Autor Tópico: Vendas no Mercado Livre - Sem golpes!  (Lida 8690 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 13 de Outubro de 2019, 18:56:31
Realizei a venda da minha 80D no Market Place do Facebook:
https://www.facebook.com/marketplace/

Pode ser uma opção interessante, 4 pessoas entraram em contato e finalizei com um fotógrafo de BH.

Acredito que é isso amigos, OLX e Facebook, faz o contato, se for o caso marca-se um local público para a entrega do equipamento, ou recebimento antecipado para despacho para os Correios.

Uma coisa que quero partilhar, o meu comprador e eu fizemos um termo de Instrumento de compra e venda, onde ele se comprometia a efetuar o pagamento, e eu de efetuar o envio. Neste documento simples dá uma maior tranquilidade, dados pessoais já são enviados etc.

Claro que para a turma que se conhece por aqui, não é necessário, mas é uma ferramenta para o comprador se sentir mais seguro, afinal é ele que está depositando na sua conta, na confiança.

Vou deixar abaixo o modelo que fizemos.

Local Vendedor/Local Comprador, data por extenso.

INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA

Pelo presente instrumento celebra-se a venda de xxx, (no caso o comprador anexou o link do meu anúncio aqui do fórum)

O comprador, Fulano de Tal, RG xxx, CPF xxx, residente à xxx, compromete-se a transferir a quantia acertada pela mercadoria, de R$ xxx (por extenso), até data xxx, para a conta corrente xxx, que tem como titular xxx, CPF xxx.

O vendedor, Sicrano de Tal, RG xxx, CPF xxx, residente à xxx, compromete-se a remeter a mercadoria com recibo, por Sedex, com valor declarado de R$ xxx para fins de roubo e/ou extravio no transporte, para o endereço de residência do comprador até dois dias úteis após a realização da transferência bancária.

De acordo,

Comprador

Vendedor


Espero que ajude os amigos de alguma forma.  :ok:


 :clap: :clap: :clap:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2019, 20:26:27
Realizei a venda da minha 80D no Market Place do Facebook:
https://www.facebook.com/marketplace/

Pode ser uma opção interessante, 4 pessoas entraram em contato e finalizei com um fotógrafo de BH.

Acredito que é isso amigos, OLX e Facebook, faz o contato, se for o caso marca-se um local público para a entrega do equipamento, ou recebimento antecipado para despacho para os Correios.

Uma coisa que quero partilhar, o meu comprador e eu fizemos um termo de Instrumento de compra e venda, onde ele se comprometia a efetuar o pagamento, e eu de efetuar o envio. Neste documento simples dá uma maior tranquilidade, dados pessoais já são enviados etc.

Claro que para a turma que se conhece por aqui, não é necessário, mas é uma ferramenta para o comprador se sentir mais seguro, afinal é ele que está depositando na sua conta, na confiança.

Vou deixar abaixo o modelo que fizemos.

Local Vendedor/Local Comprador, data por extenso.

INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA

Pelo presente instrumento celebra-se a venda de xxx, (no caso o comprador anexou o link do meu anúncio aqui do fórum)

O comprador, Fulano de Tal, RG xxx, CPF xxx, residente à xxx, compromete-se a transferir a quantia acertada pela mercadoria, de R$ xxx (por extenso), até data xxx, para a conta corrente xxx, que tem como titular xxx, CPF xxx.

O vendedor, Sicrano de Tal, RG xxx, CPF xxx, residente à xxx, compromete-se a remeter a mercadoria com recibo, por Sedex, com valor declarado de R$ xxx para fins de roubo e/ou extravio no transporte, para o endereço de residência do comprador até dois dias úteis após a realização da transferência bancária.

De acordo,

Comprador

Vendedor


Espero que ajude os amigos de alguma forma.  :ok:

Obrigado por compartilhar a sua experiência.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #17 Online: 16 de Outubro de 2019, 08:23:19
Realizei a venda da minha 80D no Market Place do Facebook:
https://www.facebook.com/marketplace/

Pode ser uma opção interessante, 4 pessoas entraram em contato e finalizei com um fotógrafo de BH.

Acredito que é isso amigos, OLX e Facebook, faz o contato, se for o caso marca-se um local público para a entrega do equipamento, ou recebimento antecipado para despacho para os Correios.

Uma coisa que quero partilhar, o meu comprador e eu fizemos um termo de Instrumento de compra e venda, onde ele se comprometia a efetuar o pagamento, e eu de efetuar o envio. Neste documento simples dá uma maior tranquilidade, dados pessoais já são enviados etc.

Claro que para a turma que se conhece por aqui, não é necessário, mas é uma ferramenta para o comprador se sentir mais seguro, afinal é ele que está depositando na sua conta, na confiança.

Vou deixar abaixo o modelo que fizemos.

Local Vendedor/Local Comprador, data por extenso.

INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA

Pelo presente instrumento celebra-se a venda de xxx, (no caso o comprador anexou o link do meu anúncio aqui do fórum)

O comprador, Fulano de Tal, RG xxx, CPF xxx, residente à xxx, compromete-se a transferir a quantia acertada pela mercadoria, de R$ xxx (por extenso), até data xxx, para a conta corrente xxx, que tem como titular xxx, CPF xxx.

O vendedor, Sicrano de Tal, RG xxx, CPF xxx, residente à xxx, compromete-se a remeter a mercadoria com recibo, por Sedex, com valor declarado de R$ xxx para fins de roubo e/ou extravio no transporte, para o endereço de residência do comprador até dois dias úteis após a realização da transferência bancária.

De acordo,

Comprador

Vendedor


Espero que ajude os amigos de alguma forma.  :ok:

Lembrando que, pra ter valor jurídico, se diz que tem de ter firma reconhecida das assinaturas do documento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 16 de Outubro de 2019, 09:07:05
Lembrando que, pra ter valor jurídico, se diz que tem de ter firma reconhecida das assinaturas do documento.

Não precisa, ao abrir o processo basta solicitar a verificação de autenticidade das assinaturas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #19 Online: 16 de Outubro de 2019, 10:10:42
Não precisa, ao abrir o processo basta solicitar a verificação de autenticidade das assinaturas.

Certeza disso? Quem me orientou, no caso, foram advogados. Tão viajando na maionese?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2019, 12:31:51
Dando um UP...

A prática do ML está amparada ...



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2019, 18:06:30
Não é bem assim não. Se ele recorrer é bem capaz de ganhar, porque aí quem decide é uma turma.
O problema nesses casos é a taxa alta de abandono de caso, é com isso que os pilantras contam.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2019, 11:36:26
Isso. Dá pra recorrer nas instâncias superiores.

Talvez seja por isso que o ML esteja dando preferência aos anúncios de grandes vendedores e empresas (Sony, Acer, HP, Boticário, etc.): cuidar de problemas envolvendo vendedores/compradores casuais de artigos de pouco valor ou usados, só cria dor de cabeça para o site (ainda mais que deve rolar golpes o tempo todo). Hoje se o vendedor negociar 5 produtos pelo anúncio grátis no ano, as próximas vendas são comissionadas. Se o vendedor movimenta + 40k reais por trimestre, terá muito mais vantagens e as chances de golpe são menores por parte de quem vende (nenhum usuário Premium vai querer sujar sua imagem).