Autor Tópico: Guardar equipamentos em caixas organizadoras é realmente necessário?  (Lida 3274 vezes)

Marco_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Olá,
Moro na região sudeste, e fico me perguntando se é realmente necessário acompanhar a umidade com um higrômetro  :ponder: pois nunca vi fungo ou mofo pela minha casa  :assobi: o que vocês acham? Desde já, obrigado  :worship:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2019, 16:46:19
Olá,
Moro na região sudeste, e fico me perguntando se é realmente necessário acompanhar a umidade com um higrômetro  :ponder: pois nunca vi fungo ou mofo pela minha casa  :assobi: o que vocês acham? Desde já, obrigado  :worship:

Vale muito a pena sim, moro em uma região com baixa umidade e mesmo assim já tive lente com fungo, felizmente era uma lente "barata" e logo já vendi pela metade do preço, depois disso sempre guardo tudo na caixa com 6 potes de anti-mofo e acompanho a umidade sempre ficando em torno de 35%, deixo as lentes sempre de "pé" para permitir a passagem de luz também.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2019, 18:31:19
É mais ou mesmo o mesmo que perguntar se vale a pena ou não fazer seguro do carro...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2019, 18:52:00
Meu equipamento fica na mochila, rsrsrsrs...

Não condeno quem faz, acho bacana, guardar tudo do jeito certinho e tal.

Mas eu não faço. Não vou ser mané de dizer que é o certo porque nunca tive fungo nos meus equipamentos, mas, nunca tive fungo nos meus equipamentos, rsrs...



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2019, 19:41:48
Se a umidade relativa do ar fica entre 35% a 55% durante todo o ano, não fica guardado no escuro o tempo todo, sem poeiras e possui circulação de ar, então não precisa se preocupar. O complicado é juntar esses fatores simultaneamente... :D


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2019, 19:53:20
Olá,
Moro na região sudeste, e fico me perguntando se é realmente necessário acompanhar a umidade com um higrômetro  :ponder: pois nunca vi fungo ou mofo pela minha casa  :assobi: o que vocês acham? Desde já, obrigado  :worship:
E bem mais seguro. Mas tambem nao significa que nao ha risco de pegar fungos.
Comprei uma caixa pra guardar as lentes, mas a camera e a lente que esta nela fica na mochila, por fotografar muito debaixo de chuva, maresia, po e neve a alca e algumas partes externa da camera esta bem sujo, parece fungo.
A 55-250, criou um pingo de fungo.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2019, 19:54:26
Mesmo enxugando e limpando o equipamento, quando chego em casa.


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2019, 18:04:55
Moro no Norte humidade aqui é alta

Eu guardo em uma gaveta com 2 tipos de desuminificador e uma vez por semana eu tiro elas e coloco na janela para pegar luz do sol, deixo uns 15 minutos e claro não deixo esquentar com a luz do sol  até porque elas ficam do lado de dentro que é climatizado

Não sou profissional e não sei se isso que faço é suficiente eu nem sabia disso pois ficava tudo guardado em uma mochila no closet, quando um colega meu viu disse vc tá doido vai perder suas lentes se deixar elas assim

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2019, 18:11:48
Caixa plastica transparente com vedacao, silica. Higrometro.
Lente limpa sem tampa.

Caixa de isopor tb é possivel.


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2019, 15:22:32
https://youtu.be/7xBnT3lx-Ic

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2019, 16:21:21
Como sempre, depende. O equipamento vem normalmente em caixa de papelão, envolto em plástico, e nada impede de ser guardados assim, fora que dá trabalho. Também nada impede de amontoar tudo em uma caiza só, sendo que vai diminuir a vida útil. Guardar em caixas de plástico facilita o uso e armazenamento, mantem o equipamento melhor por mais tempo, protege da umidade, etc. Ou, pelo gráfico de alinhamento, todas estas são formas de guardar. Umas melhores, outras piores:


O melhor dos mundos seria guardar em uma caixa feita pra isso (lawful good):  :clap:


O que a maioria faz (chaotic good) é colocar em caixa plástica transparente, com sílica gel. É solução adaptada, mas que atende bem.  :ok:

Guardar na caixa original (lawful neutral) atende, mas dá trabalho.  8-)

[...]

Ou pode simplesmente deixar em cima da mesa, prateleira, etc., pois a lente é sua e ninguém tem nada a ver com isso (chaotic evil).  >:D



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2019, 10:17:39
Meu equipamento fica na estante, na sala, lugar ventilado.
As vezes guardo na mochila.

Mas algo que aprendi é que guardar na mochila por muito tempo é o pior a se fazer.
Numa das minhas mudanças deixei 10 dias guardado e uma das minhas lentes deu fungo :no:, coisa pouca, mas né.
Volta e meia eu carrego as lentes e deixo perto da janela pra tomar claridade. Lógico que minha cidade não é uma cidade úmida. Onde guardar o equipamento depende muito de onde vc mora, se tem muito equipamento que não é usado com frequência, volta e meia to usando minhas 2 lentes então não me preocupo muito.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2019, 10:21:51
Silica gel
Higrometro
Caixa plastica transparente com vedacao.
Um sistema super acessivel, para algo tao caro.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2019, 17:22:37
Respondendo a pergunta inicial do colega, no seu caso, se não quiser ter o recipiente com sílica, então ao menos faça o seguinte:

Deixe os equipamentos em local arejado e perto de uma janela para receber a luz natural. A câmera ficar tomando poeira é normal, não estraga, e vez ou outra vc tira a poeira com um pincel de pelo, limpo, que vc compra e guarda exclusivamente para ela.
Jamais deixe por longos períodos seu equipamentos fechado dentro de bolsa/bag/mochila, a probabilidade aumenta, mesmo na região onde vc mora.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2019, 01:00:50
Acompanhar a umidade não é necessário, o q é necessário é guardar em pote vedado com silica gel.

E é incrível como as coisas simplesmente "não envelhecem" se você deixá-las protegidas dentro de um pote vedado, hoje guardo tudo que posso dentro de potes, tenho algumas dezenas deles.

Qualquer site de meteorologia mostra a umidade do ar na sua cidade, uma umidade abaixo de 60% é desejável, mas não é garantia q não vai permitir o desenvolvimento dos fungos. Ambientes abafados e com alta umidade são os piores. Além disso, os potes protegem da poeira, que é por onde os fungos se espalham.