Autor Tópico: Melhor uso do Dynamic Range  (Lida 6580 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2019, 16:20:46
O bom gosto depende sim e muito de uma identidade da pessoa que está criando, do contrário não pode ser considerado arte, apenas algo mecânico, mas é atrelado a isso um conhecimento técnico básico de como trabalhar cores, contraste, formas, etc.

É este o ponto que comentei anteriormente, se a pessoa não tem o conhecimento dificilmente o "gosto" dela será bom. Bom gosto depende de conhecimento! :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.888
    • Dilone Fotografia
Resposta #16 Online: 04 de Novembro de 2019, 16:56:23
O bom gosto depende sim e muito de uma identidade da pessoa que está criando, do contrário não pode ser considerado arte, apenas algo mecânico, mas é atrelado a isso um conhecimento técnico básico de como trabalhar cores, contraste, formas, etc.

É este o ponto que comentei anteriormente, se a pessoa não tem o conhecimento dificilmente o "gosto" dela será bom. Bom gosto depende de conhecimento! :ok:

Caro Lucas,

Acho muito perigoso tentar definir arte como algo de "bom gosto". E o que é bom gosto? Existe um conceito universal de bom gosto?  Ou o que existe é apenas o "meu gosto" ? :ponder:

Arte é algo que não se define. Ela é uma expressão do artista, sendo ela de "bom gosto" ou não para o observador.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 04 de Novembro de 2019, 17:12:41
O bom gosto depende sim e muito de uma identidade da pessoa que está criando, do contrário não pode ser considerado arte, apenas algo mecânico, mas é atrelado a isso um conhecimento técnico básico de como trabalhar cores, contraste, formas, etc.

É este o ponto que comentei anteriormente, se a pessoa não tem o conhecimento dificilmente o "gosto" dela será bom. Bom gosto depende de conhecimento! :ok:

Compreendo Lucas, mas cada um tem seu tempo. Eu levei decadas para ter nocao de algumas coisas.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #18 Online: 04 de Novembro de 2019, 17:16:06
Na verdade cada sensor é capaz de captar X variações desde o 0 até o 255. Quando vcs falam em priorizar as altas luzes ou as sombras, vcs apenas estão escolhendo o que querem como resultado, ou o que mais importa.
Então para cada imagem será necessário uma exposição específica, para que se obtenha mais informações no que realmente importa.

Não vejo outro caminho mesmo.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 04 de Novembro de 2019, 18:19:45
Caro Lucas,

Acho muito perigoso tentar definir arte como algo de "bom gosto". E o que é bom gosto? Existe um conceito universal de bom gosto?  Ou o que existe é apenas o "meu gosto" ? :ponder:

Arte é algo que não se define. Ela é uma expressão do artista, sendo ela de "bom gosto" ou não para o observador.

Não disse que tal arte é algo de bom gosto, acho que não ficou claro. Me referi a não poder ser considerado arte por não ter identidade  :ok:

Mas o que disse antes repito, para saber se expressar é preciso conhecimento. Tem gente que considera arte um quadro pintado por um elefante que foi treinado para rabiscar o pincel em uma tela, eu não considero, para mim isso é apenas marketing. Pode ser que o elefante tenha feito um em dez quadros com uma técnica próxima a de um artista (considerando composição, cores, etc), mas isso é acaso da mesma maneira como vemos na fotografia alguém fazer uma boa foto a cada mil cliques...

Mas essa é uma discussão pra outro tópico, acho que até tinha um tópico bem antigo sobre isso "o que é arte". Se quiser continuar a conversa dá um up nele lá! :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 04 de Novembro de 2019, 18:38:05
Uso sempre que posso ETTR, uma pena que as fabricantes ainda não tem um histograma do RAW.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #21 Online: 04 de Novembro de 2019, 18:47:58
Uso sempre que posso ETTR, uma pena que as fabricantes ainda não tem um histograma do RAW.

Isso seria uma maravilha!

Demorei pra testar o quanto a mais do mostrado no histograma a minha câmera suporta :aua:


A maneira mais prática que encontrei pro histograma ficar mais próximo do raw foi deixar as sombras e os highlights em soft (-2 se não me engano)


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #22 Online: 04 de Novembro de 2019, 19:21:40
Os fabricantes não disponibilizam este histograma, mas vc pode conseguí-lo usando a técnica conhecida como Uniwb.
Neste processo o histograma fornecido pela máquina após a captura é o histograma real do formato raw.
Basta configurar na sua cam e voilà...

Uso sempre que posso ETTR, uma pena que as fabricantes ainda não tem um histograma do RAW.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 04 de Novembro de 2019, 19:28:15
Os fabricantes não disponibilizam este histograma, mas vc pode conseguí-lo usando a técnica conhecida como Uniwb.
Neste processo o histograma fornecido pela máquina após a captura é o histograma real do formato raw.
Basta configurar na sua cam e voilà...

Eu uso, nas Canon é fácil conseguir.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #24 Online: 05 de Novembro de 2019, 07:29:33
Os fabricantes não disponibilizam este histograma, mas vc pode conseguí-lo usando a técnica conhecida como Uniwb.
Neste processo o histograma fornecido pela máquina após a captura é o histograma real do formato raw.
Basta configurar na sua cam e voilà...

Traduza para um leigo no assunto, por favor.

Então o histograma mostrado na câmera é o que, um histograma baseado no JPG que a câmera gerou para a visualização?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 05 de Novembro de 2019, 08:48:10
Traduza para um leigo no assunto, por favor.

Então o histograma mostrado na câmera é o que, um histograma baseado no JPG que a câmera gerou para a visualização?

Exatamente, por isso tem um DR menor.
Acontece de mostrar que clipou algum canal mas quando abrimos o RAW vemos que ainda tinha como aumentar a exposição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #26 Online: 05 de Novembro de 2019, 20:47:30
Sim, exatamente.
O arquivo raw não é visível, para que vc possa ver a imagem que fotografou a câmera gera um arquivo jpeg acoplado ao raw.
Sobre este jpeg vem o histograma relativo à  imagem que vc vê.
Por isso que quando vc quer expor mais sua imagem e estuda este histograma específico vc constata que poderia ter exposto mais à direita do que expôs.
A técnica Uniwb permite então que vc ao ver o histograma esteja visualizando o histograma real de seu arquivo raw.

Traduza para um leigo no assunto, por favor.

Então o histograma mostrado na câmera é o que, um histograma baseado no JPG que a câmera gerou para a visualização?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #27 Online: 05 de Novembro de 2019, 21:02:59
Mas aí nesse caso, como fica a aplicação dos perfis no software depois? Ele vai mudar o histograma pra mais perto daquela visualização da câmera, não? E consequentemente, ocasionar os mesmos estouros vistos na câmera.
Eu uso o Câmera Fiel em ambos os locais, por exemplo.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2019, 21:04:02 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 05 de Novembro de 2019, 22:19:38
Mas aí nesse caso, como fica a aplicação dos perfis no software depois? Ele vai mudar o histograma pra mais perto daquela visualização da câmera, não? E consequentemente, ocasionar os mesmos estouros vistos na câmera.
Eu uso o Câmera Fiel em ambos os locais, por exemplo.

Não porque o programa vai trabalhar em cima do RAW, podendo aumentar a exposição vendo o clip real.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #29 Online: 05 de Novembro de 2019, 22:24:27
Quando vc importar a sua foto para p o conversor de raw, se ele aplicar a conversão default do fabricante no jpeg acoplado ao raw, vc vai perceber que sua imagem terá a mesma aparência do que vc visualiza na sua câmera SE vc estiver usando o Uniwb.
O jpeg acoplado ao raw para edição é o mesmo que vc visualizou lá na câmera qdo vc fotografou.
Vc acerta o wb da imagem (pq o Uniwb deixa a imagem esverdeada) e aplica o perfil que quiser.



Mas aí nesse caso, como fica a aplicação dos perfis no software depois? Ele vai mudar o histograma pra mais perto daquela visualização da câmera, não? E consequentemente, ocasionar os mesmos estouros vistos na câmera.
Eu uso o Câmera Fiel em ambos os locais, por exemplo.