Autor Tópico: Flash 430EX III-RT na SL2 modo SLAVE  (Lida 5211 vezes)

SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Online: 24 de Outubro de 2019, 09:21:39
Pessoal nunca tinha usado o Flash no Modo SLAVE, fui tentar usar aqui e fiquei por horas  quebrando a cabeça, o flash Externo não ativa com disparo do flash pop up, aí fui regular na Câmera e vi que a SL2 não tem essa Função como outras câmeras que vi em REVIL

Alguém pode me dar uma dica por favor ?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2019, 10:16:08
Pessoal nunca tinha usado o Flash no Modo SLAVE, fui tentar usar aqui e fiquei por horas  quebrando a cabeça, o flash Externo não ativa com disparo do flash pop up, aí fui regular na Câmera e vi que a SL2 não tem essa Função como outras câmeras que vi em REVIL

Alguém pode me dar uma dica por favor ?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

É comum os modelos de entrada não terem essa opção mesmo...
O que você pode fazer de imediato é usar o modo SLAVE do flash, mas sem ser controlado câmera, apenas usando a luz para ativá-lo.
O flash ficará no manual, com o disparo do pop-up ele recebe essa luz e dispara imediatamente. Ele irá funcionar com qualquer fonte luminosa forte, independente do modelo da câmera (até outras marcas)... inclusive se pegar o led de celular e colocar ele coladão no sensor do flash ele dispara também.

 
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2019, 10:17:30
Esqueci de dar a informação mais importante.. rsrs
Tem tipos diferentes de SLAVE, o que tem o símbolo de antena não vai funcionar no seu caso... terá que usar um dos que tem um "raio".
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2019, 10:53:59
Modelos de entrada da Canon não costumam ter esse tipo de disparo pelo flash embutido. Pra disparar o flash remotamente vai ter que comprar um rádio. A Yongnuo faz um modelo de rádio compatível com o RT.

O que você pode fazer de imediato é usar o modo SLAVE do flash, mas sem ser controlado câmera, apenas usando a luz para ativá-lo.
O flash ficará no manual, com o disparo do pop-up ele recebe essa luz e dispara imediatamente. Ele irá funcionar com qualquer fonte luminosa forte, independente do modelo da câmera (até outras marcas)... inclusive se pegar o led de celular e colocar ele coladão no sensor do flash ele dispara também.

Acho que os flashes da Canon não têm essa opção... Pelo menos o 430EX III eu sei que não tem.


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2019, 12:29:49
Então eu tentei fazer ele disparar assim usando o flash pop up, mais não acontece, ele fica no modo SLAVE o sensor fica piscando o pop up dispara e não acontece nada, mais eu vi uma Revil com um flash inferior fazendo, afinal é a SL2 ou o Flash 430EX III-RT que não tem ?

Porque como eu disse na SL2 eu não vi a opção que o cara da Revil mostra em uma T5i

Será que vou ter que comprar um Rádio Flash?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2019, 13:51:34
Não sei direito a que você está se referindo. Mas assim, a SL2 não tem a opção de disparar outro flash remotamente via flash embutido. Pelo menos não que eu saiba, só se estiver em algum menu escondido que eu não encontrei.

Os flashes da Canon não têm a opção de serrem disparados por outros flashes via fotocélula, se não me engano, nenhum flash da Canon tem fotocélula pra isso. Flashes de outras marcas têm esse recurso.

Tanto o disparo via flash embutido quanto o disparo via fotocélula são bastante limitados. Pela fotocélula você só tem o modo manual e tem que fazer todos os ajustes direto no flash. Pelo flash embutido você precisa ter campo de visão entre a câmera e o flash escravo, senão não dispara. E em ambos os casos é impossível disparar apenas o flash escravo. Por isso eu sempre recomendo que quem pretende fazer uso um pouco mais sério e controlado do flash remoto, que compre um rádio flash mesmo... Pra uso amador é um investimento meio alto, esse da Yongnuo tá uns R$300 usado, mas vale muito a pena.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2019, 14:24:46
Não sei direito a que você está se referindo. Mas assim, a SL2 não tem a opção de disparar outro flash remotamente via flash embutido. Pelo menos não que eu saiba, só se estiver em algum menu escondido que eu não encontrei.

Os flashes da Canon não têm a opção de serrem disparados por outros flashes via fotocélula, se não me engano, nenhum flash da Canon tem fotocélula pra isso. Flashes de outras marcas têm esse recurso.

Tanto o disparo via flash embutido quanto o disparo via fotocélula são bastante limitados. Pela fotocélula você só tem o modo manual e tem que fazer todos os ajustes direto no flash. Pelo flash embutido você precisa ter campo de visão entre a câmera e o flash escravo, senão não dispara. E em ambos os casos é impossível disparar apenas o flash escravo. Por isso eu sempre recomendo que quem pretende fazer uso um pouco mais sério e controlado do flash remoto, que compre um rádio flash mesmo... Pra uso amador é um investimento meio alto, esse da Yongnuo tá uns R$300 usado, mas vale muito a pena.

Cara, to "perplecto"!  :o
Eu tenho um 600ex da Yongnuo, e ele tem essa opção da fotocélula. Como é uma cópia do da Canon, acreditei que teria também.. que doidera!

Sobre disparar somente o escravo usando o pop-up, vi uma vez (quando eu não tinha rádio) que era possível sim, que a luz dele era mto curta e fora de sincronismo com a cortina, isso permitia que só a luz do speedlite influenciasse na foto. Lembro de uma tal restrição de velocidade pra poder usar desta forma  :ponder:
« Última modificação: 24 de Outubro de 2019, 14:25:40 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2019, 14:37:05
Não sei direito a que você está se referindo. Mas assim, a SL2 não tem a opção de disparar outro flash remotamente via flash embutido. Pelo menos não que eu saiba, só se estiver em algum menu escondido que eu não encontrei.

Os flashes da Canon não têm a opção de serrem disparados por outros flashes via fotocélula, se não me engano, nenhum flash da Canon tem fotocélula pra isso. Flashes de outras marcas têm esse recurso.

Tanto o disparo via flash embutido quanto o disparo via fotocélula são bastante limitados. Pela fotocélula você só tem o modo manual e tem que fazer todos os ajustes direto no flash. Pelo flash embutido você precisa ter campo de visão entre a câmera e o flash escravo, senão não dispara. E em ambos os casos é impossível disparar apenas o flash escravo. Por isso eu sempre recomendo que quem pretende fazer uso um pouco mais sério e controlado do flash remoto, que compre um rádio flash mesmo... Pra uso amador é um investimento meio alto, esse da Yongnuo tá uns R$300 usado, mas vale muito a pena.
Humberto valeu mesmo você me ajudou pra caramba eu vi esses dois modelos que são mais baratos na verdade quase não uso o flash, não entendo na de flash mais ontem estava tirando uma fotos em casa e queria um reflexo  no assunto mais com o flash fora e já era fiquei quebrando a cabeça e trem não funciona...

Acha que só para disparar o flash fora da camera esses radio flash esta bom?

Qual dos 2 seria melhor?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2019, 14:38:32
Sobre disparar somente o escravo usando o pop-up, vi uma vez (quando eu não tinha rádio) que era possível sim, que a luz dele era mto curta e fora de sincronismo com a cortina, isso permitia que só a luz do speedlite influenciasse na foto. Lembro de uma tal restrição de velocidade pra poder usar desta forma  :ponder:

Nesta opção que se controla a influência do pop-up...
Farei hj uns testes.

be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2019, 15:22:05
Sobre disparar somente o escravo usando o pop-up, vi uma vez (quando eu não tinha rádio) que era possível sim, que a luz dele era mto curta e fora de sincronismo com a cortina, isso permitia que só a luz do speedlite influenciasse na foto. Lembro de uma tal restrição de velocidade pra poder usar desta forma  :ponder:

Mesmo quando se opta por disparar apenas o escravo, o flash embutido ainda faz um disparo com potência fraca que aparece nas fotos, dependendo das configurações que você usa. Se fotografar no espelho dá pra ver claramente flash embutido aparecendo na foto. Se o escravo estiver com uma potência bem forte, o embutido realmente não vai influenciar em nada na foto. Mas se o escravo estiver mais fraco, tipo flash de preenchimento, e com ISO alto e abertura grande, daí o disparo do flash embutido influencia na foto sim...


Acha que só para disparar o flash fora da camera esses radio flash esta bom?

Qual dos 2 seria melhor?

Não conheço esses modelos, mas nenhum deles se comunica com o sistema RT do seu 430EX III... É quase um "desperdício" deixar o RT de lado, rsrs... Usando o RT, você não precisa de receptor no flash, e daí usa um par a menos de pilhas também.

Veja se pelo menos esses rádios são TTL, porque se forem manuais você não controla a potência o flash pela câmera, terá que mudar sempre no próprio flash. Com rádio TTL dá pra controlar a potência do flash pelo menu da câmera normalmente, como se fosse um flash na sapata.

Daí veja se a diferença de preços entre um rádio TTL comum compensa em relação a um radio compatível com RT.


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2019, 15:26:41
Mesmo quando se opta por disparar apenas o escravo, o flash embutido ainda faz um disparo com potência fraca que aparece nas fotos, dependendo das configurações que você usa. Se fotografar no espelho dá pra ver claramente flash embutido aparecendo na foto. Se o escravo estiver com uma potência bem forte, o embutido realmente não vai influenciar em nada na foto. Mas se o escravo estiver mais fraco, tipo flash de preenchimento, e com ISO alto e abertura grande, daí o disparo do flash embutido influencia na foto sim...


Não conheço esses modelos, mas nenhum deles se comunica com o sistema RT do seu 430EX III... É quase um "desperdício" deixar o RT de lado, rsrs... Usando o RT, você não precisa de receptor no flash, e daí usa um par a menos de pilhas também.

Veja se pelo menos esses rádios são TTL, porque se forem manuais você não controla a potência o flash pela câmera, terá que mudar sempre no próprio flash. Com rádio TTL dá pra controlar a potência do flash pelo menu da câmera normalmente, como se fosse um flash na sapata.

Daí veja se a diferença de preços entre um rádio TTL comum compensa em relação a um radio compatível com RT.
Ok Humberto tem o link ou o nome que vc me indica a comprar naquele valor que vc falou ???

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2019, 17:20:31
Ok Humberto tem o link ou o nome que vc me indica a comprar naquele valor que vc falou ???

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Yongnuo E3-RT é o transmissor RT genérico ao da Canon. Esse aqui se comunica diretamente com seu flash, sem precisar de receptor no flash.
 R$ 390,00 no Mercado Livre.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1272827565-radio-flash-transmissor-yongnuo-yn-e3-rt-canon-e3-rt-600exrt-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=f5d3ba98-2c4b-402b-a701-457387c5f2aa





SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2019, 09:24:38
Yongnuo E3-RT é o transmissor RT genérico ao da Canon. Esse aqui se comunica diretamente com seu flash, sem precisar de receptor no flash.
 R$ 390,00 no Mercado Livre.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1272827565-radio-flash-transmissor-yongnuo-yn-e3-rt-canon-e3-rt-600exrt-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=f5d3ba98-2c4b-402b-a701-457387c5f2aa


Valeu amigo muito obrigado

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2019, 11:52:00
Mesmo quando se opta por disparar apenas o escravo, o flash embutido ainda faz um disparo com potência fraca que aparece nas fotos, dependendo das configurações que você usa. Se fotografar no espelho dá pra ver claramente flash embutido aparecendo na foto. Se o escravo estiver com uma potência bem forte, o embutido realmente não vai influenciar em nada na foto. Mas se o escravo estiver mais fraco, tipo flash de preenchimento, e com ISO alto e abertura grande, daí o disparo do flash embutido influencia na foto sim...


Não conheço esses modelos, mas nenhum deles se comunica com o sistema RT do seu 430EX III... É quase um "desperdício" deixar o RT de lado, rsrs... Usando o RT, você não precisa de receptor no flash, e daí usa um par a menos de pilhas também.

Veja se pelo menos esses rádios são TTL, porque se forem manuais você não controla a potência o flash pela câmera, terá que mudar sempre no próprio flash. Com rádio TTL dá pra controlar a potência do flash pelo menu da câmera normalmente, como se fosse um flash na sapata.

Daí veja se a diferença de preços entre um rádio TTL comum compensa em relação a um radio compatível com RT.
Humberto estava pensado aqui, quase não uso o flash e não sou fotógrafo profissional e quero ficar acumulando coisas como Radio Flash um acessório a mais

O que você me diz se eu me desfazer do Canon 430 que tenho e comprar esse Yongnuo 560 que tem essa função de disparar com a luz do flash pop up da minha sl2, o yongnuo eu consigo aqui bem mais em conta quase no preço do Rádio Flash

Me da essa dica por favor amigão

Porque o Yongnuo nesse ponto não tem diferença do meu da canon né?



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
« Última modificação: 25 de Outubro de 2019, 11:52:36 por SReis007 »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:03:09
Humberto estava pensado aqui, quase não uso o flash e não sou fotógrafo profissional e quero ficar acumulando coisas como Radio Flash um acessório a mais

O que você me diz se eu me desfazer do Canon 430 que tenho e comprar esse Yongnuo 560 que tem essa função de disparar com a luz do flash pop up da minha sl2, o yongnuo eu consigo aqui bem mais em conta quase no preço do Rádio Flash

Me da essa dica por favor amigão

Porque o Yongnuo nesse ponto não tem diferença do meu da canon né?

Não conheço esse modelo da YN pra poder aconselhar. Veja direito as especificações pra ter certeza que ele funciona como escravo do flash embutido mesmo, e se ele é TTL. Se você não pretende levar a fotografia mais a sério, até que seria uma troca interessante. Tenha em mente que esse sistema óptico do flash embutido é bastante limitado, precisa de campo de visão entre o flash embutido e o escravo, e é afetado por outras fontes de luz mais fortes. Já vi vários relatos de que não funciona bem sob sol forte, por exemplo.