Autor Tópico: Nikon 58mm F/0.95 S Noct anunciada !  (Lida 640 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Resposta #15 Online: 11 de Outubro de 2019, 11:37:54
Pra ganhar, não precisa muito:
1. Ter a mesma qualidade ótica;
2. Ter autofoco que funciona.
3. Ser mais leve;
4. Ser mais barata.

Note que algumas destas vantagens são inerentes ao sensor menor. Mas ainda assim, considero o tamanho dessa Noct um absurdo. Parece aqueles americanos com umas picapes enormes, que não cabem em lugar nenhum.

Com a constante evolução dos Mpix, não vejo motivos do digital manter um padrão tão grande quanto o FullFrame

Até no bokeh, a 33mm 1.0 no APS-C, já terá o suficiente

Lucas M. Dias

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Site
Resposta #16 Online: 11 de Outubro de 2019, 11:41:14
Tem nada que justifique o tamanho dessa lente... :ponder:

felipemendes

• Mecenas
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2019, 12:10:48
Com a constante evolução dos Mpix, não vejo motivos do digital manter um padrão tão grande quanto o FullFrame

Até no bokeh, a 33mm 1.0 no APS-C, já terá o suficiente

Enfim concordamos. Mas ao que dizem, aquela-outra-marca-que-não-se-pode-falar-o-nome desistiu da 33mm, e vai lançar uma 50mm ao invés. Usando distância focal próxima, vai ser interessante comparar o tamanho das duas objetivas.
Felipe

bjorn

• Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2019, 17:06:57

Nem eu , que sou nikon maníaco de cueca e carteirinha gostei de um trambolho desse ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !

Luiz

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #19 Online: 12 de Outubro de 2019, 14:08:37
No post da Leica Rumors,  o que chama atenção é a grande diferença de tamanho. Entretanto, vale olhar também os graficos MTF (eles só aparecem se você clicar no "Read More" do post), que demonstram que essa lente deve ter uma nitidez absurda, bem superior à Leica, mesmo em 0.95. Isso me leva a crer que essa lente é mais um projeto conceitual da Nikon para mostrar os limites que podem ser atingidos com o novo mount. De utilidade mesmo, acredito que só para alguns, que vão querer desfrutar de uma imagem muito especial, tipo a 58mm/1.4, mas com uma nitidez fora do comum, e não se importam com peso ou $.

Vale ressaltar também o numero total de elementos usados na construção, bem como o uso de elementos asfericos e ED.

Em termos de preço, notem que ela é bem mais barata que a Leica.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2019, 14:09:03 por Luiz »

Gabriel Büll

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #20 Online: 13 de Outubro de 2019, 08:52:41
No post da Leica Rumors,  o que chama atenção é a grande diferença de tamanho. Entretanto, vale olhar também os graficos MTF (eles só aparecem se você clicar no "Read More" do post), que demonstram que essa lente deve ter uma nitidez absurda, bem superior à Leica, mesmo em 0.95. Isso me leva a crer que essa lente é mais um projeto conceitual da Nikon para mostrar os limites que podem ser atingidos com o novo mount. De utilidade mesmo, acredito que só para alguns, que vão querer desfrutar de uma imagem muito especial, tipo a 58mm/1.4, mas com uma nitidez fora do comum, e não se importam com peso ou $.

Vale ressaltar também o numero total de elementos usados na construção, bem como o uso de elementos asfericos e ED.

Bem isso mesmo...

felipemendes

• Mecenas
  • Colaborador(a)
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 13 de Outubro de 2019, 13:57:14

Vi os gráficos, realmente parece ser uma coisa impressionante.

E vi também que a Leica Noctilux custa 11k dólares, enquanto a Nikon Noct custa 8k... O que só reforça minha afirmação de que o preço de um produto não tem muito a ver com o custo, mas sim com a concorrência. É como se fosse aquela piada dos caçadores com o urso: não precisa correr mais rápido que o urso, mas sim mais rápido que outro caçador...
Felipe

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #22 Online: 15 de Outubro de 2019, 12:06:37
Lente legal para estudio.

felipemendes

• Mecenas
  • Colaborador(a)
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2019, 20:48:53
Já que ninguém comentou, eu comento: saíram as primeiras amostras!
https://nikonrumors.com/2019/10/11/nikon-z-noct-nikkor-58mm-f-0-95-lens-sample-photos.aspx/

As amostras ainda são pequenas, mas me pareceram bem boas.

Felipe

Luiz

• Freqüentador(a)
  • **
« Última modificação: 01 de Novembro de 2019, 19:16:38 por Luiz »

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #25 Online: 01 de Novembro de 2019, 19:56:35
A visão que passa é que as pessoas emburreceram...

como projetam algo assim ?

1. anel de foco super largo na frente e em lente manual...  :doh: após o ajuste do foco, não tem aonde apoiar a mão (fora do anel)... em 0.95, Isso pode mover o anel levemente... desfocando  :doh:

2. E tb é claro que o peso vai pender para frente... na posição da mão+anel, facilitando que o foco se mova sem querer  :doh:

3. A lente tem claramente um extensor (adaptador) próximo ao encaixe, o que traz indícios de que se trata de um projeto para DSLR  :doh:

« Última modificação: 01 de Novembro de 2019, 20:11:44 por Ernesto »

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #26 Online: 04 de Novembro de 2019, 08:16:49

E o diâmetro do z mount, permitiria adequar um sensor mf.