Autor Tópico: duvida digitalização negativos  (Lida 2448 vezes)

Fabiano A

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
Online: 17 de Outubro de 2019, 15:17:32
Olá pessoal,

Tenho uma porção de fotos em papel e negativos de viagens bacanas que fiz e estou morrendo de medo de um dia perder esses registros.
Qual seria a melhor solução pra que eu mesmo possa digitalizar esses negativos? Sei que posso mandar fazer mas da ultima vez que vi não valia a pena.

Aqueles digitalizadores portáteis que a gente acha nos Aliexpress da vida funcionam?
Ou seria melhor comprar uma impressora que faça isso? Alguém indica um modelo?

Obrigado.
Fabiano


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2019, 15:20:13
Pergunte para dez pessoas e terá dez respostas diferentes.

Tudo depende da qualidade desejada e do que você vai querer fazer com as imagens.

Se for imprimir em 10x15 ou ver na tela, esses scanners vagabas servem.

Se for algo mais sério, não.


Fabiano A

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2019, 15:25:39
Obrigado Afshalders, minha intenção inicial era mais preservar os registros mesmo. Talvez depois poste algumas no Flickr. Estava pensando também num fotolivro. Vc acha então que esses portáteis dão conta do recado? Teria algum modelo pra indicar?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2019, 15:48:38
Se me permite, não sei onde você mora, mas se tiver algum laboratório com scan na sua região e esse scan for um Nortisu, peça para escanearam pra você em alta e pague por isso.

Vale muito a pena.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2019, 16:10:52
As fotos que já vi com esses scanners baratinhos são bem ruins, não vale a pena!

Uma opção barata que encontrei pra mim foi usar minha camera com um suporte que eu fiz e fotografar todos os negativos. A qualidade ficou muito boa, mas requer certo trabalho!

O mais comum é usarem scanners de mesa melhorzinhos, V600 pra cima. Só que é um bom investimento, tem que fazer as contas se não vale mandar escanear em um bom laboratório em vez de comprar! :ok:


Fabiano A

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2019, 16:33:09
As fotos que já vi com esses scanners baratinhos são bem ruins, não vale a pena!

Uma opção barata que encontrei pra mim foi usar minha camera com um suporte que eu fiz e fotografar todos os negativos. A qualidade ficou muito boa, mas requer certo trabalho!

O mais comum é usarem scanners de mesa melhorzinhos, V600 pra cima. Só que é um bom investimento, tem que fazer as contas se não vale mandar escanear em um bom laboratório em vez de comprar! :ok:

Putz nem tinha pensado em eu mesmo fotografar. Qual seria o processo depois? No PS tem algo que transforme o negativo em positivo?
Desculpa sou bem leigo nisso.


tacio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
    • macrofotografia e close-up
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2019, 22:22:24
dê uma procurada nos "ebays" da vida sobre reprodutor de slides ou algo parecido, são suportes onde vc coloca o negativo (ou slide) e fotografa (se for com uma lente macro, melhor ainda) usando sua câmera. resultado muito melhor que qualquer scanner intermediário/caseiro que faça isso. ou uma simples mesa de luz (pode ser mais simples ainda com um acrílico leitoso com luz por trás) e um standcopy para fazer a foto (com lente macro).

abs

Tacio


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2019, 08:56:17
Putz nem tinha pensado em eu mesmo fotografar. Qual seria o processo depois? No PS tem algo que transforme o negativo em positivo?
Desculpa sou bem leigo nisso.

Eu fiz o pior processo, usando Lr, invertendo as curvas e criando um perfil de cores para cada filme que eu estava fotografando. Em contrapartida tive a possibilidade de manipular bem as fotos, recuperar areas ruins, curvas, contraste, cores e realces!
Existem softwares que fazem a inversão do negativo para você, mas não lembro os nomes. Talvez alguém te ajude com isso :ok:


Anderson cva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2019, 13:07:10
Boa tarde!
Para fotos já impressas em papel um scanner de mesa simples com resolução atè 1200dpi resolve bem, pois para imprimir o correto é 300dpi independente do tamanho faça o scanner em alta, faça edição da imagem e salve em 300dpi!!! Nossa precisa editar??? SIM COM CERTEZA PRECISA, independente do scanner usado há alterações de cor e as vezes alguns pontos de limpeza! O negativo pela sensibilidade e risco de riscar e perder para sempre a imagem melhor buscar Laboratório Profissional!!!
Por isso nós existimos!!!
Laboratorista e Editores de Imagem :ok: :clap: :worship:
Procure sempre um profissional  e mantenha suas melhores lembranças


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2019, 14:39:40
Eu uso uma multifuncional Epson LP355 para escanear fotos antigas. Ela já vem com o programa de escâner onde se pode mexer no histograma, contraste e realces. Assim se corrige a foto que está muito vermelha, amarela ou verde. Nunca escaneei slides Fabiano, acredito que o processo com a câmera seja melhor para slides/negativos. Uso 600dpi, em TIFF e depois trato no Raw Therapee.

Esta foto postei aqui pelo fórum. É de 1983. A original tem o céu magenta.

img108bf by b7cct, no Flickr
« Última modificação: 18 de Outubro de 2019, 14:41:35 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro