Autor Tópico: Fuji XT-3 para fotos de aves?  (Lida 7757 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 23 de Outubro de 2019, 00:27:45
Se a questão peso é importante para você o conjunto Olympus om-d 1 MK 2 + 300mmf4 é muito interessante

Parece que com o último firmware o AF ficou muito bom.
O problema que vejo aí é mata fechada, pois vira F8.


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #31 Online: 23 de Outubro de 2019, 10:54:00
O problema que vejo aí é mata fechada, pois vira F8.


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Pq vira f8?  :ponder:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 23 de Outubro de 2019, 10:54:52
Pq vira f8?  :ponder:
Fator 2x por ser m4/3.

Mas somente em DOF, em luminosidade não.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #33 Online: 23 de Outubro de 2019, 10:59:16
Fator 2x por ser m4/3.

Mas somente em DOF, em luminosidade não.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Acho até vantagem, pois usar, por exemplo, f4 a 600mm em uma FF, o DOF fica extremamente curto... assim na Oly dá pra usar o f4 bem mais tranquilo.


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #34 Online: 23 de Outubro de 2019, 14:58:28
Lindas fotos cfcsosa!

Lindas mesmo!  :clap:

Meu sonho é ter uma 100-400. Mas no momento está fora do meu orçamento. Tenho que me contentar com a 55-200.


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #35 Online: 24 de Outubro de 2019, 16:59:34
Alguém usa a XT-3 para bird watching e pode me falar como é o desempenho da câmera para este tipo específico de fotografia? Li boas análises sobre a XT-3, em especial com a 100-400mm. É um equipamento leve e de custo mais baixo, mas preciso saber sobre a qualidade. Sei que vou sentir uma grande diferença, pois hoje tenho uma D810, mas resolvi mudar para algo mais portátil.
Obrigado
Vou te passar um breve depoimento, que espero seja util para você.

Sou um satisfeito usuário de Nikon há duas decadas (atualmente tenho uma D750), mas faz tempo que venho querendo reduzir o meu peso em equipamento, e em 2017 comprei uma Fuji XT2. Meses depois fui tentado pelos amigos aqui do forum a começar a passarinhar e comprei uma 100-400, e em outubro do ano passado comprei uma XT3.

Versão curta: XT3 e 100-400 é um ótimo conjunto para passarinhar, totalmente selado, leve, com boa construção e qualidade ótica. Os recursos da camera são excelentes, e com a técnica adequada produz otimos resultados.  Se você quiser ver o que tenho feito dê uma olhada no Instagram (luizfregino) que está mais atualizado, ou então no Flickr (LuizRF) que está desatualizado.

Versão longa: Tive dois problemas de adaptação. O primeiro foi em relação a camera e aos arquivos da Fuji, que requerem uma forma diferente de tratamento no Lightroom, e o segundo foi que nunca tinha trabalhado com teles grandes e com ação. O primeiro problema foi mais facil e já me considero adaptado, quanto ao segundo acho que ainda estou em aprendizado, para melhorar a minha técnica de lente longa.

A XT3 é uma camera fantastica que atende muito bem, e não me vejo mais voltando para DSLR. Ela é um aperfeiçoamento de quase tudo o que não gostava na XT2. O foco é muito rapido, o burst é ótimo, e o visor dela é quase que igual ao ótico. O maior problema dela é a ergonomia para usar a 100-400, é uma camera pequena, com pouco grip, e a 100-400 embora mais leve que suas similares, é grande e tem 1,4 kg. Considero fundamental ter o Power Grip para melhorar a empunhadura. Outro ponto negativo é a posição do disparador, que não atrapalha com lentes normais, mas com a 100-400 não é ergonomico. Nesse caso a única solução é a XH1, ou a XH2 quando sair. Com relação ao ISO, costumo limitar em 3200. Com exposição correta o ISO 3200 é bom, mas procuro ficar entre 800 e 1600. Note que a Fuji praticamente não tem ruido de cor, e sim de granulação, o que é mais aceitável.

A lente oferece uma qualidade ótica excelente, principalmente até 300mm, ficando um pouco mais soft, mas ainda boa em 400mm. Não tenho mãos muito firmes e uma técnica da qual me orgulhe, assim uso o estabilizador direto. Fiz diversos testes, e conclui que ao contrário da Nikon, ele funciona bem em altas velocidades também (1/1000 e 1/2000), oferecendo no meu caso uma imagem melhor.

Considero o tamanho e peso( cerca de 2 kg)  do conjunto fundamental para mim, possivelmente não me acostumaria com algo mais pesado. Outra vantagem é a possibilidade de compra desse equipamento a preços muito competitivos no Brasil, com parcelamento e garantia.

Espero ter ajudado. Se tiver alguma pergunta especifica, é só falar.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2019, 17:04:16 por Luiz »


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #36 Online: 24 de Outubro de 2019, 17:03:05
Usava uma 300mm f/4 pf ev dr com uma D810 e um tc 1,7x. O problema é que a minha 300mm morreu, dançou com pouco mais de 3 anos de uso moderado. Perdeu a estabilização e o motor de foco está rateando. Não há peças de reposição. Já consultei T Tanaka, que nem me respondeu, Portssar, que foi extremamente gentil e eficiente. Assim, a contragosto, vou deixar a Nikon

Como tb sou usuario Nikon, fiquei curioso quanto ao atendimento. O que a Portssar alegou? Eles não importam mais peças da Nikon ou o problema é especifico para essa lente?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 25 de Outubro de 2019, 04:31:55
Nikon ja era mais dificil do que Canon. Pecas...
A Olympus, como ja foi comentado, também vai na mesma ou pior.

Eu andei vendo a e mx1. O grip é fantastico. O material. As curvas do grip.  Tem uma pegada boa. Tem pre buffer. Nao é fraca. Mas...


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 25 de Outubro de 2019, 16:01:55
Vou te passar um breve depoimento, que espero seja util para você.

Sou um satisfeito usuário de Nikon há duas decadas (atualmente tenho uma D750), mas faz tempo que venho querendo reduzir o meu peso em equipamento, e em 2017 comprei uma Fuji XT2. Meses depois fui tentado pelos amigos aqui do forum a começar a passarinhar e comprei uma 100-400, e em outubro do ano passado comprei uma XT3.

Versão curta: XT3 e 100-400 é um ótimo conjunto para passarinhar, totalmente selado, leve, com boa construção e qualidade ótica. Os recursos da camera são excelentes, e com a técnica adequada produz otimos resultados.  Se você quiser ver o que tenho feito dê uma olhada no Instagram (luizfregino) que está mais atualizado, ou então no Flickr (LuizRF) que está desatualizado.

Versão longa: Tive dois problemas de adaptação. O primeiro foi em relação a camera e aos arquivos da Fuji, que requerem uma forma diferente de tratamento no Lightroom, e o segundo foi que nunca tinha trabalhado com teles grandes e com ação. O primeiro problema foi mais facil e já me considero adaptado, quanto ao segundo acho que ainda estou em aprendizado, para melhorar a minha técnica de lente longa.

A XT3 é uma camera fantastica que atende muito bem, e não me vejo mais voltando para DSLR. Ela é um aperfeiçoamento de quase tudo o que não gostava na XT2. O foco é muito rapido, o burst é ótimo, e o visor dela é quase que igual ao ótico. O maior problema dela é a ergonomia para usar a 100-400, é uma camera pequena, com pouco grip, e a 100-400 embora mais leve que suas similares, é grande e tem 1,4 kg. Considero fundamental ter o Power Grip para melhorar a empunhadura. Outro ponto negativo é a posição do disparador, que não atrapalha com lentes normais, mas com a 100-400 não é ergonomico. Nesse caso a única solução é a XH1, ou a XH2 quando sair. Com relação ao ISO, costumo limitar em 3200. Com exposição correta o ISO 3200 é bom, mas procuro ficar entre 800 e 1600. Note que a Fuji praticamente não tem ruido de cor, e sim de granulação, o que é mais aceitável.

A lente oferece uma qualidade ótica excelente, principalmente até 300mm, ficando um pouco mais soft, mas ainda boa em 400mm. Não tenho mãos muito firmes e uma técnica da qual me orgulhe, assim uso o estabilizador direto. Fiz diversos testes, e conclui que ao contrário da Nikon, ele funciona bem em altas velocidades também (1/1000 e 1/2000), oferecendo no meu caso uma imagem melhor.

Considero o tamanho e peso( cerca de 2 kg)  do conjunto fundamental para mim, possivelmente não me acostumaria com algo mais pesado. Outra vantagem é a possibilidade de compra desse equipamento a preços muito competitivos no Brasil, com parcelamento e garantia.

Espero ter ajudado. Se tiver alguma pergunta especifica, é só falar.

Caro Luiz, só posso te agradecer pela generosidade de suas informações. O peso é fundamental para mim, que já estou velhinho...risos. Atualmente, meu conjunto nikon pesa justamente 2kg (D810, tc 1,7x e nikon 300mm pf ed vr), mas como a lente estragou e uma nova, raríssima no Brasil, custa no mínimo R$ 11 mil. Até maio, tinha uma sigma 150-600mm contemporary, mas o peso do conjunto me levou a vendê-la. O peso da 100-400mm da Fuji é igual ao peso da Nikon 500mm f/5.6, só que esta custa R$ 3,5 mil dólares nos EUA e no Brasil, se chegar aqui, vai custar mais de R$ 20k. Mais uma vez, obrigado. Ah, uma última pergunta: a xt-3 é boa para registro de aves em voo, o famoso B.I.F?
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #39 Online: 25 de Outubro de 2019, 16:21:28
Ah, uma última pergunta: a xt-3 é boa para registro de aves em voo, o famoso B.I.F?

O BIF requer uma tecnica ainda mais aprimorada, e como disse ainda estou melhorando. Tenho conseguido bons resultados com aves grandes como garças, gaviões e gaivotas. E em alguns casos pequenos passaros na decolagem. A regulagem do AF-C da Fuji é bem diferente da Nikon, e você precisa testar para se acostumar e descobrir o que é melhor para você.

Saindo da pratica e indo para teoria, vejo nos reviews que a Fuji melhorou muito no foco continuo, em especial na XT3 e com o firmware versão 2.0, mas ainda há espaço para melhorias. Aparentemente nessa área as DSLRs ainda são melhores. Digo que é teoria, porque não tive experiencia de usar foco continuo com DSLR.

Curioso que sempre "namorei" essas lentes da Nikon que você mencionou, mas o preço e a disponibilidade inviabilizaram a ideia. Depois da sua experiencia de falta de peças, nem pensar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 27 de Outubro de 2019, 06:34:02
As empresas que se relacionam melhor com assistencia tecnica no Brasil, oferecem uma grande vantagem ao fotografo. Se a Fuji esta oferecendo assistencia, e otimo para quem vive no Brasil. 
« Última modificação: 27 de Outubro de 2019, 06:35:28 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Outubro de 2019, 08:40:44
Entao por que nao estao conseguindo pecas para a 300 pf?

Desculpe, mas nao é sobre uma lente barata que estamos falando.

Alguem ai esta afim de verificar?
Se eu investisse pesado eu me interessaria muito por pos venda.

O que dizem é que Canon é mais facil de conseguir pecas.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2019, 08:42:10 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 27 de Outubro de 2019, 08:47:54
Entao o autor do topico, estaria enganado?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Outubro de 2019, 08:55:20
É Ernesto, o problema ja comessa com o que vc levantou. Isto nao contribui para o forum.

Eu nao estou vivendo no Brasil. Tem pontos positivos e negativos.



« Última modificação: 27 de Outubro de 2019, 08:59:21 por Leonardo Tonin »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #44 Online: 27 de Outubro de 2019, 09:53:01
Fico imaginando a cena.....
Oi, eu sou um cliente e tô aqui com meu amigo e a gente quer saber se você tem alguma lente X consertando.
E o cara da assistência: claro, vou pegar e já te mostro a que eu tenho.

Nenhuma assistência decente vai sair falando o que tem em bancada para dois sujeitos que chegam na porta. E um policial só pode entrar na área técnica ou estoque em grave flagrante ou com mandato judicial. Então toda essa historinha não bate. Para venda , ok. Isso é fácil porque o produto tá na vitrine e é só pedir para ver. Mas produto em manutenção é a história mais sem pé nem cabeça.
O Jairo já disse mais de uma vez: tem várias peças que não existe em estoque aqui no Brasil. Nem na Portssar nem nos distribuidores de peças de reposição. E nesse caso eles não fazem o conserto mas nada impede de você importar a peça e pagar a mão de obra. Já fiz isso a uma década atrás com uma maldita lente Sigma.
Agora, sinceramente...... Se tem a nota fiscal, manda consertar lá fora. Envia pelo correio..... Só inclui a nota impressa junto para evitar taxação
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada