Autor Tópico: Fuji XT20 ou Fuji XT1  (Lida 3974 vezes)

ever007

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Online: 04 de Outubro de 2019, 19:40:16
Amigos,
qual seria melhor aquisição: Fuji XT20 ou Fuji XT1 ?
Vou comprar usada. A XT20 tá um pouco mais elevado.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2019, 20:03:26
A que estiver em melhor estado.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2019, 21:39:03
Além do estado, depende o que você julga importante, mas eu iria de xt20

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2019, 21:56:54
Sensor da xt20 é mais novo, tem af melhor. Dependendo do seu uso pode ser mais interessante


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2019, 10:49:55
Provavelmente iria de XT20 também. Acho que o AF e o sensor melhores vão te deixar mais confortável e confiante usando a camera. Tenho a XE2 que tem o mesmo sensor e AF da XT1. Embora seja bom, em situações à noite ou de contraluz o AF apanha um pouquinho.

Porém acredito que em questão de ergonomia a XT1 leve vantagem. Peguei a XT20 uma vez na mão e fiquei preocupado com esse ponto, não sei se curti a pegada dela (nada que um grip não resolva)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2019, 10:51:34
Provavelmente iria de XT20 também. Acho que o AF e o sensor melhores vão te deixar mais confortável e confiante usando a camera. Tenho a XE2 que tem o mesmo sensor e AF da XT1. Embora seja bom, em situações à noite ou de contraluz o AF apanha um pouquinho.

Porém acredito que em questão de ergonomia a XT1 leve vantagem. Peguei a XT20 uma vez na mão e fiquei preocupado com esse ponto, não sei se curti a pegada dela (nada que um grip não resolva)
Esse é meu único problema com essa câmera, eu tive a xt10 que possui praticamente o mesmo corpo, acho pouco ergonômico, prefiro as X-E.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2019, 18:28:29
Esse é meu único problema com essa câmera, eu tive a xt10 que possui praticamente o mesmo corpo, acho pouco ergonômico, prefiro as X-E.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
Ja que prefere tem a opção de x-e2 ou até X-E3, dependendo do uso que for fazer...

Se eu fosse fazer o uso que faço hoje (trabalho) o ideal seria uma X-T2, daria pra fazer com a 20, porém a ergonomia e pegada me desagradam.
Pra turismo e hobby minha X-E1 serve perfeitamente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2019, 18:51:56
Ja que prefere tem a opção de x-e2 ou até X-E3, dependendo do uso que for fazer...

Se eu fosse fazer o uso que faço hoje (trabalho) o ideal seria uma X-T2, daria pra fazer com a 20, porém a ergonomia e pegada me desagradam.
Pra turismo e hobby minha X-E1 serve perfeitamente.
Eu tenho uma E3, é disparado a que mais uso.



Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2019, 22:15:42
Não gosto nem um pouco da ergonomia das XT10/XT20.

O controle "rodinha" frontal fica em uma posição horrenda e é muito fácil de esbarrar no de trás, acho tremendamente irritante.
Nas XE o problema é menor, mas a XT1 para mim tem a melhor ergonomia.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2019, 11:14:21
Amigos,
qual seria melhor aquisição: Fuji XT20 ou Fuji XT1 ?
Vou comprar usada. A XT20 tá um pouco mais elevado.

A resposta é: Depende!

Se prioriza ergonomia, a "T1" é superior
Se quiser uma câmera mais resistente a chuva, poeira etc., a "T1" é a escolha lógica, desde que as lentes também tenham a mesma característica.

Agora, se prioriza a performance do sensor+processador (auto foco, ISO etc.) compre a "T20".

Na boa; recomendaria juntar mais $$$$ e partir para uma "X-T2" usada, pois teria o melhor da "T1" e da "T20" em uma única câmera. Uma "T2" em bom estado te servirá por muitos anos!

Tive a X-T1 e ainda tenho a X-T20.  A "T20", mesmo com "grip" é inferior a "T1" em ergonomia. Estava planejando substituir a "T20" pela X-T30 mas a ergonomia dela me fez desistir da ideia.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2019, 11:41:02
Eu nunca tinha comentado sobre ergonomia no fórum até comprar a X-T3...

Cresci na CaNikon... eu nunca tinha sacado o quanto ergonomia faz falta.

Via muita gente disputando entre a ergonomia da Canon vs Nikon...

Pois bem, a diferença entre Canon e Nikon é nula quando olhamos a Fuji X-T3...

O design dos anos 70 da X-T3, tem ergonomia zero. Absurdo. Eu nunca tinha usando profissionalmente algo assim...

Nunca tive F3... cresci na profissão com F4 (que já é toda projetada para a ergonomia)

É complicado...

Atualmente, as únicas Fujifilm que possuem ergonomia próxima à das Canikon são a X-H1 (APS-C) e a GFX-50S (44x33mm).  Ficam ainda melhores quando estão equipadas com seus respectivos "battery grips".

Tive Nikon D70s; D2x; D3; D700; D800 e F100. Senti a diferença quando fui para a Fuji.  Estou fotografando exclusivamente com Fuji desde 2015 mas ainda sinto um pouco de falta da ergonomia das Nikons.  A questão é que as Fuji são, em geral, bem compactas e isto possibilitou viajar mais com minhas câmeras, algo que detestava fazer com as Nikons.  No mesmo espaço onde cabia uma D800 e uma lente, cabem duas X-T20, uma 18-55mm e uma 55-200mm. Não se pode ter tudo ao mesmo tempo e, hoje, priorizo o tamanho compacto das Fuji para viajar.

As Nikon "Z mount" são bem compactas, considerando que usam sensores "36x24mm"...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2019, 11:57:56
Atualmente, as únicas Fujifilm que possuem ergonomia próxima à das Canikon são a X-H1 (APS-C) e a GFX-50S (44x33mm).  Ficam ainda melhores quando estão equipadas com seus respectivos "battery grips".

Tive Nikon D70s; D2x; D3; D700; D800 e F100. Senti a diferença quando fui para a Fuji.  Estou fotografando exclusivamente com Fuji desde 2015 mas ainda sinto um pouco de falta da ergonomia das Nikons.  A questão é que as Fuji são, em geral, bem compactas e isto possibilitou viajar mais com minhas câmeras, algo que detestava fazer com as Nikons.  No mesmo espaço onde cabia uma D800 e uma lente, cabem duas X-T20, uma 18-55mm e uma 55-200mm. Não se pode ter tudo ao mesmo tempo e, hoje, priorizo o tamanho compacto das Fuji para viajar.

As Nikon "Z mount" são bem compactas, considerando que usam sensores "36x24mm"...
As Z são menores, porém suas lentes não.

A EOS-R é a menor em ergonomia e falando em ergonomia, a Sony é a pior delas.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2019, 12:09:55
A EOS-R é a menor em ergonomia e falando em ergonomia, a Sony é a pior delas.

Tenho as minhas dúvidas se a Sony é mesmo a pior. As XTxx são tão horriveis ou piores do que as A7x.
As que eu tenho mais gostado são as Panasonic G (não GX nem GH). A G9 é super.
Em segundo as Canon que tem a roda grande atrás. A Nikon nunca chegou perto...

Mas voltando ao papo da XT20 x XT1 é como já falaram mesmo. A XT1 é bem mais confortável e menos irritante mas não é perfeita.
As especificações da XT20 são melhores, mas não curto essa série, se fosse para não ter a XT1/2 eu iria para a série XE.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2019, 12:13:25
Tenho as minhas dúvidas se a Sony é mesmo a pior. As XTxx são tão horriveis ou piores do que as A7x.
As que eu tenho mais gostado são as Panasonic G (não GX nem GH). A G9 é super.
Em segundo as Canon que tem a roda grande atrás. A Nikon nunca chegou perto...

Mas voltando ao papo da XT20 x XT1 é como já falaram mesmo. A XT1 é bem mais confortável e menos irritante mas não é perfeita.
As especificações da XT20 são melhores, mas não curto essa série, se fosse para não ter a XT1/2 eu iria para a série XE.
Eu tenho ambas e posso afirmar, aliás, a E3 não é ruim de ergonomia se você usa determinadas lentes.

A XT2 é até maior que a Sony.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2019, 12:46:16
As Z são menores, porém suas lentes não.

A EOS-R é a menor em ergonomia e falando em ergonomia, a Sony é a pior delas.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Acho que quis escrever "melhor", ao invés de "menor", certo? (rsrsrs)

Tive a oportunidade de manusear as EOS R e RP. Gostei muito de ambas (especialmente a ergonomia) e, se tivesse que mudar de sistema / marca hoje, a "R" seria minha escolha. Pesaria também o fato da presença do "Canon Professional Services" no Brasil.

Também gostei muito da RF 24-105mm f/4, especialmente do anel de controle customizável. Para viagens seria perfeita, apesar do diâmetro de filtro de 77mm!  Um conhecido meu, que usava Canon EF (APS-C) migrou para o "RF Mount" e está bastante satisfeito com a "R" e com as RF24-105 e RF 35mm (Macro).

Estou acompanhando atentamente a evolução do sistema "R".  Poderá vir a ser uma alternativa a Fuji daqui a alguns anos, vai depender principalmente das lentes que forem lançadas e da performance dos futuros sensores (apesar que o da "R" é realmente muito bom - uma versão modificada do usado na 5D Mk IV...).