Autor Tópico: Android como interface em câmeras. Sim ou Não?  (Lida 1858 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Outubro de 2019, 21:27:29
Porque os fabricantes não usam Android nas interfaces de suas câmeras?

Vi esta pergunta (sem respostas ainda) em um fórum gringo e me fez pensar... porque?

Devem existir dezenas de razões, mas eu aqui com o chapéu de ignorante gostaria de conhecer algum palpite de quem quisesse arriscar?

ps. NÃO estou me referindo a integração celular/camera em um único dispositivo dslr ou mirrorless (imagine alguém falando alô para uma D810 no ouvido) mas somente a interface com o usuário mesmo.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2019, 21:37:09 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2019, 21:30:22
O interessante é que o Android, originalmente, era projetado justamente para as câmeras.

NMHO, as câmeras precisam de sistema operacional o mais simples e limitado possível.

Sent from my motorola one using Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2019, 21:44:45
<...>
NMHO, as câmeras precisam de sistema operacional o mais simples e limitado possível.
<...>

Pois é, passou esta hipótese pela minha cabeça também, mas quando vejo meu raspberry pi rodando linux e reproduzindo vídeo (+usb, +rede, +wi-fi, +hdmi) em uma caixa do tamanho de um maço de cigarro Hollywood, pensei duas vezes.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2019, 21:48:27
Consumo? Diversidade de processadores?
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2019, 23:09:51
Acho que as fabricantes ainda tem medo de abrirem seus sistemas dessa forma.
O que não ia dar de "magic lantern" no android tirando vídeo 4k RAW full sensor das Canons atuais não tá no gibi.
Esse pessoal conseguiu tirar vídeo RAW de câmeras de entrada de 10 anos atrás, imagina o que não fariam com as câmeras atuais.
Ia ser uma canibalização extrema. Até overclock de shutter não duvidaria fazerem. hahahah


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2019, 00:45:23
Acho que as fabricantes ainda tem medo de abrirem seus sistemas dessa forma.
Bem por aí. Japoneses dificilmente vão implementar suas tecnologias no sistema do Google. Eu sei, Android é uma coisa e android do Google é outra. Mas hoje em dia o Android AOSP praticamente não funciona sem os serviços do Google. Tem um sistema chamado /e/ que se propõe a ser um Android sem Google, mas também não creio que os fabricantes queiram investir em sistema assim, de qualquer maneira.
A Samsung tinha uma câmera com Android, mas desistiu de fabricar câmeras. Uma pena, as últimas eram realmente muito boas.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2019, 17:58:38
Pois é, não vejo nenhum movimento no sentido de padronização da interface por parte dos fabricantes, mas que seria bom seria.

Um exemplo: sempre que recebo uma camera meu primeiro ato é efetuar um reset geral nela. Primeira dificuldade: achar onde cada fabricante escondeu esta opção na sua interface.

Recentemente varri todo o menu de minha primeira Pentax digital completamente umas 3 vezes, sem encontrar nada parecido com o que eu queria.  Resumindo, na Pentax esta opção não está no menu mas em uma combinação de botões que só achei após ter que fuçar no manual de 380 paginas.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2019, 17:59:43 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2019, 18:33:01
Graças a Deus que não usam !
O Android é pesadissimo, com um montão de frameworks desnecessários, e é uma baderna total.
Os firmwares das câmeras são feitos e otimizados para processadores especiais, espremendo todos os bits de performance. Tem também o segredo industrial, etc.
Os hardwares das cameras são tão diversos e especificos, que seria um inferno fazer a integração de tudo.
E obviamente só quem fosse maluco que iria querer ficar a mercê do Google. 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2019, 18:33:55
A Samsung tinha uma câmera com Android, mas desistiu de fabricar câmeras. Uma pena, as últimas eram realmente muito boas.

Travavam a três por quatro...


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2019, 20:09:45
Travavam a três por quatro...
Pois é. Câmeras não precisam de sistema operacional tão complexo. Quanto mais simples e rápido, melhor.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2019, 21:42:20
A Samsung tinha uma linha de MLs, se não estou enganado, alguns dos últimos modelos vinha com Android modificado deles, depois pararam a produção.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2019, 21:46:19
Estou vendo aqui uma pagina ativa, pode ser que ainda estejam vendendo...

https://www.samsung.com/uk/cameras/galaxy-nx-gn120zka/

Galaxy NX Digital Camera





« Última modificação: 31 de Outubro de 2019, 21:46:58 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2019, 23:35:59
Deus me livre Lindsay....


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2019, 00:21:53
Deus me livre Lindsay....
:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Os caras perguntaram, eu respondi...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2019, 01:04:06
Pois é. Câmeras não precisam de sistema operacional tão complexo. Quanto mais simples e rápido, melhor.

Sent from my motorola one using Tapatalk
A palavra-chave aqui é "compartimentalizar": ter um sistema simples pra usar como câmera, e um mais complexo pra usar como câmera controlada por app+todas as funções.
Anedotalmente, um antigo hacker de Android (Chainfire) havia criado um sistema que rodava no Android enquanto este estava desligado e carregando. Cabe o parêntesis que aquela tela que mostra o quanto de bateria o aparelho tem, enquanto desligado, é um sistema à parte do Android. O cara inventou uma forma de carregar apps simples (que ligava o celular, e tinha até um joguinho) neste sistema simplificado.
Dá pra fazer a mesma coisa: um sistema primitivo pra usar como câmera (imagina que esse sisteminha é só a porta de entrada pro sistema da câmera como ele é), e um sistema complexo pra controlar conexão internet, apps, etc.
Em tempo: a Samsung sempre rodou Android na interface da câmera. Estou falando de algo diferente.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2019, 01:05:16 por felipemendes »