Autor Tópico: Escolha de fotômetro  (Lida 777 vezes)

HeavyDio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 28 de Outubro de 2019, 12:45:45
Olá, estou estudando fotografia a um tempo e estou procurando um fotômetro para comprar.
A ideia é pegar um usado mesmo devido ao preço. Estou pesquisando alguns modelos e estou meio confuso em qual dos modelos pegar.
posso pagar até uns 1800 no máximo.

Modelos que tenho interesse:
Sekonic l-358: gostei bastante deste, parece bem durável e bom, já vi várias pessoas utilizando no youtube.
Sekonic l-478d: Me pareceu bastante similar ao anterior, porém com uma tela touch o que não sei se seria muito interessante devido ao brilho da tela durante uma externa.
Kenko Kfm-2200: parece um tanque de guerra e tem spot meter, seria legal para paisagens e tal, porém não achei muitas informações sobre ele.

O meu uso seria principalmente retratos em externa com flash e em um pequenos estúdio que estou pensando em montar. Quero uma leitura da luz precisa e rápida.
Se alguém puder ajudar vai ser de grande ajuda.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2019, 13:42:43
Pega o 358 mesmo, é bom, todo mundo usa, na hora de revender é mais fácil.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Shida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2019, 13:56:45
Boa tarde amigo!

Sempre usei fotômetro da Sekonic então não posso falar desse da Kenko que você mencionou.

O padrão mundial hoje em dia para fotômetro é a Sekonic, existem outras poucas marcas que ainda fazem esse tipo de aparelho, porém, a Sekonic domina o mercado, é a referência atual. Isso acho que você deveria levar em consideração quando for comprar o seu pensando em uma eventual manutenção. A Sekonic ainda os fabrica então tem peças para reposição se for necessário.

Esses dois modelos que você mencionou são bem famosos e largamente utilizados. Eu tenho um Sekonic com tela touch e sinceramente não tive problemas com a luminosidade dela mesmo em ambientes externos com muito sol.

Um bom fotômetro é para durar a vida toda, mesmo porque não tem tantas inovações nessa área que justifiquem atualizar seu aparelho toda vem que sai um novo.

A última grande inovação que me lembro foi o modelo 858 que é capaz de medir em HSS.

Pelo o que você descreveu, seu uso estará mais focado em retratos certo? Nesse caso o modo spot meter não vai ser tão útil assim, você vai acabar usando mais mesmo o dome no modo luz incidente.

Claro que se você for tirar fotos de paisagens, como você mesmo disse, o modo spot meter seria mais útil.

Minhas sugestões são as seguintes:

- Se puder gastar um pouco mais e comprar um fotômetro mais completo e que provavelmente vai te acompanhar a vida toda, diria para você comprar um Sekonic 758 ou 858. Seria seu aparelho definitivo.

- Se for para usar somente em retratos tanto em estúdio quanto em externas, falaria para você não gastar tanto com esses modelos que você sugeriu e pegar um Sekonic da linha 308 porque assim como os outros dois Sekonic que você descreveu, ele também só trabalha no modo luz incidente. Claro que esses outros dois modelos que você citou inicialmente tem outras funções como cálculo de exposição média (delta EV), mas são coisas que você pode calcular manualmente e tendo em vista que você está estudando fotografia, seria até interessante você fazer esses cálculos por conta própria.

Comprando um desses da linha 308 você além de aprender bastante, não vai gastar tanto. E dentro de um tempo você pode vendê-lo para ai sim comprar um mais completo.

Outra observação que já fiz mas vale a pena ressaltar é que se você for utilizar HSS, o único aparelho que consegue medir luz nesse modo é o Sekonic 858. Reforço isso pois você disse que pretende fazer retratos externos e é justamente nesses casos em que o HSS é bastante utilizado.

Espero ter te ajudado.

Grande abraço.


HeavyDio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2019, 15:02:38
Creio que pegarei o l-358 mesmo, usado não tem tanta diferença de preço do 308 para o 358 mesmo, além de ter umas opções a mais.
Muito obrigado pelas respostas pessoal.