Autor Tópico: Uma Dúvida 85mm vs 100mm  (Lida 2935 vezes)

SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Online: 13 de Outubro de 2019, 22:52:37
Amigos recentimente comprei uma 100mm macro IS USM estava em um preço bom, comprei por causa do macro, estabilização para tirar fotos macro da natureza e também para tirar retratos com efeito bokeh, eu nunca tive uma 85mm f/1.8 USM, um colega meu falou que para retrato ela é melhor

Alguém pode me tirar esse duvida, a 85mm é melhor para fotos de retratos ???

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2019, 02:05:44

 Demorei para aprender que a melhor lente é a que satisfaz a minha real necessidade e o não aquilo que os sites ou os outros julgam ser melhor.
 Na verdade, fundamental foi entender o que eu realmente precisava. A partir daí, ficou muito mais fácil...


regilan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
  • Regilan Meira Silva
    • Regilan Meira Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2019, 07:48:40
Depende do que você mais fotografa neste caso. São lentes para objetivos diferentes. A 85mm é uma referência para retratos, uma lente de ótima qualidade e custo baixo.

Eu ia da 100mm L Macro pois certamente usaria mais pois fotografo mais macros que retrato. Até pq tenho uma 50mm 1.4 que me satisfaz bastante para fotografar retrato.

Mas como falei, são duas lentes de excelente qualidade, o que me levaria a decidir seria meu objetivo fotográfico.
Regilan Meira Silva
https://www.flickr.com/photos/regilan
https://www.instagram.com/regilanmeira/
Canon 6D Mark II  + EF 16-35mm IS L F4 + EF 24-105mm IS L F4 + EF 70-200 L + EF 50mm F1.4 + EF 100mm 2.8 Macro


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2019, 07:51:27
Demorei para aprender que a melhor lente é a que satisfaz a minha real necessidade e o não aquilo que os sites ou os outros julgam ser melhor.
 Na verdade, fundamental foi entender o que eu realmente precisava. A partir daí, ficou muito mais fácil...
Bacana meu amigo sua experiência, achei muito legal

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2019, 08:01:07
Depende do que você mais fotografa neste caso. São lentes para objetivos diferentes. A 85mm é uma referência para retratos, uma lente de ótima qualidade e custo baixo.

Eu ia da 100mm L Macro pois certamente usaria mais pois fotografo mais macros que retrato. Até pq tenho uma 50mm 1.4 que me satisfaz bastante para fotografar retrato.

Mas como falei, são duas lentes de excelente qualidade, o que me levaria a decidir seria meu objetivo fotográfico.
Amigo eu ja tenho a 100mm macro eu preciso saber se com a 85mm eu vou conseguir fazer algo a mais nas fotos de Retrato que na 100mm não da para fazer

Pois foi essa colocação fo meu amigo a sua 100mm macro é muita boa mais para Retrato é preferivel a 85mm e eu não posso falar nada porque a 85mm eu nuca tive posso isso não posso fazer uma comparação com as duas

minha dúvida é com a 100mm a necessidade da 85mm para fazer belos Retratos???



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2019, 08:04:17

minha dúvida é com a 100mm a necessidade da 85mm para fazer belos Retratos???

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Não.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2019, 08:33:40
Amigo eu ja tenho a 100mm macro eu preciso saber se com a 85mm eu vou conseguir fazer algo a mais nas fotos de Retrato que na 100mm não da para fazer

Não, não vai, ao contrário, vai perder um pouco.

Quando eu usava Canon minha lente preferida era a 85 em questão, mas certa vez, já no final da minha saga na Canon, fiz um ensaio com uma 100mm F2.8 Macro, gostei muito mais do resultado, imagens mais nítidas e com menos aberrações, e um desfoque mais bonito.



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2019, 08:36:48
Ahhh, até acho possível que a 85mm seja "melhor" (entre aspas pq acho uma questão bem subjetiva) pra retratos por causa da personalidade dela, mas se eu tivesse uma 100mm Macro IS eu não trocaria só por isso. Pensa bem, a 100mm continua sendo uma lente ótima pra retratos, é macro, tem IS que dá pra usar pra filmagens...

Ou seja, a 100mm é mais versátil e eu não trocaria ela só por causa de retratos. Se futuramente quiser investir melhor nessa área eu acho que seria legal pensar na 85, ou até na 135mm que a galera fala bem, mas pra complementar o Kit, não trocar a 100 nelas  :ok:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2019, 08:55:15
Ahhh, até acho possível que a 85mm seja "melhor" (entre aspas pq acho uma questão bem subjetiva) pra retratos por causa da personalidade dela, mas se eu tivesse uma 100mm Macro IS eu não trocaria só por isso. Pensa bem, a 100mm continua sendo uma lente ótima pra retratos, é macro, tem IS que dá pra usar pra filmagens...

Ou seja, a 100mm é mais versátil e eu não trocaria ela só por causa de retratos. Se futuramente quiser investir melhor nessa área eu acho que seria legal pensar na 85, ou até na 135mm que a galera fala bem, mas pra complementar o Kit, não trocar a 100 nelas  :ok:
Valeu meu amigo pela força

Mais me desfazer da 100mm macro nunca kkkk

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2019, 08:55:49
Não, não vai, ao contrário, vai perder um pouco.

Quando eu usava Canon minha lente preferida era a 85 em questão, mas certa vez, já no final da minha saga na Canon, fiz um ensaio com uma 100mm F2.8 Macro, gostei muito mais do resultado, imagens mais nítidas e com menos aberrações, e um desfoque mais bonito.
Valeu meu obrigado pela dica

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2019, 09:14:55
Não necessariamente a 100 macro mas eu tenho a 100mm f/2 USM e acredito que não existe lente perfeita pra isso ou aquillo. Eu acho que a 100 macro tem melhor controle de aberrações que a 85mm 1.8, mas sinceramente isso eu acho muito pouco relevante, se resolve com um clique no LR.

No teu caso a macro tem mais "usos" que uma 85mm apenas, vc faz retrato, foto tele, e macro tudo numa lente só...eu particularmente acho que retratos não precisam de nitidez absurda, uma lente levemente soft ajuda a disfaçar e amenizar sinais na pele, economizando na pós.

Resumindo, fica com a tua 100mm, 15mm a menos não farão a mínima diferença, muito menos terá mais qualidade de imagem.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2019, 09:18:27
Não necessariamente a 100 macro mas eu tenho a 100mm f/2 USM e acredito que não existe lente perfeita pra isso ou aquillo. Eu acho que a 100 macro tem melhor controle de aberrações que a 85mm 1.8, mas sinceramente isso eu acho muito pouco relevante, se resolve com um clique no LR.

No teu caso a macro tem mais "usos" que uma 85mm apenas, vc faz retrato, foto tele, e macro tudo numa lente só...eu particularmente acho que retratos não precisam de nitidez absurda, uma lente levemente soft ajuda a disfaçar e amenizar sinais na pele, economizando na pós.

Resumindo, fica com a tua 100mm, 15mm a menos não farão a mínima diferença, muito menos terá mais qualidade de imagem.
Valeu amigão sempre dando aquela força para os novatos

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2019, 14:27:18
Não necessariamente a 100 macro mas eu tenho a 100mm f/2 USM e acredito que não existe lente perfeita pra isso ou aquillo. Eu acho que a 100 macro tem melhor controle de aberrações que a 85mm 1.8, mas sinceramente isso eu acho muito pouco relevante, se resolve com um clique no LR.

No teu caso a macro tem mais "usos" que uma 85mm apenas, vc faz retrato, foto tele, e macro tudo numa lente só...eu particularmente acho que retratos não precisam de nitidez absurda, uma lente levemente soft ajuda a disfaçar e amenizar sinais na pele, economizando na pós.

Resumindo, fica com a tua 100mm, 15mm a menos não farão a mínima diferença, muito menos terá mais qualidade de imagem.


O Pablo está corretíssimo, eu ia escrever exatamente isso. A nitidez para retratos deve ser na dose certa.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2019, 14:28:24 por AFShalders »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2019, 15:11:35
Se você faz bastante macro, fica com a 100mm, não tenha dúvida. Eu já tive a 100L macro e usava pra retratos também, sem problemas. Mas como eu não faço macro, acabei passando ela pra frente. Mas no meu caso, optei por outra 100mm, a f/2 (igual à do Pablo), por ser menor, mais leve, mais barata e maior abertura.

As lentes macro, em geral, possuem a área de foco plana, enquanto outras lentes é uma área de foco levemente curvada. Pra retratos com desfoque de fundo acentuado, uma lente não-macro dá um resultado mais "padrão" de retrato clássico. Mas isso é mera convenção, questão de gosto pessoal é bem subjetivo. Eu particularmente prefiro a 100/2 ou a 85/1.8 pra retratos, mas a 100L macro é mais versátil e ainda assim faz bonito em retratos.


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2019, 15:13:44
Valeu amigão obrigado pela dica

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk