Autor Tópico: Política de devolução do Mercado Livre. Horrivel!  (Lida 1067 vezes)

Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Online: 12 de Outubro de 2019, 23:13:13
Vendi uma câmera (5D mark II) no inicio de setembro (dia 8) pelo Mercado Livre.   Chegou dia 11 na casa da pessoa. Camera em perfeito estado. Com exatos 1 MÊS  a pessoa aciona o ML querendo devolver a câmera, dizendo que não gostou da câmera, pois está com dificuldade de autofoco pelo live view.  Ela não relatou defeito. (mesmo porque no havia, foi testada antes). Ela colocou como arrependimento...um mês depois  :no:

Mandei mensagem pra ela configurar no menu: live view função foto apenas. Apertar o botão af-on. Disse pra baixar o manual porque a câmera foca sim com live view. Ai recebo uma mensagem do ML me informando que infelizmente (pra mim né ?) a câmera vai ser devolvida. Eu achava que arrependimento era no máximo dez dias. Em loja, que tem mais estrutura, sao apenas sete dias! Ai descobri que tem uma tal de compra segura que estende pra 30 dias. Caramba! O ML faz esse benefício em cima do lombo do vendedor. Pois é muito tempo pra arrependimento! Infelizmente assim vai ficar inviável vender pelo ML. Se eu fosse um cara sem ética saia comprando equipamento caro, usava durante um mês e devolvia..por arrependimento. Eu sei que dá uma mão de obra mas é mais vantagem que pagar um aluguel mensal né? (só esclarecendo: nao estou insinuando nada em relação ao referido comprador que está usando seu direito mas criticando a política do ML que permite isso)


Enfim estou relatando isso para alertar alguém que resolva vender equipo fotográfico por lá.  Pois é motivo de chateação. Não sei em que estado a câmera vai chegar. Gastei o valor da venda há mais de duas semanas em outro equipo. Se não tivesse vendido não faria essa compra. E detalhe que havia outros interessados na época. Enfim não é o fim do mundo mas decepcionado com a política de venda do ML. 





Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2019, 23:35:48
... Não sei em que estado a câmera vai chegar...

Olha, não quero te por medo não, mas filma a abertura da embalagem, deixa tudo registrado, mostra as etiquetas dos correios com detalhes.

E da uma busca no Google, Youtube e aqui mesmo no Fórum, sobre como está complicado vender no ML.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2019, 00:45:51
Olha, não quero te por medo não, mas filma a abertura da embalagem, deixa tudo registrado, mostra as etiquetas dos correios com detalhes.

E da uma busca no Google, Youtube e aqui mesmo no Fórum, sobre como está complicado vender no ML.

Obrigado, amigo pela dica. Vou registrar tudo desde a chegada nos correios. Cheguei a vender 3 outros itens recentemente por lá e nao tive qualquer problema. Mas com essa política do ML vai ficar inviável...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2019, 11:21:45
Comentei exatamente sobre isso na semana passada: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,135735.0.html

Está complicado de anunciar diretamente no ML, pois esse período de 30 dias é abusivo. Entretanto, quando anunciamos algo lá, essa informação consta na política do site e o vendedor já fica ciente do risco.
Sempre aviso os colegas que se venderem algo no ML, não mexam na grana durante os 30 dias pois ainda não é seu.

Agora faça como o Dellano sugeriu: filme o recebimento e a abertura do pacote. Se vier com irregularidade e o site não resolver, pelo menos dá pra apelar na esfera judicial.