Autor Tópico: Canon 90d e seus 10fps por segundo. Ilusão?  (Lida 3710 vezes)

pedrortega12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Online: 30 de Setembro de 2019, 17:31:53
Um usuário da 7dII que acabou de adquirir uma 90d abriu este tópico num fórum da DPReview, inquieto por constatar que sua nova camera não entregava a velocidade prometida em AI Servo. Alguns novos proprietários deram suas opiniões..o debate está interessante. Para mim, pessoalmente, que adoro fotografar esportes como hobby e de olho nela para um próximo upgrade da minha 60d, é frustrante, caso se confirme.

O link https://www.dpreview.com/forums/thread/4430859

« Última modificação: 30 de Setembro de 2019, 17:35:18 por pedrortega12 »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2019, 17:38:48
Um usuário da 7dII que acabou de adquirir uma 90d abriu este tópico num fórum da DPReview, inquieto por constatar que sua nova camera não entregava a velocidade prometida em AI Servo. Alguns novos proprietários deram suas opiniões..o debate está interessante. Para mim, pessoalmente, que adoro fotografar esportes como hobby e de olho nela para um próximo upgrade da minha 60d, é frustrante, caso se confirme.

O link https://www.dpreview.com/forums/thread/4430859
Parece que a grande adição dessa câmera está no sensor de 32mpx em pé de igualdade no que tange o alcance dinamico, no foco todos andam reclamando.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2019, 09:00:56
Li o tópico e comentários.

O cara ta usando C-Raw.. e al servo, só isso já cai os fps.
Se nem a 1DX que é pró... mantém 12 fps se voce usar com al servo, imagina uma 90D.
Tudo é bem claro, e explicativo, para extrair os fps ao máximo, a camera tem que processar menos informações possíveis, seja canon, nikon, sony, etc.. e além do nível de bateria que tem que estar cheia, pois abaixo dos 50%, o rendimento cai.

Vou citar o que está no meu manual da 1DX, como exemplo:
12 fps, utilizando ISO se não me engano até 12.800, one shot, e bateria acima de 50%
14 fps, apenas fotos em jpeg, espelho levantado, abertura máxima da lente, foco desligado, e bateria acima de 50%.
Caso a bateria esteja abaixo de 50%, o rendimento cai para 10 fps e 12 fps respectivamente.

Isso tudo é apenas um usuário mal informado, apenas isso !

Nos comentários mesmo, tem a explicação lá, informando o erro do usuário !

obs: cameras não pró, ideal utilizar o grip de baterias instalado, para o real rendimento dos fps em fotos !
« Última modificação: 01 de Outubro de 2019, 09:02:51 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


pedrortega12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2019, 09:10:52
Muito interessante, Douglas! Não tinha idéia de tantos fatores alterando os fps! Valeu!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2019, 09:12:46
Não sou muito usuário do AI-Servo mas na poucas vezes que usei na minha 6DII eu li a respeito da configuração do sistema de foco,
Ele pode ser configurado priorizando o disparo, podem haver fotos fora de foco, ou priorizando o foco, a camera não vai disparar antes de achar o foco...isso deixa ela lenta e o FPS cai dependendo da lente e condições de focagem. Fora outros aspectos de responsividade e precisão. Tudo é variável. 10fps em laboratório é uma coisa, na prática é bem diferente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2019, 09:28:47
O Ernesto disse tudo, não é uma 7D mark III

Informações da camera no site canon

Características principais:
Sensor CMOS APS-C de 32,5 megapixels
Foco automático com dois pixels (exibição ao vivo / vídeo)
AF de todos os tipos cruzados de 45 pontos (através do visor)
Sensor de medição de 220k pixels com detecção de rosto
Disparo em rajadas de 7 qps com AF contínuo
Tela sensível ao toque de 3 "totalmente articulada
Visor óptico com 100% de cobertura
Captura de vídeo 4K / 30p sem corte
Porta USB 2.0 com conector Micro USB
Wi-Fi + Bluetooth


Al servo é 7fps... e olha lá se fizer 7 fps sem grip.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2019, 09:30:28 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2019, 09:31:20
Não sou muito usuário do AI-Servo mas na poucas vezes que usei na minha 6DII eu li a respeito da configuração do sistema de foco,
Ele pode ser configurado priorizando o disparo, podem haver fotos fora de foco, ou priorizando o foco, a camera não vai disparar antes de achar o foco...isso deixa ela lenta e o FPS cai dependendo da lente e condições de focagem. Fora outros aspectos de responsividade e precisão. Tudo é variável. 10fps em laboratório é uma coisa, na prática é bem diferente.

Perfeitamente isso.
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2019, 10:23:19
Li o tópico e comentários.

O cara ta usando C-Raw.. e al servo, só isso já cai os fps.
Se nem a 1DX que é pró... mantém 12 fps se voce usar com al servo, imagina uma 90D.
Tudo é bem claro, e explicativo, para extrair os fps ao máximo, a camera tem que processar menos informações possíveis, seja canon, nikon, sony, etc.. e além do nível de bateria que tem que estar cheia, pois abaixo dos 50%, o rendimento cai.

Vou citar o que está no meu manual da 1DX, como exemplo:
12 fps, utilizando ISO se não me engano até 12.800, one shot, e bateria acima de 50%
14 fps, apenas fotos em jpeg, espelho levantado, abertura máxima da lente, foco desligado, e bateria acima de 50%.
Caso a bateria esteja abaixo de 50%, o rendimento cai para 10 fps e 12 fps respectivamente.

Isso tudo é apenas um usuário mal informado, apenas isso !

Nos comentários mesmo, tem a explicação lá, informando o erro do usuário !

obs: cameras não pró, ideal utilizar o grip de baterias instalado, para o real rendimento dos fps em fotos !

Esse 14 fps é bem forçado então....
É o com o espelho travado mesmo? ou seja, só pelo LCD?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2019, 10:44:29
Esse 14 fps é bem forçado então....
É o com o espelho travado mesmo? ou seja, só pelo LCD?

Pessoal de esporte as vezes usa muito. Pois precisam de agilidade, a maioria usa jpeg e da própria camera ja envia diretamente para a agencia. Então para eles é bem util esta função.

A 1DX mark II, são 14 fps no modo normal e 16 fps com espelho levantado e jpeg, e a mesma coisa sobre o caso da carga da bateria.

A nikon D4, D5, também são assim, normalmente ganham 2 fps, se clicar com espelho levantado e jpeg.

A nikon é a única que informa no manual das cameras "mais simples", que elas atingem os fps máximos, apenas com o uso de grip.

Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2019, 10:48:02
De  qualquer forma é FPS demais.
Eu fotografo aves e social, e recentemente vendi a 7D mark II e 6D mark II, e voltei para a 1DX (camera que me deixou saudades), e comecei usar ela no social, e até retardei a camera, para clicar no máximo 6 fps quando estou em casamento e eventos.
Ai quando eu fotografando aves... volto ela para 12 fps.. Os 14 fps, nunca usei !
Fotógrafo e birdwatching


regilan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
  • Regilan Meira Silva
    • Regilan Meira Fotografia
Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2019, 14:41:15
Alguém já viu a venda em algum site do Brasil esta câmera? Estou de olho nela..
Regilan Meira Silva
https://www.flickr.com/photos/regilan
https://www.instagram.com/regilanmeira/
Canon 6D Mark II  + EF 16-35mm IS L F4 + EF 24-105mm IS L F4 + EF 70-200 L + EF 50mm F1.4 + EF 100mm 2.8 Macro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.527
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2019, 14:51:52
Se a 90D fosse feita para competir com a 7D MK II, ela chamaria 7D MK III, não é o óbvio ? :shock:

Mas não era???

Esse tópico é sobre uma câmera esportiva, logo, 32Mp a10 fps, é relevante

Se uma câmera esportiva não é relevante a sua atividade, isso não muda a relevância  :ok:

Porque, na categoria dela, não tem pra ninguém  :ok:

Estamos de olho...  :shock:


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2019, 17:04:30
Mas não era???


Nunca foi, AF inferior, construção inferior, sem dual slot, nem ao menos tem Compact flash, e preço inferior.

Fotógrafo e birdwatching


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.527
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2019, 17:18:59
Nunca foi, AF inferior, construção inferior, sem dual slot, nem ao menos tem Compact flash, e preço inferior.

Eu achava isso. Aliás, fui da teoria que a Canon havia lançado duas câmeras médias bem similares, uma ML e uma DSLR, pra entender o gosto dos fotógrafos. Mas aí apareceu um papo de que 30 Mp @ 10 fps colocaria esta câmera no domínio da fotografia de esportes. Obviamente não é.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.527
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2019, 17:49:48
Menos trolagem Felipe  :ok:

Desnecessário  :ok:

Você trouxe um texto de outro tópico e sabe que o texto trazido foi resposta a sua mania de enfiar Fuji em todos os tópicos e desmerecer todas as outras câmeras. Mas, se alguém falar um ai do seu equipamento, vc chama o síndico (e existem vários níveis de câmera esportiva, e eu não preciso te dizer isso né, amigão ?)

Então vamos seguir sem trolagem em mais este tópico, beleza ?

Meu nível de trollagem vai depender do seu, meu caro:
Isso, 14 fps com DualPixel... igual ML

Mas só ML puódi ser assim

Como é DSLR, dirão que é tosco...

 :assobi:

E enquanto você desmerecer o conhecimento dos outros, estarei aqui pra apontar suas contradições.

Dito isto, vamos seguir em frente, uma vez que parece que estes 10 fps a 30 Mp não são bem assim.