Autor Tópico: Por que os modos de foco no Live View São Diferentes do ViewFinder?  (Lida 103 vezes)

fernandoomi

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Tenho duas câmeras, Nikon D3200 e Canon 60D, nunca entendi o por que de quando mudo para o modo live view as opções de foco também mudam.

Tenho um palpite que no VF algum componente em cima faz o foco, e no LV seja o próprio sensor.

Impressão minha ou no VF o foco é mais preciso e rápido?

PS: esses Captchas do forum são bem chatos... 8x para conseguir ler  :aua:

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2019, 13:47:14
Com o espelho, a imagem reflete para vários sensores/circuitos:
- White Balance
- Foco Phase com Cross-Focus e/ou Dual Cross-Focus)
- Fotometria
- Flicker Reduction
- TTL
- Luz IR do Flash

Quando se coloca o modo live view, o espelho sobe e estes sensores precisam ser desativados

No live view, como em qq Mirrorless, os sensores precisam ser enfiados entre os pixels. Até hoje, não há tecnologia para por todos esses sensores acima entre os pixels. Então a indústria coloca os principais: Foco, Fotômetro, TTL e White Balance. Mas estes sensores são menores para não comprometer demais a imagem e na tecnologia atual, o sensor de foco, é completamente diferente. Existem dois tipos:
- Contraste
- Híbrido (mistura contraste com phase mas sem Cross Focus e sem Dual Cross Focus)

É por isso que a resposta da câmera no Live View (e nas Mirrorless), é diferente
« Última modificação: 10 de Outubro de 2019, 13:51:04 por Ernesto »

felipemendes

• Mecenas
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2019, 17:36:09
Tenho duas câmeras, Nikon D3200 e Canon 60D, nunca entendi o por que de quando mudo para o modo live view as opções de foco também mudam.

Tenho um palpite que no VF algum componente em cima faz o foco, e no LV seja o próprio sensor.

Impressão minha ou no VF o foco é mais preciso e rápido?

PS: esses Captchas do forum são bem chatos... 8x para conseguir ler  :aua:

Você está certo quanto ao foco ser diferente. Em LV, a câmera usa o sensor de imagem, enquanto no VF, usa o sensor dedicado a foco:

Note que, por causa do tamanho menor do espelho de foco (o espelho menor mostrado na figura), a área onde os sensores podem ser colocados ou vai ser menor, fazendo com que o sensor dedicado não consiga cobrir a imagem toda, ou a câmera vai ser bem mais alta que a altura da baioneta.

Quanto à velocidade, sim, hoje o sensor dedicado ainda é mais rápido. Isso tende a mudar nos próximos anos.

Quanto à precisão, depende de alguns fatores. Mas normalmente os sistemas mais lentos do mercado (detecção de contraste) são os mais precisos, especialmente em grandes aberturas. E só funcionam no sensor de imagem.
Felipe