Autor Tópico: Lente 35mm equivalente para Nikon DX?  (Lida 2176 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Online: 22 de Outubro de 2019, 10:45:56
Gostaria muito de ter uma lente 35mm equivalente no sensor DX (ou próximo disso) no sistema Nikon, que fosse pequena e leve e, se não fosse pedir muito, clara, porém não acho nada neste range.

Tem a nikkor 24mm Ff1.8 porém ela não é nada pequena e nem barata. Para usar no sensor DX é um desperdício.

O uso desta lente seria para quando quisesse sair com algo menos intrusivo e pesado que a minha 17-55mm f2.8, que apesar de ser uma lente que eu gosto muito, é grande e chama bastante a atenção.

Se eu encontrar uma 35mm f1.8 em um preço legal vou ficar tentado a testar ela, mas tenho quase certeza que vou achar muito fechada.

Então, alguma dica de lente nestes quesitos? É triste o descaso da Nikon no set de lentes para suas câmeras DX  :aua:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.887
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2019, 10:47:02
Gostaria muito de ter uma lente 35mm equivalente no sensor DX (ou próximo disso) no sistema Nikon, que fosse pequena e leve e, se não fosse pedir muito, clara, porém não acho nada neste range.

Tem a nikkor 24mm Ff1.8 porém ela não é nada pequena e nem barata. Para usar no sensor DX é um desperdício.

O uso desta lente seria para quando quisesse sair com algo menos intrusivo e pesado que a minha 17-55mm f2.8, que apesar de ser uma lente que eu gosto muito, é grande e chama bastante a atenção.

Se eu encontrar uma 35mm f1.8 em um preço legal vou ficar tentado a testar ela, mas tenho quase certeza que vou achar muito fechada.

Então, alguma dica de lente nestes quesitos? É triste o descaso da Nikon no set de lentes para suas câmeras DX  :aua:
Na minha opinião você deveria abandonar o sistema Nikon e ir pra Fuji.

Haverão diversas opções pra você.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2019, 11:19:22
Gostaria muito de ter uma lente 35mm equivalente no sensor DX (ou próximo disso) no sistema Nikon, que fosse pequena e leve e, se não fosse pedir muito, clara, porém não acho nada neste range.
...

LeandroR:
Se entendi bem, o que você precisa existe sim: a lente AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G é a "queridinha" de muitos usuários Nikon. Eu tenho ela e gosto muito. É uma lente com ótima relação custo x benefício!
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.887
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2019, 11:19:56
LeandroR:
Se entendi bem, o que você precisa existe sim: a lente AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G é a "queridinha" de muitos usuários Nikon. Eu tenho ela e gosto muito. É uma lente com ótima relação custo x benefício!
Luis
Ele quer abaixo disso, uma 23 ou 24mm..

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2019, 11:24:39
LeandroR:
Se entendi bem, o que você precisa existe sim: a lente AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G é a "queridinha" de muitos usuários Nikon. Eu tenho ela e gosto muito. É uma lente com ótima relação custo x benefício!
Luis

Tudo bem, Luis?

Então, busco uma 35mm equivalente no sensor DX, ou seja teria que ser algo em um range entre 20mm e 25mm.
A 35mm acaba tornando-se uma 50mm no DX.  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.770
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2019, 11:25:54

Então, alguma dica de lente nestes quesitos? É triste o descaso da Nikon no set de lentes para suas câmeras DX  :aua:

Bem vindo ao time.

É mais fácil e mais barato, mudar para FF do que tentar equivalência em aps-c nikon e canon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2019, 11:26:17
Na minha opinião você deveria abandonar o sistema Nikon e ir pra Fuji.

Haverão diversas opções pra você.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Pois é... mudar de sistema era algo que eu não queria no momento, e ainda tem muita coisa que eu gosto no sistema mais que desgosto.

Porém cada vez mais considero a opção na hora em que eu for fazer um upgrade, o que espero fazer dentro de 1 ou 2 anos.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2019, 11:32:39
No ff vc fica com 24 e 35 em crop mode. Nao é tao cara.

Futuro do apsc nikon... Performance melhor, mas dois slots?
Acho que nao. 

Meio complicado tudo...

Minhas lentes sao tudo barata.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2019, 11:39:18 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2019, 12:15:01
É triste o descaso da Nikon no set de lentes para suas câmeras DX  :aua:


Foi por esse motivo que abandonei a marca. Não que eu não pudesse ir pra uma FF, mas eu nunca quis uma FF. Acho dinheiro demais empatado em um sistema.


Sou suspeito pra falar, mas concordo com a dica do Sosa. Se vc quiser manter o sistema compacto, vai pra Fuji. Se quiser ficar na Nikon, vai pra FX.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.887
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2019, 12:16:31

Foi por esse motivo que abandonei a marca. Não que eu não pudesse ir pra uma FF, mas eu nunca quis uma FF. Acho dinheiro demais empatado em um sistema.


Sou suspeito pra falar, mas concordo com a dica do Sosa. Se vc quiser manter o sistema compacto, vai pra Fuji. Se quiser ficar na Nikon, vai pra FX.
Nem precisa ser a mais recente, existem boas ofertas de Fujis por 1k, 1.5k...

Pega uma dessas uma 27 2.8 e vai usando.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2019, 13:28:02
<...>
Tem a nikkor 24mm Ff1.8 porém ela não é nada pequena e nem barata. Para usar no sensor DX é um desperdício.
<...>

Ué!? Uma dessas não serve?



Não conheço o vendedor mas tem essa no mercado livre:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1340017237-lente-nikon-af-24mm-f-28-japonesa-super-novinha--_JM#position=18&type=item&tracking_id=666e7d5d-7333-4aa8-adac-ac1a45c58558
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2019, 14:30:00
Tudo bem, Luis?
Então, busco uma 35mm equivalente no sensor DX, ou seja teria que ser algo em um range entre 20mm e 25mm.
A 35mm acaba tornando-se uma 50mm no DX.  :ok:

Olá Leandro.
Agora entendi... 35mm JÁ CONSIDERANDO o fator de crop 1,5.
Acho que lente prime DX nessa distância focal (equivalente) não existe...
Mas existe a AF-S DX NIKKOR 10-24mm F3.5-4.5G ED, que custava em torno de US$ 900,00 lá fora. Em 24mm você terá o que procura...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2019, 14:58:36
Ué!? Uma dessas não serve?



Não conheço o vendedor mas tem essa no mercado livre:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1340017237-lente-nikon-af-24mm-f-28-japonesa-super-novinha--_JM#position=18&type=item&tracking_id=666e7d5d-7333-4aa8-adac-ac1a45c58558

Andei vendo esta. Parece ser o mais próximo do que quero, só não me agrada o fato de ser um projeto bem antigo e ser f2.8...

 :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2019, 15:02:30
Olá Leandro.
Agora entendi... 35mm JÁ CONSIDERANDO o fator de crop 1,5.
Acho que lente prime DX nessa distância focal (equivalente) não existe...
Mas existe a AF-S DX NIKKOR 10-24mm F3.5-4.5G ED, que custava em torno de US$ 900,00 lá fora. Em 24mm você terá o que procura...

Pois é Luis. Na realidade eu tenho 2 lentes que tem essa DF, uma tokina 12-24mm e a Nikkor 17-55mm... gostaria de ter uma prime pequena e leve para quando não quero levar as zooms grande e pesadas.

Acho q a opção é a 24mm f2.8, mas não me agrada muito. Tem a Sigma 30mm f1.4 mas talvez já seja muito fechada...

Engraçado que nenhuma fabricante de lentes se interessou em fazer uma third party para nikon DX nessa DF que é muito utilizada!
Alô Sigma, Yongnuo, Tamrom, Tokina?!!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 22 de Outubro de 2019, 15:09:36
Nem precisa ser a mais recente, existem boas ofertas de Fujis por 1k, 1.5k...

Pega uma dessas uma 27 2.8 e vai usando.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Foi por esse motivo que abandonei a marca. Não que eu não pudesse ir pra uma FF, mas eu nunca quis uma FF. Acho dinheiro demais empatado em um sistema.


Sou suspeito pra falar, mas concordo com a dica do Sosa. Se vc quiser manter o sistema compacto, vai pra Fuji. Se quiser ficar na Nikon, vai pra FX.

Já tive uma Fuji, a X-E1 com a 16-50mm... curtia ela mas para alguns aspectos ela não atendia, como por exemplo as procissões do Círio e do Fogaréu que fotografei este ano ela não me atenderia, faltaria velocidade de foco e o EVF me estressava em situações de baixa luz... no início mantive ela comigo junto com a D7200 e depois acabei vendendo por não achar justificativa para manter as duas câmeras.
As vezes penso que poderia ter ficado com ela e trocado a 16-50mm por uma 27mm pancake mas acho que no fim acabaria não levando ela na minha viagem recente que fiz pois carregar dois sistemas de câmeras em viagem mochilão é **** .... não gostaria de manter dois sistemas.

Eu adoro a D7200, para mim não tenho necessidade de FF, mas parece que a Nikon quer te empurrar para a FF de qualquer maneira.


« Última modificação: 22 de Outubro de 2019, 15:10:46 por LeandroR »