Autor Tópico: Notebook Nitro 5 travando muito nas edições  (Lida 3399 vezes)

SaldanhaMatheus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Outubro de 2019, 00:48:54
Boa noite a todos ! Estou tendo um problema muito chato com meu notebook enquanto estou editando fotos. Primeiro vamos as configurações do mesmo:

É um Acer Nitro 5

Intel Core i7-7700HQ
8 GB de memória RAM DDR4 SODIMM de 2400 MHz
GeForce GTX 1050 Direct X 12 e 4 GB + Intel HD Graphics 630
SSD ADATA M.2 de 128GB + HD de 1TB


Oque acontece é que quando vou editar fotos o computador vira uma carroça, chegando a ser impossível de utilizar o mesmo, travando MUITO no Photoshop e Lightroom. Principalmente quando se utiliza os 2 juntos... Passo muita raiva com isso porque não consigo ser eficiente nas edições das minhas fotos, demorando muito. É normal um notebook nessas configurações travar tanto assim ?

Lembrando que o Windows, o Lightroom,as fotos e o Photoshop estão todos instalados no SSD e as vezes o uso do disco D que é o HD fica em 100%  :ponder:
A memória RAM as vezes chega a ser toda utilizada com os dois programas abertos, ficando apenas uns 500mb livre as vezes, e aí fica impossivel, travadeira atrás de travadeira.

Gostaria de saber se isso é normal. Obrigado a todos!
Seguem algumas fotos do uso de memória.

https://imgur.com/AMvNAz1

https://imgur.com/gIi64bT




C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2019, 08:40:26
No mínimo 16gb para LR hoje em dia. É o que tenho aqui no meu desktop e seguidamente ele fica com 14GB de uso na RAM. Se abrir os dois programas ao mesmo tempo já viu.
Tu tem 8gb, em média 3GB já ficam com o sistema, sobra menos de 5 para os programas.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2019, 09:01:00
Cara pra mim vc ta com pouca memória pra trabalhar com os dois programas e se vc edita as fotos no LR em visualização 1:1 eita, trava mesmo...se for um fluxo grande.

O meu PC é um Ryzen3 2200 8GB ram 2400 e vídeo de 2gb. Rodo LR bem tranquilo. Existe algumas configurações que vc pode deixar o LR mais liso, principalmente trabalhando com visualizações inteligentes e padrão. Me imagina tratar 300 fotos dum evento em 1:1, haja memória. :eek:

Não sei se seu Note tem essa configuração, mas alguns vc pode escolher qual placa de video usar, onboard ou dedicada, se estiver usando a On, ela compartilha memória do sistema, ai caga tudo...foi por isso que pus uma placa básica no meu PC, liberei pelo menos 1,5gb de vídeo que usava na RAM.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2019, 09:40:31
Além do que já comentaram, use visualizações inteligentes no LR. Vai melhorar bem o processamento!


SaldanhaMatheus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2019, 11:17:23
Já vou providenciar mais um pente de 8gb então pra dar uma melhorada !

Enquanto isso vou fazer o teste usando a visualização inteligente igual me disseram.


SaldanhaMatheus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2019, 11:20:01
Cara pra mim vc ta com pouca memória pra trabalhar com os dois programas e se vc edita as fotos no LR em visualização 1:1 eita, trava mesmo...se for um fluxo grande.

O meu PC é um Ryzen3 2200 8GB ram 2400 e vídeo de 2gb. Rodo LR bem tranquilo. Existe algumas configurações que vc pode deixar o LR mais liso, principalmente trabalhando com visualizações inteligentes e padrão. Me imagina tratar 300 fotos dum evento em 1:1, haja memória. :eek:

Não sei se seu Note tem essa configuração, mas alguns vc pode escolher qual placa de video usar, onboard ou dedicada, se estiver usando a On, ela compartilha memória do sistema, ai caga tudo...foi por isso que pus uma placa básica no meu PC, liberei pelo menos 1,5gb de vídeo que usava na RAM.

Vou dar uma olhada sobre isso de escolher a placa de video... Mas quando abro o LR no painel da GTX diz que o LR está sendo usado por ela, assim como o PS


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2019, 17:09:05
Não tive paciência de ler tudo  :D :assobi:
Então desculpa se eu for repetitivo.

* Habilitar a placa de vídeo deixa o note mais lento.
* Melhore sua memória - 8 gb é pouco
* Visualizações inteligentes são demoradas pra fazer, mais deixam a edição mais rápida - costumo importar os arquivos durante a madrugada e já pedir pro LR fazer as visualizações.
* Catálogos individuais por trabalho deixam o processo mais rápido também
* Tenha uma config básica pros seus equipamentos (tem como fazer o LR aplicar certos tratamentos conforme a câmera e o ISO que está usando - perfil de cores / correções de lente / etc)



GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2019, 08:33:01
Cara, isso é muitíssimo estranho.
Eu edito em note da Asus de 2012 (K45A), i5 da 3ª geração, 8GB RAM e SSD, não tenho placa de vídeo dedicada.
Te falo que pra editar fotos é tranquilo, tanto que vendi um desktop com i7 e placa e vídeo pra ficar só com o notebook.
Trabalho com RAW, variando de 20 a 24MP de dimensões, catálogos muito variáveis, mas fiz uns 2 recentemente com 2000 e 4000 fotos.
Não deixo mais importar em visualização 1:1 porque não estava dando diferenças ao dar zoom nas imagens, então parei com isso, só deixava a importação mais demorada.

Alguma coisa pode estar com problema, seja hardware ou até o Windows ou o LR, com essa configuração sua era pra rodar perfeitamente.

**EDIT.
Meu uso com PS é bem esporádico.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2019, 08:44:43 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2019, 08:38:41
Complementando o que o amigo disse.
Não tive paciência de ler tudo  :D :assobi:
Então desculpa se eu for repetitivo.



* Habilitar a placa de vídeo deixa o note mais lento.
Nunca senti diferença ao usar placa de vídeo, então pode ser que isso atrapalhe mesmo.
* Melhore sua memória - 8 gb é pouco
Quanto mais memória, melhor, porém 8GB não era pra travar assim nem a pau.
* Visualizações inteligentes são demoradas pra fazer, mais deixam a edição mais rápida - costumo importar os arquivos durante a madrugada e já pedir pro LR fazer as visualizações.
É verdade! Pra mim, que costumo só mexer com cores, particularmente não deu diferença, por isso até desativei essa função. Mas isso pode ajudar no seu caso.
* Catálogos individuais por trabalho deixam o processo mais rápido também
Também é muito útil. Por menor que seja um trabalho, ele tem o seu próprio catálogo.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2019, 09:18:30
Quanto mais memória, melhor, porém 8GB não era pra travar assim nem a pau.
Realmente.. A adobe pede um mínimo de 4 gb... Mas o recomendado é 12 gb.

Tem outros fatores que podem deixar o LR lento.
Como por exemplo, disco cheio. O disco onde o cachê do CR está ou onde o catálogo está.
Se você tiver um SSD, mantenha isso nele (cachê e catálogos). Depois que terminar o trabalho, joga no HD ou HD externo. As fotos podem ficar no HD ou HD externo. O LR só usa para criar as visualizações e pra exportar.

Isso também explica o por quê das tuas visualizações 1:1 "não fazerem diferença" Grauby. Se o cache estiver cheio, ele não vai criar na ordem, até lotar. Depois não cria mais. Só quando você for abrir um arquivo em 1:1. Daí ele deleta algo e cria a visualização desse arquivo. Isso tudo deixa o carregamento da foto muito lento.
Eu tenho o hábito de limpar o cachê antes de começar. Crio visualizações inteligentes de tudo na primeira edição. Terminada essa edição, limpo tudo denovo. Meus catálogos chegam a 12k fotos. Então vou criando visualizações 1:1 das fotos que irei editar em cada momento.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2019, 09:30:10
Se você tiver um SSD, mantenha isso nele (cachê e catálogos). Depois que terminar o trabalho, joga no HD ou HD externo. As fotos podem ficar no HD ou HD externo. O LR só usa para criar as visualizações e pra exportar.

Isso também explica o por quê das tuas visualizações 1:1 "não fazerem diferença" Grauby. Se o cache estiver cheio, ele não vai criar na ordem, até lotar. Depois não cria mais. Só quando você for abrir um arquivo em 1:1. Daí ele deleta algo e cria a visualização desse arquivo. Isso tudo deixa o carregamento da foto muito lento.
Eu tenho o hábito de limpar o cachê antes de começar. Crio visualizações inteligentes de tudo na primeira edição. Terminada essa edição, limpo tudo denovo. Meus catálogos chegam a 12k fotos. Então vou criando visualizações 1:1 das fotos que irei editar em cada momento.

Entendi. As visualizações 1:1 até fazem sim, mas é mto pouco, aí não valia a pena pelo tempo que demorava até criar estas visualizações.
Cada caso é diferente mesmo. Meus catálogos costumam ter em média umas 300 fotos, e ,às vezes, até 4000, nunca mais do que isso.
O cachê eu limpo raramente. O disco de trabalho geralmente está cheio, mas nunca lotado ao limite.

Vou ver se faço um vídeo mostrando uma edição, até porque a fluidez pra mim pode ser lento pra alguns também... mas travar já não rola..  :ok:
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2019, 23:03:12
Vídeo simples mas dá pra entender...
resumindo, importei com visualizações mínimas, flui relativamente bem, sem travar.

Seu notebook é muito superior e mais moderno que o meu, era pra funcionar muito bem.

« Última modificação: 31 de Outubro de 2019, 23:05:32 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto