida pequena, mas ganhando no custo-benefício. No Brasil, o celular mais vendido nos últimos meses foi a Redmi Note 7.

O problema nem são essas transportadoras, e sim os Correios: como pode um Sedex de SP para Salvador custar mais de R$ 100? Como um monopólio conseguiu uma dívida de 15 bilhões de reais só de plano de saúde e fundo de pensão? Pq um monopólio vai fechar 161 agências este ano? Como uma empresa isenta de impostos* tem um déficit tão alto? Isso sim é extremamente preocupante.

* Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/02/correios-sao-isentos-de-impostos-em-todos-os-servicos-decide-stf.html

Não funciona, e não tem nada de empresa amadora ou século passado.
É mais facil acreditar em papai noel do que nessa falácia que diminuir imposto gera algum benefício para o consumidor.

https://exame.abril.com.br/economia/desoneracao-da-folha-nao-gerou-empregos-diz-ipea/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2019, 11:53:22
Não funciona, e não tem nada de empresa amadora ou século passado.
É mais facil acreditar em papai noel do que nessa falácia que diminuir imposto gera algum benefício para o consumidor.

https://exame.abril.com.br/economia/desoneracao-da-folha-nao-gerou-empregos-diz-ipea/

Mas aí é questão da crise econômica no país. Isso é geral.
Não adianta ter oferta quando o poder de compra da população está estagnada. Os Correios também estão sofrendo com isso.

P.S.: Sou contra a privatização dos Correios. Não acho que vá resolver, mas do jeito que está não vai durar muito. O déficit de funcionários, a dívida que não para de subir, planos de PDV, fechamento de agências, etc, tem um limite.


ramonrios

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2019, 19:22:21



E se privatiza essa bomba e os preços explodem?

Me digam a opinião de vocês.

Ainda resta alguma dúvida!?

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Sony Nex-F3 + 18-55mm do kit + Sel50f18 + Sel55210 + Pentacon 29mm F2.8 + Flash HVL-F20S + YN560II
https://www.flickr.com/photos/ramonrios/


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2019, 22:14:54
A malha de transportadora não tem uma logística pra objetos de pequeno porte como os correios fazem, Por isso há demora nas entregas e sumiço.
Haverá de ter uma estruturação pra que o sistema não entre em colapso e fiquemos pagando absurdos pra receber uma caixinha de um quilo na nossa casa. Se receber.

Com toda essa ineficiência os correios ainda funcionam e "dão até certo lucro" (o problema que esse lucro e desviado) imagina se fosse eficiente.
Eu acredito que de uns 3 anos pra cá eles vem piorando o serviço justamente pra ter uma desculpa pra privatização. No ponto que está atualmente é dificil se erguer novamente, mas, se ocorresse, poderia manter a estatal e abrir concorrência, mantendo a qualidade do serviço, concorrência sempre é bom pra nós.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2019, 12:28:09
Alguns pontos a considerar dentro do contexto:
1- O Mercado dos Correios era previamente e mais rentável a entrega de cartas, mala direta, propaganda, contratos com empresas e bancos.. etc...

2- Já há algum tempo o mercado postal em si declinou, a fonte de renda hoje vem do e-commerce, entregas de compras on line.

3- Os Correios aí da tem por lei o monopólio postal, porém no Mercado de entregas de compras, o mercado já é aberto.

4- As últimas compras online que fiz em sites de bebidas, grandes varejistas e calçados... foram em sua maioria entregues por transportadoras parceiras da rede de comércio on-line.... prazos foram cumpridos e produtos sem avarias, com acompanhamento online e transparência.

5- Quanto aos Correios, também já tive excelentes experiências com eles... porém o grande problema é a imprevisibilidade... em um mês estão cumprindo os prazos, no outro não, aí vem greve e tudo para... pelo menos 1 x por ano... as vezes chega encomenda do exterior direto em casa outras para e cobra os 15 reais... veja bem não estou reclamando das taxas ou impostos... o problema novamente é a falta de padrão, de previsibilidade... Em um mês pago a taxa de 15 reais sou liberado do Imposto da récita e recebo o produto rápido, em outro faço da mesma forma também sou liberado da receita e recebo i produto somente 6 meses depois, mesmo já estando no Brasil.

6- Hoje o comércio eletrônico caminha em alguns setores para os planos de assinaturas: vinhos, cervejas, cafés, chás entre vários outros... impossível manter um negócio estável dependendo de uma instabilidade como a dos Correios.

7- Em nenhum momento culpo aqui o corpo de profissionais, de forma geral sempre fui bem tratado por eles nos Correios e vejo que a turma trabalha muito.... Falta gestão, transparência, informatização e agilidade em acompanhar o mercado... coisas típicas de uma empresa pública.

8- Sou totalmente a favor da privatização, somente acho que deve ser logo... a cada dia os Correios perdem mais espaço no mercado de entregas das compras online... setor rentável... daqui a pouco vai ficar difícil de vender a empresas e assumir todos os problemas funcionários, etc...

9- O medo da explosão de preços, etc... me faz lembrar os mesmos argumentos da época em que ocorreu a privatização das telecomunicações.... entre outras.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/