Autor Tópico: Vendas no Mercado Livre - Sem golpes!  (Lida 8676 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 10 de Outubro de 2019, 12:30:30
Fala turma!  :ok:

Como vocês estão utilizando o Mercado Livre para venda de equipamentos da forma mais segura?

Para amigos forenses e de confiança, fica fácil, mas para desconhecidos... quais os cuidados na venda para não levar calote?

Abraço meus caros!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2019, 12:30:43 por ArmandoFerreira »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2019, 13:00:15
Eu tenho anunciado no Facebook e nos classificados deste fórum. Daí se o interessado ver e for de confiança, crio um anúncio no ML (coloco uma foto de baixa resolução e com pouca descrição, pra não "atravessarem" antes). Se é algo de pouco valor, aí anuncio no site sem muitas preocupações.
Infelizmente anunciar diretamente no ML vc ficará exposto aos pilantras e o site costuma proteger mais os compradores. Os únicos cuidados que vc poderá tomar é filmar o empacotamento e o envio. Se devolverem, filme o recebimento e o "unboxing". Pelo menos servirá como provas e caso precise resolver fora do site (neste caso, na esfera judicial).

Alguns colegas observam a reputação do comprador: se for baixa, cancelam a venda na hora e estornam o pagamento do Mercado Pago, mas aí tem a desvantagem de ser vc ser negativado e a sua reputação cair...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2019, 13:54:42
Infelizmente, o Rick tem razão.

ML já era para pequenos vendedores, o risco de golpe é muito grande, e a chance de recuperar é muito pequena.

Não vendo mais nada por lá infelizmente.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2019, 14:20:02
Oi Rick e Dellano,  :ok:

Foi o que pensei, não dá para vender abertamente com segurança, para amigos do fórum sempre o fiz sem nenhum problema.

Fora o risco de chargeback, sempre uma possibilidade, deste mal eu vivi no passado, um pilantra que me deu uma canseira, consegui pelo PagSeguro reaver o prejuízo.

O fórum oferece um espaço muito bacana, já fiz diversas vendas e compras por aqui, OLX também vendi e comprei bastante, com a peneira de fazer uma pré-venda/compra antes.

Por exemplo, comprei nesta segunda uma D3200 e uma 18-105VR por R$ 1.000,00, testei em um local público, levei para casa, câmera com 5.000 cliques, lente nova e impecável. Bateria extra original, bolsa e cartão. É do momento e sorte!

Até quando o CDC vai favorecer só quem compra? Tenho uma empresa com a esposa, loja online, e digo aos amigos, como é difícil empreender com tantas leis de proteção ao consumidor.

Depois que eu abri o tópico, eu li o do Shalders, não dá coragem de vender pelo ML mesmo.

Vamos criar uma loja para venda de usados? rsrs Eu entro com a tecnologia, kkk

Abração amigos!  :ok:
« Última modificação: 10 de Outubro de 2019, 14:21:30 por ArmandoFerreira »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2019, 14:26:46
Minhas últimas vendas de equipamentos foram todas pelo ML. Em todas fiquei com um baita medo de tomar golpe, mas sempre deram certo. No momento só tenho minha 1Dx anunciada por lá, o que me deixa com muito medo porque o valor é alto. Mas os outros meios de anúncio on-line pra mim nunca deram retorno tão bom quanto o ML. Antigamente eu até conseguia vender mais pelo facebook, mas ultimamente não consigo negócio por lá, só o ML mesmo. E na OLX nunca consegui vender nada.

Não tenho ideia do que teria que fazer caso eu tomasse um golpe no ML, sempre fico na torcida pra dar tudo certo, mas a verdade é que não sei mesmo o que fazer pra evitar.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2019, 14:30:05
O próprio ML é muito desonesto! Tem mais de 30.000 queixas no Reclame Aqui, absolutamente TODAS sem resposta. Há anos tento evitar a venda de cópias piratas em pdf de um livro meu e nunca tive sequer uma resposta do ML!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2019, 15:52:06
[...]
Até quando o CDC vai favorecer só quem compra? Tenho uma empresa com a esposa, loja online, e digo aos amigos, como é difícil empreender com tantas leis de proteção ao consumidor.
[...]

Infelizmente investir no Brasil o risco é grande e o custo é elevado, por isso muitas empresas que não fazem um plano de negócios detalhado dificilmente sobrevivem 1 ou 2 anos...
O CDC dá 7 dias para o comprador se arrepender da compra (desde que não tenha sido presencial) e devolver sem custos: então o vendedor já vai ficar esse período sem poder mexer no dinheiro. Mas o absurdo mesmo ocorre se vc vender pelo Mercado Livre: compradores novatos (nível 1 e 2) tem até 10 dias pra se arrepender, e os de nível 5 pra cima tem 30 dias!!!!

Resumindo: se vc precisa de grana urgentemente, evite o ML. Num período de 30 dias o dinheiro não é seu. Se transferir o dinheiro do Mercado Pago para a conta bancária antes, poderá perder a conta ou ser cobrado depois. Caso o comprador use o produto e quiser devolver, o ML não se opõe... :aua:
Sem falar que se vc demorar mais de 24 horas para enviar o produto, a reputação diminui...

Fonte: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/novidades-para-vendedores_1370




ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2019, 21:16:39
Minhas últimas vendas de equipamentos foram todas pelo ML. Em todas fiquei com um baita medo de tomar golpe, mas sempre deram certo. No momento só tenho minha 1Dx anunciada por lá, o que me deixa com muito medo porque o valor é alto. Mas os outros meios de anúncio on-line pra mim nunca deram retorno tão bom quanto o ML. Antigamente eu até conseguia vender mais pelo facebook, mas ultimamente não consigo negócio por lá, só o ML mesmo. E na OLX nunca consegui vender nada.

Não tenho ideia do que teria que fazer caso eu tomasse um golpe no ML, sempre fico na torcida pra dar tudo certo, mas a verdade é que não sei mesmo o que fazer pra evitar.

Puxa Humberto, eu vi seu anúncio, eu até ia entrar em contato contigo para ver a questão da segurança, já que é um item caro, mas o amigo está na mesma situação que estou, e olhe que meu anúncio seria um pouco mais de 1/3 do seu!  :shock: Não devo anunciar a 80D publicamente no ML, valeu pelo relamo meu velho!  :ok:

O próprio ML é muito desonesto! Tem mais de 30.000 queixas no Reclame Aqui, absolutamente TODAS sem resposta. Há anos tento evitar a venda de cópias piratas em pdf de um livro meu e nunca tive sequer uma resposta do ML!

Já vivenciei isso também, temos nossos desenhos registrados internacionalmente e, mesmo assim, a pirataria come solta! É uma total falta de respeito com o autor e sua obra!

Infelizmente investir no Brasil o risco é grande e o custo é elevado, por isso muitas empresas que não fazem um plano de negócios detalhado dificilmente sobrevivem 1 ou 2 anos...
O CDC dá 7 dias para o comprador se arrepender da compra (desde que não tenha sido presencial) e devolver sem custos: então o vendedor já vai ficar esse período sem poder mexer no dinheiro. Mas o absurdo mesmo ocorre se vc vender pelo Mercado Livre: compradores novatos (nível 1 e 2) tem até 10 dias pra se arrepender, e os de nível 5 pra cima tem 30 dias!!!!

Resumindo: se vc precisa de grana urgentemente, evite o ML. Num período de 30 dias o dinheiro não é seu. Se transferir o dinheiro do Mercado Pago para a conta bancária antes, poderá perder a conta ou ser cobrado depois. Caso o comprador use o produto e quiser devolver, o ML não se opõe... :aua:
Sem falar que se vc demorar mais de 24 horas para enviar o produto, a reputação diminui...

Fonte: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/novidades-para-vendedores_1370

Que coisa Rick, ficou pior então do que imaginava! Até pensei que o Mercado Envios te assegurava de algo, mas com este prazo todo para devolução, é inviável!!! Obrigado por partilhar!  :ok:

Eu participo de alguns grupos de promoções e, comumente, tem um grande número de consumidores que se aproveitam do CDC! Celulares, já cansei de ver gente comprar na mesma semana 3 modelos diferentes, usar por um tempo e depois desistir dentro do prazo de 7 dias... Quem acaba pagando o preço são os consumidores honestos! Este custo cai nas costas de alguém, certamente!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2019, 22:40:13
Eu nunca tive muita coragem de vender coisa de alto valor no ML, e ultimamente tenho menos coragem ainda. Perigoso.
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2019, 22:55:49
ML hoje em dia é complicado principalmente porque o vendedor não tem acesso à reputação do comprador. A venda é sempre as cegas.

De vez em quando, vendo no ML se o valor não for alto ou quando for um anuncio já preparado para alguém específico e com referencias. Fora isso prefiro vender pelo eBay mesmo que para o Brasil.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2019, 09:09:35
ML hoje em dia é complicado principalmente porque o vendedor não tem acesso à reputação do comprador. A venda é sempre as cegas.
[...]

Se não me engano, quando o interessado faz alguma pergunta antes da compra, a reputação dele aparece. Não tenho certeza pois vendi um produto na semana retrasada e não estava totalmente atento. Prestarei mais atenção nesse detalhe na próxima vez.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2019, 10:32:11
Olá Colegas!
Vendi todo meu equipamento Fuji em janeiro deste ano. Vendo itens pessoais usados há quase 12 anos no ML, de forma geral sempre deu tudo certo.... mas... conhecemos realmente uma empresa quando um problema acontece e vemos as soluções propostas para a resolução.
Como já citado acima o ML segue o CDC e vai além, dependendo da qualificação do comprador pode devolver em até 30 dias... mesmo sem motivo de defeito ou inadequação, apenas por desistência. Fiquei um tempão negociando, ajustando anúncio, com uma compradora.. no final ela comprou em 2 anúncios meus, 1 com 1 lente e ou outro com 2 lentes, enviei fotos, descrição detalhada dos produtos, etc... Desistiu de uma compra com 12 dias e da outra com 25 dias, em nenhum caso houve reclamação da qualidade do produto, descrição, defeito ou inadequação do produto recebido x anunciado.
O problema todo é o atendimento do ML, apenas recebemos a comunicação, prazos pré estabelecidos para o comprador postar o produto de volta e bloqueio do dinheiro no Mercado Pago. São mensagens quase que automáticas, e sem nenhum contato por telefone. Nas duas reclamações ocorreu da mesma forma, inicialmente um prazo para o comprador postar o produto e enviar o código de rastreio... o prazo expirava 3 até 5 dias e nada, o ML abria outro prazo, eu reclamava dos prazos novos, recebia respostas genéricas como " Entendemos a sua situação, mas estamos trabalhando para resolver o problema..."  Em um dos anúncios o prazo expirou 3x e foi renovado pelo ML no outro expirou 2x... ao final o ML devolveu o dinheiro para o comprador assim que ele enviou o código de postagem - para mim um absurdo, o estorno só deveria ocorrer ap´so o vendedor confirmar o recebimento da mercadoria... eu fiquei naquela ansiedade, já certo que receberia de volta um pacote com tijolo ou jornal!
No final as lentes retornaram intactas, e o final ainda foi feliz, vendi diretamente em loja de fotografia aqui da minha cidade.

Após o ocorrido e analisando a situação, as referências da compradora e conversas que tive com a mesma.... pelo jeito ela revende material fotográfico, deve comprar quando tem compradores prováveis, e provavelmente não conseguiu concretizar a venda, desistência dos possíveis compradores, e com este prazo longo do ML - cancela a venda antes de ter o valor cobrado na sua fatura do mês seguinte!

Hoje não vendo mais nada pelo ML.
Anúncio em fóruns específicos que participo e grupos fechados de compra e venda do facebook.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2019, 12:55:05
Olá Colegas!
Vendi todo meu equipamento Fuji em janeiro deste ano. Vendo itens pessoais usados há quase 12 anos no ML, de forma geral sempre deu tudo certo.... mas... conhecemos realmente uma empresa quando um problema acontece e vemos as soluções propostas para a resolução.
Como já citado acima o ML segue o CDC e vai além, dependendo da qualificação do comprador pode devolver em até 30 dias... mesmo sem motivo de defeito ou inadequação, apenas por desistência. Fiquei um tempão negociando, ajustando anúncio, com uma compradora.. no final ela comprou em 2 anúncios meus, 1 com 1 lente e ou outro com 2 lentes, enviei fotos, descrição detalhada dos produtos, etc... Desistiu de uma compra com 12 dias e da outra com 25 dias, em nenhum caso houve reclamação da qualidade do produto, descrição, defeito ou inadequação do produto recebido x anunciado.
O problema todo é o atendimento do ML, apenas recebemos a comunicação, prazos pré estabelecidos para o comprador postar o produto de volta e bloqueio do dinheiro no Mercado Pago. São mensagens quase que automáticas, e sem nenhum contato por telefone. Nas duas reclamações ocorreu da mesma forma, inicialmente um prazo para o comprador postar o produto e enviar o código de rastreio... o prazo expirava 3 até 5 dias e nada, o ML abria outro prazo, eu reclamava dos prazos novos, recebia respostas genéricas como " Entendemos a sua situação, mas estamos trabalhando para resolver o problema..."  Em um dos anúncios o prazo expirou 3x e foi renovado pelo ML no outro expirou 2x... ao final o ML devolveu o dinheiro para o comprador assim que ele enviou o código de postagem - para mim um absurdo, o estorno só deveria ocorrer ap´so o vendedor confirmar o recebimento da mercadoria... eu fiquei naquela ansiedade, já certo que receberia de volta um pacote com tijolo ou jornal!
No final as lentes retornaram intactas, e o final ainda foi feliz, vendi diretamente em loja de fotografia aqui da minha cidade.

Após o ocorrido e analisando a situação, as referências da compradora e conversas que tive com a mesma.... pelo jeito ela revende material fotográfico, deve comprar quando tem compradores prováveis, e provavelmente não conseguiu concretizar a venda, desistência dos possíveis compradores, e com este prazo longo do ML - cancela a venda antes de ter o valor cobrado na sua fatura do mês seguinte!

Hoje não vendo mais nada pelo ML.
Anúncio em fóruns específicos que participo e grupos fechados de compra e venda do facebook.

Que situação Ronaldo, lamentável! Pilantras usando a brecha do ML para devolução para criar "estoque" com nossos itens para revendê-los e ainda ter lucro!!! Essa é nova para mim!!!

Pensa bem, 30 dias para abrir o chamado para devolução, depois o cidadão enrola mais 3 vezes para postar os itens de volta, neste fluxo vai o que, 40 dias?  :no:

Mesmo CDC dá margem para interpretação, eu já tive clientes que compraram cursos digitais de artesanato que produzimos, e depois querem a devolução, raro, mais acontece.

Uma vez eu bati o pé com a justiça, pois a plataforma mostra qual IP acessou o conteúdo, quando foi feito download dos arquivos etc, neste caso é má fé do comprador, alguns juízes já estão mais abertos aos vendedores nesta situação.

Como já fiz a devolução de um material digital por arrependimento, mas o usuário não havia acessado.

Acredito que há espaço para uma revisão no código, principalmente com os novos meios de comunicação/veículos de venda.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2019, 13:41:07
Puxa Humberto, eu vi seu anúncio, eu até ia entrar em contato contigo para ver a questão da segurança, já que é um item caro, mas o amigo está na mesma situação que estou, e olhe que meu anúncio seria um pouco mais de 1/3 do seu!  :shock: Não devo anunciar a 80D publicamente no ML, valeu pelo relamo meu velho!  :ok:

Tô começando a ficar com muito medo de deixar minha 1Dx anunciada por lá. Repensando aqui...


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2019, 18:53:02
Realizei a venda da minha 80D no Market Place do Facebook:
https://www.facebook.com/marketplace/

Pode ser uma opção interessante, 4 pessoas entraram em contato e finalizei com um fotógrafo de BH.

Acredito que é isso amigos, OLX e Facebook, faz o contato, se for o caso marca-se um local público para a entrega do equipamento, ou recebimento antecipado para despacho para os Correios.

Uma coisa que quero partilhar, o meu comprador e eu fizemos um termo de Instrumento de compra e venda, onde ele se comprometia a efetuar o pagamento, e eu de efetuar o envio. Neste documento simples dá uma maior tranquilidade, dados pessoais já são enviados etc.

Claro que para a turma que se conhece por aqui, não é necessário, mas é uma ferramenta para o comprador se sentir mais seguro, afinal é ele que está depositando na sua conta, na confiança.

Vou deixar abaixo o modelo que fizemos.

Local Vendedor/Local Comprador, data por extenso.

INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA

Pelo presente instrumento celebra-se a venda de xxx, (no caso o comprador anexou o link do meu anúncio aqui do fórum)

O comprador, Fulano de Tal, RG xxx, CPF xxx, residente à xxx, compromete-se a transferir a quantia acertada pela mercadoria, de R$ xxx (por extenso), até data xxx, para a conta corrente xxx, que tem como titular xxx, CPF xxx.

O vendedor, Sicrano de Tal, RG xxx, CPF xxx, residente à xxx, compromete-se a remeter a mercadoria com recibo, por Sedex, com valor declarado de R$ xxx para fins de roubo e/ou extravio no transporte, para o endereço de residência do comprador até dois dias úteis após a realização da transferência bancária.

De acordo,

Comprador

Vendedor


Espero que ajude os amigos de alguma forma.  :ok: