Autor Tópico: Ajuste de foco Nikon D90  (Lida 3051 vezes)

prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
« Última modificação: 31 de Outubro de 2019, 01:09:29 por prbastos7 »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2019, 01:12:44
Vc so pode regular com lentes Sigma da linha art, sport ou contemporary. E Tamron g2





prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2019, 01:29:53
Vc so pode regular com lentes Sigma da linha art, sport ou contemporary. E Tamron g2

Tenho uma Sigma 24-70 2.8, uma Nikkor 18-135, Nikkor 55-200 e uma Nikkor 50mm.Este problema acontece com todas....
Eu postei acima fotos com um tamanho maior, se vc reparar, parece que fica um sombreado na borda de onde está preto...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2019, 02:40:34
Veja esse excelente tópico do Talles sobre ajuste fino de foco https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,131121.0.html

Detalhe, possivelmente terá que fazer o ajuste em todas as suas lentes.

Há casos em que um pequeno deslocamento no espelho pode gerar problemas de foco. Se eu fosse você pegava uma lente, fazia o ajuste, senão resolver, é assistência...

Não posso te precisar, mas se todas as suas lentes estão com esse problema, talvez seja necessário enviar a câmera a uma assistência para ajuste do foco via visor ótico.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2019, 03:23:15
Vc so conseguira resolver com d7100 D7200 d7500 z50 ou as novas Sigmas e Tamron comprando calibrador separado.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2019, 03:30:56 por Leonardo Tonin »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2019, 08:13:07
Tenho uma Sigma 24-70 2.8, uma Nikkor 18-135, Nikkor 55-200 e uma Nikkor 50mm.Este problema acontece com todas....

Se todas estão com o mesmo grau de desvio, manda a câmera para a assistência, pois a D90 NÃO tem ajuste fino de foco.

Uma alternativa seria fazer o ajuste mecânico no parafuso "allen" como eu fiz em uma D7000 que não aceitava o ajuste fino, não sei se na D90 vai funcionar, pois em uma D7100 que tentei não consegui.

Segue o link da discussão. POR SUA CONTA E RISCO.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=114699.0


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2019, 13:31:39
Veja esse excelente tópico do Talles sobre ajuste fino de foco https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,131121.0.html

Detalhe, possivelmente terá que fazer o ajuste em todas as suas lentes.

Há casos em que um pequeno deslocamento no espelho pode gerar problemas de foco. Se eu fosse você pegava uma lente, fazia o ajuste, senão resolver, é assistência...

Não posso te precisar, mas se todas as suas lentes estão com esse problema, talvez seja necessário enviar a câmera a uma assistência para ajuste do foco via visor ótico.
Obrigado!!!
Fui na chave allen e consegui ajustar o foco, agora está muito melhor!!!
De qualquer maneira, vou mandar para uma loja especializada, não confio tanto assim nas minhas habilidades...kkk
Obrigado à todos que me responderam.


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2019, 15:09:37
Se todas estão com o mesmo grau de desvio, manda a câmera para a assistência, pois a D90 NÃO tem ajuste fino de foco.

Uma alternativa seria fazer o ajuste mecânico no parafuso "allen" como eu fiz em uma D7000 que não aceitava o ajuste fino, não sei se na D90 vai funcionar, pois em uma D7100 que tentei não consegui.

Segue o link da discussão. POR SUA CONTA E RISCO.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=114699.0

Obrigado Roberto!!!

Ajustei o primeiro parafuso e consegui cravar o foco, mas apareceu outro problema, quando mudava o ponto de focagem, ela não focava o objeto, dava back focus ou focava no centro....

Mexi no segundo parafuso e ficou perfeita, agora eu mudo o ponto de foco e ela crava. Consegui economizar uma grana com essa dica. Só demorei umas duas semanas para finalizar....kkkk

Muito obrigado pela dica!!!!
Abs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2019, 15:20:56
Obrigado Roberto!!!

Ajustei o primeiro parafuso e consegui cravar o foco, mas apareceu outro problema, quando mudava o ponto de focagem, ela não focava o objeto, dava back focus ou focava no centro....

Mexi no segundo parafuso e ficou perfeita, agora eu mudo o ponto de foco e ela crava. Consegui economizar uma grana com essa dica. Só demorei umas duas semanas para finalizar....kkkk

Muito obrigado pela dica!!!!
Abs

Que bom que deu certo, fica registrado aqui mais uma câmera que da pra regular no parafuso.