Autor Tópico: Dúvida de fotos de cima para baixo de rótulos  (Lida 1647 vezes)

tiedttech

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 28 de Outubro de 2019, 14:55:22
Pessoal, sou colecionar de cervejas e tiro os rótulos e coloco em uma ficha.
Estou querendo catalogar os meus rótulos que já estão nas fichas e quero tirar fotos de cima para baixo usando o celular.

Estou com dúvidas de como posso fazer para a foto não sair inclinada?

Fiz a foto abaixo usando uma caixa como apoio, até achei que não ficou inclinada, mas qual é a opinião de vocês?



Valeu


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2019, 15:04:44
Para não saírem inclinadas basta vc alinhar uma das bordas da câmera com uma linha que vc encontre perto da mesma para usar como referência de enquadramento.
Agora se vc está fazendo isso e mesmo assim suas imagens estão inclinadas não é falta de alinhamento, mas inclinação porque a câmera dos celulares são GA e distorcem as linhas.
Vc enquadra de um lado alinhando pra que as linhas fiquem paralelas mas a lente distorce lá na outra borda.
Ou vc deixa assim mesmo,  levando em consideração que é apenas um catálogo com vistas à informações de seus produtos para seu próprio controle ou vc balanceia para que a inclinação não apareça tanto na imagem final.
Eu particularmente acho muito preciosismo querer algo totalmente alinhado na situação que vc descreve.
Se for mesmo necessário isso vc vai ter que fazer com uma lente que não seja GA (grande angular).
« Última modificação: 28 de Outubro de 2019, 15:08:34 por peridapituba »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2019, 15:50:49
Tem algumas coisas que vc pode fazer:
- Iluminar o rótulo pelos lados, de forma a conseguir colocar o celular exatamente em cima do rótulo;
- Usar luz abundante, pra evitar tremer a foto;
- Eu uso o Office Lens, que é um scanner pra celular. Ele tem algumas funções interessantes, como corrigir perspectiva automaticamente (que é o que vc busca) e ajuste de níveis (pro branco ficar branco de verdade, e não cinza). Mas há outros apps que fazem a mesma coisa.