Autor Tópico: D610 x 6D (cores)  (Lida 2829 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 24 de Outubro de 2019, 16:31:37
Pessoal, peguei um fotógrafo freelance esse final de semana com uma 6D (1) e estou meio grilado com as cores da câmera dele, até onde eu sei a Canon puxa pro magenta, mas no caso em questão a coisa está invertida, as imagens da 6D estão completamente esverdeadas.

Vejam a comparação, as duas fotos estão sem edição.

Primeiro a D610 (minha câmera)




6D (câmera do freela)




E tá difícil acertar isso no RAW, quanto mais mexe no WB, pior fica.

Será que ta com algum problema no sensor dessa 6D?

Quando eu tive 6D não lembro de ter cores assim, mas como faz muito tempo não posso afirmar.




Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2019, 16:36:44
Luz do local era LED meio amarelado?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2019, 16:47:10
Usa LR? Tentar alterar o hue pela aba de calibração.

Mas antes tenta "zerar" o WB nas 2 fotos.
Eu faço isso topando a saturação, abrindo as sombras e baixando as altas luzes.
Ai vou mexendo no WB até o histograma ficar o mais cinza possível, sem picos coloridos.
Depois reseto tudo e deixo só o WB para ir tentar criar um perfil la na calibração.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2019, 16:51:52 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2019, 01:53:58
Luz do local era LED meio amarelado?


Me pareceu fluorescente comum, o que é um problema grande, pelo espectro estreito.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2019, 01:54:21 por felipemendes »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2019, 09:07:46

Me pareceu fluorescente comum, o que é um problema grande, pelo espectro estreito.

Perguntei pq eu fiz um casamento mês passado que era tudo com uma luz led meio amareladinha. Na Fuji as fotos ficaram um pouquinho esverdeadas, foi fácil corrigir, mas na Canon do meu amigo parecia a casa do Luigi :hysterical:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2019, 09:49:10
Olha pelo que percebi ali é questão de WB mesmo e no HSL mexer no laranja e vermelho pra ajustar o tom de pele.

Cara eu já tentei mexer num RAW Nikon e a forma que faço na minha Canon não deu muito certo haha...é meio que reaprender, pois os arquivos se comportam de maneira um pouco diferente, até pegar o jeito leva umas pauladas.

Cada um tem uma forma de fazer os ajustes, alguns procuram o tom de pele no WB, mas eu não curto muito pois ele mexe muito nos tons gerais da foto na maioria das vezes. Normalmente acho um tom de branco ou cinza que me agrade, e a pele mexo no HSL e edito o perfil Standard da câmera na calibração. Eu tenho um preset básico com essas alterações pra minhas duas cameras, depois o resto dos ajustes é foto a foto.

Quando mexi no Nikon, foi bem diferente as configurações. A Fuji tbm, mas como não uso pra trabalho não me preocupo tanto com a consistência entre os trabalhos todos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:22:35
Acho que a solução passa pelo que o Pablo falou acima... HSL, se todas as fotos estão parecidas assim fica mais fácil de copiar e colar para resolver o problema.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2019, 12:51:23
No final do modulo develop tem alguns slides tb.

Bounce flash na parede verde?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2019, 13:39:03
Pessoal, a questão que eu quis levantar aqui não é a edição, e sim um possível problema na câmera, eu já tive uma 6D, e não lembro de ter esse tom fortemente esverdeado, isso não me parece normal, e até onde sei a Canon puxa para o magenta.

Eu não reparei na luz dentro dos "plafons" na igreja, mas tanto eu quanto o outro fotógrafo, estávamos rebatendo o flash no teto para preencher, e o teto era branco, tínhamos as mesmas situações, se o esverdeado fosse por influencia externa, minhas fotos teriam que estarem verdes também.



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2019, 13:42:58
Pouco provavel que seja problema na camera.
Com o tempo vc se acostuma com seu padrão de cores e mesmo já tendo usado Canon, vc acha bem diferente do que vc usava...a gente acostuma a visão com o equipamento atual.

Um outro detalhe, ambas estão em Adobe RGB?
« Última modificação: 25 de Outubro de 2019, 13:43:50 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2019, 15:27:23
tbm acho difícil ser problema do sensor, pode ser tbm alguma coisa com a regulagem do seu monitor, do seu equipamento de edição.

Aqui pra mim a foto Nikon tem excesso de magenta e a Canon esta realmente bem diferente.

Se vc pudesse colocar os RAWs seria mais fácil avaliar... uso a 6D diariamente, essa ai está estranha, não é assim que vejo minhas, ai eu dou uma olhada no meu computador.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2019, 17:54:16
Tambem acho difícil ser problema na câmera e é uma coisa fácil de testar, basta setar um WB e ver como sai.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2019, 11:58:43
tbm acho difícil ser problema do sensor, pode ser tbm alguma coisa com a regulagem do seu monitor, do seu equipamento de edição.

Aqui pra mim a foto Nikon tem excesso de magenta e a Canon esta realmente bem diferente.

Se vc pudesse colocar os RAWs seria mais fácil avaliar... uso a 6D diariamente, essa ai está estranha, não é assim que vejo minhas, ai eu dou uma olhada no meu computador.

Estou na correria do FDS Lindsay, entrando a semana eu subo uns arquivos no drive.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2019, 14:10:13
Só vi hoje esse tópico mas me parece que o sensor está normal. É só questão de acerto de WB e cores que tem hora que enche o saco.

Se eu tivesse postado essa foto esverdeada com a Sony já teria umas 3 páginas descendo a lenha mas como é Canon.....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2019, 19:31:39
Pessoal, a questão que eu quis levantar aqui não é a edição, e sim um possível problema na câmera, eu já tive uma 6D, e não lembro de ter esse tom fortemente esverdeado, isso não me parece normal, e até onde sei a Canon puxa para o magenta.

Eu não reparei na luz dentro dos "plafons" na igreja, mas tanto eu quanto o outro fotógrafo, estávamos rebatendo o flash no teto para preencher, e o teto era branco, tínhamos as mesmas situações, se o esverdeado fosse por influencia externa, minhas fotos teriam que estarem verdes também.



Roberto, posso estar enganado, tenho a nítida impressão de que o balanço de branco estava configurado de maneira incorreta, apenas isso. Eu gosto de usar o balanço de branco personalizado, tirando uma foto de uma folha branca com o fotômetro no meio. Impressionante que em qualquer marca ou modelo de câmera, as cores já ficam muito boas direto da câmera. O que eu acho é que foi ajuste do balanço de branco mesmo. Nesse caso, se usa o Lightroom se mesmo mexendo no balanço de branco do RAW as fotos ainda não ficarem com cores agradáveis, precisa tirar a saturação do verde um pouco, creio que deva resolver o problema.