Autor Tópico: Por que os modos de foco no Live View São Diferentes do ViewFinder?  (Lida 1291 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Tenho duas câmeras, Nikon D3200 e Canon 60D, nunca entendi o por que de quando mudo para o modo live view as opções de foco também mudam.

Tenho um palpite que no VF algum componente em cima faz o foco, e no LV seja o próprio sensor.

Impressão minha ou no VF o foco é mais preciso e rápido?


PS: esses Captchas do forum são bem chatos... 8x para conseguir ler  :aua:
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2019, 17:36:09
Tenho duas câmeras, Nikon D3200 e Canon 60D, nunca entendi o por que de quando mudo para o modo live view as opções de foco também mudam.

Tenho um palpite que no VF algum componente em cima faz o foco, e no LV seja o próprio sensor.

Impressão minha ou no VF o foco é mais preciso e rápido?


PS: esses Captchas do forum são bem chatos... 8x para conseguir ler  :aua:

Você está certo quanto ao foco ser diferente. Em LV, a câmera usa o sensor de imagem, enquanto no VF, usa o sensor dedicado a foco:


Note que, por causa do tamanho menor do espelho de foco (o espelho menor mostrado na figura), a área onde os sensores podem ser colocados ou vai ser menor, fazendo com que o sensor dedicado não consiga cobrir a imagem toda, ou a câmera vai ser bem mais alta que a altura da baioneta.

Quanto à velocidade, sim, hoje o sensor dedicado ainda é mais rápido. Isso tende a mudar nos próximos anos.

Quanto à precisão, depende de alguns fatores. Mas normalmente os sistemas mais lentos do mercado (detecção de contraste) são os mais precisos, especialmente em grandes aberturas. E só funcionam no sensor de imagem.